Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Raimundo Sinval

Registrado: 01/09/05 Idade: 66 Mensagens: 67 Localização: Rio das Ostras
|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 11:50 am Assunto: Glicínia |
|
|
Oi, pessoal,
Tenho uma glicínia, e quase não vejo matérias sobre ela.
Gostaria de orientações a respeito, sobre a florada, seu tronco, que é bem mole, estilos, se alguém tiver uma foto, postar para nos mostrar. Vou colocar na megagaleria primeiro, ainda não fotografei, e depois mostro a vcs. Obrigado, _________________ R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 10:49 pm Assunto: |
|
|
Oi Raimundo !!!!
Não possuo nenhuma glicínia, eu sei que o amigo mestre Nelmar possui e ter bons estudos sobre esta planta.
Gostaria de lhe ajudar, mas como aprendiz.... ainda sou ETERNA APRENDIZ e não posso colaborar, me desculpe e peça ajuda ao Nelmar.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 10:49 pm Assunto: |
|
|
Oi Raimundo !!!!
Não possuo nenhuma glicínia, eu sei que o amigo mestre Nelmar possui e ter bons estudos sobre esta planta.
Gostaria de lhe ajudar, mas como aprendiz.... ainda sou ETERNA APRENDIZ e não posso colaborar, me desculpe e peça ajuda ao Nelmar.
Abraços
|
|
 |
mrdesouz
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2005 4:37 pm Assunto: |
|
|
Oi, Raimundo
Realmente tb não consigo encontrar muitas informações sobre cultivo, poda, propagação, etc... da glicinia.
Na procura na internet se pode encontrar alguns artigos mas nada que seja profundo sobre a especie.
Tenho alguns artigos e infomações sobre essa belezinha, então se quiser posso te mandar. Me envia em email que te retorno. (marcio_r@terra.com.br).
O que posso te dizer é que ela prefere climas mais amenos. Existem cidades em particular onde a florada dessa especie é fantástica, por exemplo, Campos do Jordão aqui em SP. Lá elas praticamente ficam somente flores na época da floração, incrível.
Os conselhos que venho coletando são sempre o de não fazer poda de raiz quando da troca de vaso, isso pode causar uns 2 anos sem flores. Mas, como disse, há várias opniões inclusive quem diga que pode sim podar as raizes. Pelo bem, pelo mal, não podo.
Seguem algumas fotos:
A própria, não a minha pois ainda não tenho fotos dela, assim que tiver coloco aqui.
Espero ter ajudado um pouco!
Abraços
Márcio |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Seg Nov 07, 2005 1:45 am Assunto: |
|
|
Caro Sinval,
Já que você achou oportuno colocar aqui neste fórum as suas dúvidas, vou esperar para que todos aqueles que estiverem interessados em te responder, que o façam. Depois então, aqui ou em casa numa aula particular sanarei outras dúvidas a mais. O que me surpreende, é que você adquiriu o livro do Naka San onde constam algumas boas informações sobre esta espécie. Uma outra pessoa que a gente aprende muito seria o Hidaka San. Foi com ele que consegui o primeiro exemplar de Glicínia roxa. Também tenho guardado comigo um arquivo “doc” falando sobre o manejo de Glicínia, que depois posso te passar, ok ?
No mais, respondendo o colega “ mrdesouz” , digo que a informação, desta preferir climas mais ameno está correta. Aqui em casa a beira mar, minha Glicínia só floresceu uma vez. Quanto a questão das podas das raízes.......veja, pensemos por este prisma, se uma planta tem raízes tomando todo o espaço de um vaso, como não temos que corta-las ?
Temos sim que fazer uma intervenção, pois ela não se encontra no seu ambiente natural. Em outras palavras, não tem mais espaço físico onde elas possam se desenvolver e também por ser uma espécie que desprende muita energia para floração, exaure os nutrientes do solo com rapidez, não é mesmo ?
Então passe a tesoura nelas e corte o que achar conveniente, pois o que ocorre de fato é que esta espécie desenvolve muito bem o seu sistema radicular, principalmente quando tomamos dos procedimentos corretos para este feito. Acrescente no substrato que te forneci uma pequena porção de farinha de ossos, ok ?
Caso queira fazer junto comigo isso, tudo bem, mas que seja no outro ano, pois o ideal seria ter feito a troca de solo no final do inverno e esta espécie sente muito com o calor que está para vir.
Segue uma foto de um dos exemplares que propaguei por estaca.
Um abraço,
 |
|
|
 |
mrdesouz
|
Enviada: Seg Nov 07, 2005 10:38 am Assunto: |
|
|
Olá, Ratto
hehehehe, essa questão das raizes foi exatamente o que conversei com a Cissa durante o evento no Jardim Botanico esse fim de semana. É impraticavel não reduzir o sistema radicular quando esse ocupa todo o espaço do vaso
Qual o livro do Naka que vc citou, contem as informações da Glicinia? outra coisa, vc pode me enviar o documento que tem sobre a mesma, por email? (marcio_r@terra.com.br)
Como todos os colegas aqui procuro fazer uma biblioteca por especia, com fotos, informações, tecnicas, etc...Por isso qualquer informação é bem vinda.
Obrigado, Ratto pelas informações!
Abraços!
Márcio |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Seg Nov 07, 2005 7:38 pm Assunto: |
|
|
Caro Marcio,
Veja a prancha 5 e as páginas 92, 95, 108 (item 5), 120 e 161 do livro Bonsai Techniques I. Aliás o Naka San faz uma boa abordagem sobre os cuidados mensais com diversas espécies de plantas. É só a gente adequar para o nosso clima. Quanto ao arquivo, estarei passando para vocês agora, ok ?
Abraços, |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

Registrado: 21/05/05 Mensagens: 112 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Seg Nov 07, 2005 9:09 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
bom, eu não sei nada sobre essa espécie e tambem gostaria muito de saber, pois a admiro muito. Apenas comento neste tópico pela minha imagem de exibição, caso alguem já tenha percebido. É uma planta magnifica. Não sabia q espécie era qdo peguei a foto, mas um amigo mandou um MP( desculpe, mas não lembro o nome) perguntando informações sobre ela e aí descobri seu verdadeiro nome..rsrs
Abraço a todos! |
|
|
 |
mrdesouz
|
Enviada: Seg Nov 14, 2005 12:55 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Acabo de coletar mais alguns documentos a respeito de Glicinia e veja só como o tema das raizes dá o que falar.
Um dos autores diz que a planta possui raizes muito fortes e que reagem muito bem a podas, ou seja, recomenda que quando forem transplantadas as mesmas sejam cortadas com vontade para favorecer o crescimento de novo sistema radicular.
Ele tb faz uma série de recomendações sobre adubação....
Bom só pra ascender a discussão outra vez...
Abraços!
Márcio |
|
|
 |
TITA

|
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 08, 2005 10:37 am Assunto: |
|
|
Oi GENTEM !!!!!
Realmnte a Glicínia é fantástica. Participar de uma discussão deste nível é super legal.
Amigo RATTINHO, gostaria de receber o texto que você possui. Dá para me mandar ????
Tita, valeu !!!!!!!!!! O link que me enviou foi "bisbilhotado" agora por mim....
Aliás seria bom sabermos dos bonsaistas daqui destas "bandas" quem possui esta planta. Interesso-me por mudas.
Abraços
|
|
 |
|