FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

É um mausai ???
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson Murilo

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 2:09 pm    Assunto: É um mausai ??? Responder com citação

Gente escuto muito falarem sobre o tal "mausai" , faz uma semana que ganhei esta romanzeira, a pessoa que me deu tava bem empolgada, dizendo que tinha me dado um "bonsai" que inclusive já tava dando fruto, porém do pouco que entendo acho que não foi um bonsai que ganhei , rssss

então eu gostaria de saber é um mausai ??? rsssss

já de cara percebi que é muito fininha e os galhos secundários se desevolveram muito além do principal, to estudando ainda o que fazer com a bendita, rssss ainda que tem um frutinho como atrativo!
Helio Mayer
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Infelizmente é um mausai. Não há muito o que se fazer com ele por enquanto. Plante no chão ou na mamadeira. Sinto muito :/
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Anderson , a meu ver não é um mausai nem um bonsai ...
É apenas uma mudinha de mini-romã ..

Um "mausai" caracteristico vem naqueles vasinhos retangulares , verdes ou marrons, imitando vasos de bonsai .

E um bonsai ...bom ... vc sabe . Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 4:36 pm    Assunto: É Responder com citação

CHAPA,,,PLANTE NUM ESCORREDOR/MAMADEIRA E DEIXE POR UNS 3 ANOS,NO MÍNIMO.
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, sua planta é apenas uma mudinha.

A palavra MAUSAI eu exclui do meu dicionario, por varios motivos, nossa arte é tão bela que a expressão mausai acaba dando uma conotação negativa. Prefiro chamar osfamosos ''mausai'' de pré bonsai.

Siga o conselho dos amigos e coloque essa plantinha em um vaso maior para que ela possa se desenvolver.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Anderson Murilo

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Vou colocar sim rodrigo, só estou decidindo se vai para o escoredor+mamadeira ou se planto direto no chão, acho que com os cuidados devidos, tempo e carinho essa bichinha ai vai ficar bem interessante, valeu pelas dicas !!
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 11:07 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo_Dias_RJ escreveu:
Amigo, sua planta é apenas uma mudinha.

A palavra MAUSAI eu exclui do meu dicionario, por varios motivos, nossa arte é tão bela que a expressão mausai acaba dando uma conotação negativa. Prefiro chamar osfamosos ''mausai'' de pré bonsai.

Siga o conselho dos amigos e coloque essa plantinha em um vaso maior para que ela possa se desenvolver.

Laughing Concordo com o nobre colega Rodrigo.... Wink
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

Mais um a seguir a decisão do nobre colega Rodrigo ...

A partir de hoje não mais usarei o termo " mausai" , que sendo usado com frequencia passará a designar um pré-bonsai ou mudas em geral, ou até qualquer outro tipo de planta em um dos seus varios estagios de desenvolvimento .

E de MAU bonsai não tem nada ..são só coisas boas e energias positivas ..

Algumas palavras como : mau , nojo , raiva, odio devem ser evitadas ao maximo, pois não trazem nada de BON-sai .

Very Happy
Anderson Murilo

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

falou uma grande verdade Bonsérgio, o cultivo de plantas so tem a acrescentar na nossa vida, e fico feliz em saber que o minha planta se trata de uma mudinha, e da tanto ler tópicos se refererindo ao tal "mausai", queria saber do que se tratava,
concordo plenamente com o rodrigo, que esse termo tem que ser abolido e por mim não será mais usado !!

abraço a todos

ps: vamos usar esse tópico para pedir aos outros colegas que junte-se a gente, e passem a não usar mais esse termo !!
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

APOIED! Very Happy
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 4:52 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Anderson, no caso da sua planta creio que só há duas soluções possíveis: ou vc a converte num mini bonsai, trabalhando sua estrutura aerea e tronco como estão atualmente, sem esperança de conseguir algo mais promissor a partir daí, que não seja, claro, um mini bonsai interessante.

A outra opção é para o futuro: não adianta plantar em escorredor, nem com a adição de bacia plastica (mamadeira), visando engrossar essa variedade. Isso por que a mini romanzeira não engrossa nem cresce tão mais rapidamente assim, nessas condições. Por isso, minha recomendação é plantar no solo mesmo e esquecer pelos próximos 15 ou 20 anos, antes de retirar e tentar, a partir de então, um bonsai.

