|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Pessatto

|
Enviada: Qua Set 28, 2005 3:13 pm Assunto: Transformando PINGO D'OURO em Bonsai |
|
|
Ola... Sou super novato, porem tenho lido bastante nos ultimos 3 meses e ja tenho alguma noção sobre bonsai!
Bem, peguei um Pingo de ouro q devia ter uns 3 anos com o caule bem grosso, q estava plantado no chão...
Retirei ele da terra com todo o cuidado para não danificar as raízes!
A partir da base dele, podei o tronco principal uns 15cm para cima da base. E da base para baixo tinha +- uns 20cm de raiz grossa! Essa raiz grossa foi podada, deixando uns 5 cm comente dela...
Sobraram ainda muitas daquelas raizes fininhas q ficavam perto da base da planta! Dizem q são essas raízes q não deixam a planta morrer neh...
Então, gostaria de saber c é +- assim q c faz??? Ou fui totalmente ignorante e meu pingo de ouro não tem a menor chance???
Espero respostas, Obrigado... T+...
E desculpem aí c postei no lugar errado ou fiz alguma coisa errada aqui no forum. |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 28, 2005 4:18 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo, o legal mesmo seria ter uma foto da sua planta mas enquanto isso vamos lá. Em primeiro lugar aconselho você a deixar sua planta se recuperar das podas. Coloque ela em um lugar abrigada da luz solar direta até que nasçam os novos brotos. A partir daí você pode começar a educar sua planta eliminando os ramos desnecessários ou esperar que a copa se forme. O estilo mais adequado para a forma comum do pingo de ouro é o vassoura. |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 48 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 4:24 pm Assunto: |
|
|
O pingo de ouro aguenta bem estas podas drásticas, mais em outras plantas pode ser morte na certa. Coloque um enraizador para facilitar o aumento de raízes e evitar que morra pela poda drástica.
Abraço, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai
Editado pela última vez por Romulo Dias em Sex Set 30, 2005 7:31 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
charlesfmachado 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 28, 2005 7:24 pm Assunto: pingo de ouro |
|
|
Olá Paulo,
ja passei por isso um dia... hehehe... na época fiz o que você fez e deu tudo certo. Sugiro colocar em escorredor de macarrão e usar um pouco de enraizador nas regas... e se prepare... você vai se impressionar com a quantidade de brotos logo nas duas primeiras semanas. Pode os mais baixos que você não for usar para que os mais altos venham com mais força. Deixe crescer bem a copa e depois de forma nela. Com certeza a copa ficará com folhas grandes até um poudo desproporcional com o tronco... a minha eu fiz um desfolha completa mais tarde para diminuir um pouco o tamanho das folhas. O pingo de ouro é uma planta bem resistente... mas ja adianto... mais tarde você notará a fragilidade das folhas... o sol pleno o dia todo chega a queimar as folhas e também atrai muitas pragas... fique de olho... eu utilizo o inseticida Combat pelo menos uma vez por mês nela.
Grande abraço  _________________ Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai" |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 7:23 pm Assunto: |
|
|
Paulo, aproveita o que vc achar melhor pro seu bonsai, mas não precisa jogar fora os troncos que sobrarem, enfia êles na areia que pega tudo...
Um abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|