FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JACARANDÁ MIMOSO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 10:00 pm    Assunto: JACARANDÁ MIMOSO Responder com citação

Aproveitei a vinda do Leandro aqui em casa e pedi para fotografar este jacarandá pois está com uma roupagem nova e se parece muito bem. Quis compartilhar com vocês e aceito "pitacos". Tenho esta planta a vários anos, foi comprada em um viveiro. Sua base deve ter de 10 a 12 cm (Não medi!) e de altura uns 70cm. Espero um dia ver a florada nesta árvore.
Como ajuda para quando as fotos são grandes. Se você usa Internet Explorer, clique em "F11" que a barra de trabalho minimiza, depois clique novamente que ela volta ao normal.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 10:04 pm    Assunto: Re: JACARANDÁ MIMOSO Responder com citação

Mário, realmente esta planta é muito linda. Mais ainda pessoalmente!
Mais uma das maravilhosas plantas que voce possui!
Abraços amigo!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Mário !!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Sua planta é belíssima !!!!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Por acaso você não quer me dá-la já de presente de Natal Question Question Question

Ficaria imensamente feliz Razz Razz Razz

Brincadeirinhas a parte, amei sua planta.. PARABÉNS !!!!!!!!!!

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Oi Mário

Uma bela árvore essa sua!!! Aliás até agora só tinha visto um bonsai de jacarandá mimoso, que o Charles postou num tópico...

eu tentaria reduzir um pouco mais a altura dela. O que achas... seria possível nesta espécie???

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro, sou eu quem agradece a sua presteza e ajuda em fotografar.

Angela, é uma planta que está comigo há muitos anos e eu sou muito tranquilo nisto de trabalhar árvores. Acredito que daqui alguns anos será um belo bonsai.

Alexandre, é possível sim diminuir o tamanho! Já havia pensado nisto; é que fico pensando durante muito tempo. O Leandro tem vindo me dar uma mãozinha vez por outra e isto tem me ajudado muito. Estou trabalhando algumas plantas aproveitando estas oportunidades.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2005 8:47 am    Assunto: Re: JACARANDÁ MIMOSO Responder com citação

Oi Mário, tudo bem?

Legal ver seu jacarandá mimoso e poder trocar umas idéias sobre esta espécie!
Tenho apenas um bonsai de jacarandá, com quase 10 anos, e é uma espécie muito pouco utilizada em bonsai, embora eu esteja quase certo que poderemos desenvolver belos bonsai com ela!

Sobre sua planta, eu imaginei o seguinte:

1- plantar num vaso de treinamento, bem grande, enterrando inclusive todo o nebari hoje visível. Com isso imagino acelerar bastante seu desenvolvimento e o surgimento de novas raízes junto ao nebari.

2- pensaria em podar o tronco logo acima do 2o. galho (a esquerda da foto). Usar pasta cicatrizante tem ajudado muito na melhor cicatrização do local podado (ele se fecha totalmente),

3- somando esta poda + vaso grande + adabação reforçada + boa insolação, devem surgir vários brotos novos que ajudarão no aperfeiçoamento da estrutura. Nos locais em que tenho podado, normalmente surgem de 2 a 3 novos galhos!

O meu jacarandá tem perto de 10 anos e ainda não floriu, talvez por adubação insuficiente (já estou reforçando), mas deve ser uma maravilha sua floração!

Coincidência ou não, ultimamente tenho dado mais atenção a ele. Acabo de plantar perto de 40 sementes e 10 já germinaram! Pretendo, assim que for o momento, desenvolvê-los em escorredor e mamaderia.

Como sua planta já tem um belo porte, acho que ela deve reagir rapidamente a esta "turbinada"!... Rolling Eyes

Abraço,
Charles

Editado pela última vez por Charles em Qui Out 20, 2005 8:38 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2005 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Charles, excelente as suas observações. Vou aplicar! O Alexandre também observou diminuir a altura. Acredito que ficará bonita em 4 ou 5 anos. Preciso fazer isto!
Obrigado!
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2005 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Por gentileza Sr Mario, me deixe aproveitar seu tópico Embarassed é que tenho 02 jacarandás na mamadeira, e mais 4 acabando de nascer, quero perguntar sobre que tipo de adubação e solo é mais indicado para acelerar o desenvolvimento dessa planta, tenho feito cortes nas laterais próximo das raizes nos ultimos 3 anos (conforme um tópico do Claudio Ratto porém para outra arvore) e o tronco tem engrossado e as cicatrizes desaparecem muito bem, agora a parte de ramificação de galhos nessa espécie é "chata", fiz uma poda radical na outra planta que tenho na mamadeira e ela soltou vários galçhos porém só 2 tem se desenvolvido bem assim que for possível estarei postando algumas fotos Wink .
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2005 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

Alfamega, tenho feito adubação comum de torta de mamona com farinha de osso. Algumas vezes misturo estêrco de gado curtido no substrato. Como disse, faz tempo que tenho esta árvore mas agora é que vou começar a trabalhá-la. Aproveite os galhos que se firmarem para posicioná-los.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: