|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Dom Jan 17, 2010 10:07 am Assunto: Poda drástica só no fim do inverno mesmo? |
|
|
Levando-se em consideração que eu moro no agreste pernambucano e aqui é sempre quente, dá pra podar nessa época do ano ou tem que esperar até o fim do inverno? |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Dom Jan 17, 2010 11:54 pm Assunto: |
|
|
Olha Paulo, primeiro vc tem q ver as peculiaridades da sua planta!
qual especie que ela é?
dá uma olhada aki, baixa essa planilha e vê se encontra o seu bonsai!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10359
aki vc vai ter todas os cuidados de algumas plantas, inclusive sobre poda!
se não encontrar, coloque umas fotos da sua planta, e o nome (cientifico e popular) para que o pessoal mais experiente possa ajudar!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
brunofreire
Registrado: 03/01/10 Idade: 38 Mensagens: 42 Localização: Rio Grande-RS
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 1:42 am Assunto: |
|
|
paulogilberto, o que tenho visto em materias que abordam esse tipo de assunto é de que tanto em lugares frios quanto em lugares que tem temperaturas levadas o ano todo, no inverno e no outono os dias são mais curtos e as plantas crescem de maneira mais lenta devido a redução da fotossintese .
Na primavera e no verão com os dias mais longos as plantas crescem de maneira mais rápida, devido ao aumento da luz solar e da fotossintese.
Então acho que o ideal é você esperar o final do inverno para efetuar a poda.
Espero ter ajudado.
Abraço. |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 11:12 am Assunto: |
|
|
ola, isto vai depender muito da espécie, no grupo das coniferas a poda drástica só deve ser feita no inverno isto porque a planta esta em dormencia e no inicio da primavera as plantas perdem esta dormencia e tem um crescimento acelerado já no verão este crescimento acelerado diminui um pouco então se vc quer uma boa brotação a poda deve ser feita no final do inverno, mas se a poda é só de um galho grosso pode fazer a poda até o meio do verão dando tempo para a planta crescer um pouco até o oltono e suportar o inverno.
se vc realmente presisar fazer a poda faça mas é sempre melhor esperar uma vez eu fiz uma poda em uma serissa variegata no oltono e ela só brotou na primavera.
t+. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|