|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 3:17 pm Assunto: Buxus com cores de inverno |
|
|
Esse Bonsai tem 84 cm, aprox 48 anos, colhido atravez de yamadori há 4 anos.
 _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Felipe Mendonca 1.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 42 Mensagens: 113 Localização: Timoteo-MG
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 5:33 pm Assunto: |
|
|
Nossa que lindo, PARABENS! _________________ http://bonsaifelipe.blogspot.com/
Não sou apenas um rostinho bonito, cultivo Bonsai! |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 8:41 am Assunto: |
|
|
Rodrigo com o frio aqui da regiao nunca vi um buxus ficar com esta cor olha que chegamos a -5º em alguns invernos..
Ai no Sul "muito mais frio" eles sempre ficam assim, pois aqui se ficar desta cor é porque esta morrendo.... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 4:28 pm Assunto: |
|
|
diegosanta049, olá, no ano passado eu postei uma foto deste buxus bem mais vermelho, ele fica totalmente vermelho, devo ter a foto, ... postei feliz pelas cores e um participante do forum olhou e deu os pesames pela perda do exemplar.
O bom de ter estações bem definidas é a tonalidade que as plantas recebem, isso tem haver com a adubação, eu corto o fosforo, ... claro, vai aparecer um e dizer,... deve colocar potassio e fosforo no inverno.. neste eu corto reponho logo na primavera. Os aceres são imprecionante, pena que perdem as folhas rapido. _________________ Rodrigo
Editado pela última vez por Rodrigo-RS em Qui Jul 01, 2010 9:49 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 5:39 pm Assunto: |
|
|
No Congresso em Novo Hamburgo, ao trabalhar um buxus, o Tramujas falou destas cores que eles ficavam em regiões mais frias da Europa.
Bom, aqui estamos na Europa brasileira, e portanto até as plantas se mostram diferentes.
Muito bonito. Parabéns.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 10:50 pm Assunto: |
|
|
Aqui na minha cidade chega fazer 0 grau no inverno, da geada em cima de geada ,tem bastante casa com jardins tendo como adorno lindos buxos ,segundo um amigo que tem uma floricultura e cultiva o buxus me disse quando um buxus começa a amarelar as folhas é escesso de água ,tenho dois buxus com mais de trinta anos e nunca amarelaram as folhas mesmo no inverno,essa é nova pra mim....  |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 11:57 pm Assunto: |
|
|
Becker® olá,
no inverno passado, as folhas estão vermelhas não ficam amarelas. O substrato que uso não retem agua em abundancia... ele fica umido, é formado por pedrisco, não retem agua.
a temperatura por aqui chega a - 9ºC , e no solo chega a -15 ºC, sensação termica não vem ao caso, o 0ºC não vai ficar com essa tonalidade, pode iniciar uma tonalidade se não foi adubado com bastante fosforo, se não colocar bastante - fosforo + friu se consegue uma corzinha.
Não é só o buxus que adiquire essa tonalidade, o ulmus fica vermelho, a abélia fica completamente vermelha, o acer fica bem vermelho, se eu colocasse agua em excesso ficaria vermelho.
O que ocorre é que com o friu o fosforo sai das folhas velhas e concentra nas novas, esse vermelhidão começa das pontas para o centro, ao ficar sem fosforo as folhas novas irão ficar, tambem, vermelha.
posso fotografar buxus por aqui, nos gramados, ao natural em fim, sem possibilidade de excesso de agua, com tonalidade vermelha, é natural... nada de excesso d'agua, eu não coloco agua em excesso, consigo proporcionar de forma bem segura uma coloração bem atraente com auxilio do clima.
 _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 11:53 am Assunto: |
|
|
Rodrigo ! realmente magnifico ,o clima ai não é diferente do meu aqui ,vou ver se conssigo deixar meus exemplares de buxus com as cores do inverno,ulmus, abélia e acer já estou conseguindo....
Abraço........ |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 2:00 pm Assunto: |
|
|
e faz frio!!!!!!!!!!!!!!!!!ôo se faz, experimenta sair 06:30 de moto pra ver, até o cara mesmo muda de cor, hehehe
tenho alguns buxus que ficam assim também, já notei que se o substrato for mais rico em matéria orgânica ou adubação anual é intensa, ou o vaso tem grande quantidade de espaço, o buxos não ficam assim, fica sempre verde escuro com as brotações verdes bem claras, substrato arenoso, pouca adubação, pouca água é certo que fica _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 2:53 pm Assunto: |
|
|
olá marcobonsaipoa, beleza...
esses tons sempre me chamaram atenção, e o que se precisa é de clima friu e uma adubação correta para esse fim,... _________________ Rodrigo
Editado pela última vez por Rodrigo-RS em Qui Jul 01, 2010 10:49 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 8:02 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo
Vou confessar, achei que vç tivesse
perdido este buxinho, pois eu
tenho um, que ficou com algumas folhas
desse jeito bem vermelhas,
parabéns esta muito lindo. _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Jul 22, 2010 1:45 pm Assunto: |
|
|
Bah Tche..
Confesso ..
Quem deu os pesames ano passado .. fui eu ..
Tb nunca tinha visto buxinho assim ... parece que a maioria tb não ..
Valeu pela novidade Rodrigo e mais uma vez parabens por conseguir , não só modelar os galhos , mas tb alterar as cores das folhas atravez do controle da adubação. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|