Adianto que, mesmo assim, o tronco não estará grosso o suficiente para rum bonsai maior que uns meros 30 cm. A grossura total dele, por essa época, será pouca coisa mais que uma moeda de 1 real. E olhe lá se tanto!!!

Muito se tem cogitado a respeito dessa variedade ser enxertada em outra, que apresenta frutos de tamanho médio para grande. Há diversas variedades que são cultivadas nas nossas cidades, que se prestariam a esse tipo de enxertia, com vistas a ter em mãos um material de tronco mais calibroso, mas, em contrapartida, com frutos menores. Esse tambem poderia ser um bom caminho para sua mudinha.

Mas, com tudo isso, ouso sugerir mesmo a primeira opção. Um vaso pequenino, para mini bonsai, renderia um trabalho mais interessante. Para aprimorar o tronco, arame nele, dando para a planta algum movimento levemente sinuoso. Os galhos devem ser cortados mais curtos, estabelecendo que os mais baixos serão mais compridos em relação aos demais, prontificando assim uma triangulação correta.

Não é por ser mini que a planta deixa de ter suas qualidades e o seu valor. O que irá contar, ao final, será o trabalho adequado em sua condução e estruturação, visando talvez um estilo interessante como o moyogi, por exemplo, de fácil execução a partir do material atual. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, o colega Nicky tocou num ponto da mais alta importância quando se fala em crescimento de uma planta. Quero apenas aqui chamar a atenção ao que ele coloca, a fim de que não passe desapercebido:
Há uma grande diferença entre uma muda pequena, ou uma espécie pequena.
Uma muda pequena de uma planta de grande porte, poderá em 10 anos ter a grossura de um poste de eletrificação.
Mas uma muda pequena de uma pequena espécie jamais ficará grande. Como ele disse, a mini romã levaria 15 anos para ter a grossura que outra espécie atinge em 6 meses no período vegetativo.
E não apenas no exemplo da romã do colega, mas como um todo, se queremos ter bonsai com tronco mais calibroso, temos que utilizar espécies que naturalmente tenham esta característica...
Parece obvio? Mas é o que seguidamente vemos algumas pessoas buscar por aí: engrossar o tronco de uma espécie anã ou micro...

Fazendo parte da "corrente" sou mais um a ir retirando o termo mausai do vocabulário..

abraço
Anderson Murilo

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

nossa nickyfury 15 , 20 anos é muito tempo né !!

estou com uma duvida , o galho principa é esse que esta ao lado do que tem a frutinha, esses outros dois a esquerda são secundários. tenho que remove-los para a planta dar uma desevolvida no galho principal?? ou só faço uma poda neles?
caso sim pode ser feita essa remoção nesta época ?
e o frutinho até quando posso deixar sem comprometer a planta?

vou tirar a foto de dois vazinhos que tenho aqui para ver se algum pode servir !!

muito obrigado e um abraço
Anderson Murilo

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

concerteza élio, muito importante esse ponto colocado pelo amigo nickyfury, foi mais uma coisa que aprendi, não conhecia essa variedade de mini-romã, os pés de romã mais comuns aqui na minha região são de médio porte, com tronco não tão grosso mais tb não tão fino, agora que sei que essa espécie é uma mini-romã, já tenho uma idéia de como conduzi-la.
E quanto a escolher uma espécie de calibres mais grossos, tb concordo com vc, mas como essa fio presente, vou cuidar com carinho !!

grande abraço Elio Luis Secchi !!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 7:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Considerando a época, acredito que a melhor ação no momento seja replantar em um vaso pequeno, com o dobro do tamanho de um outro menor, afim de acondicionar e estabelecer um limite provisório para as raizes. Dessa forma, a planta continua a se desenvolver normalmente, enquanto aguarda o inverno chegar, momento mais propício para então proceder a um reenvase, escolhendo um recipiente ainda menor. Very Happy

Veja alguns exemplos:

O substrato ideal deve conter: caco ceramico, carvão, casca de pinus, pedrisco, terra granulada. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: