|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogerio Shiratori 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 2:19 pm Assunto: Manchas escuras nas folhas após adubação |
|
|
olá amigos.
Esses dias atrás efetuei uma adubação com adubo QG 10-10-10 e farinha de osso. Após 1 semana da adubação, as plantas começaram a apresentar manchas escuras nas folhas. A jabuticaba, Pitanga, Amora foram as que mais apresentaram essas manchas.
Mas também tivemos uma chuva de gelo dias atrás, onde foi até notícia nacional na TV. Então minha dúvida agora é se essas manchas são reflexo de uma adubação incorreta ou se é pelo fato das folhas "queimarem" com o gelo da chuva de dias atrás.
Alguém já teve essa experiência e poderia me ajudar?
abraço a todos. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 13, 2010 11:41 am Assunto: |
|
|
ninguém me ajuda? |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Out 13, 2010 12:36 pm Assunto: |
|
|
O frio sempre queima as folhas, muita adubação e muito sol tbm.......
Teve 3 fatores que podem fazer isso, eu ainda aposto no frio.............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 14, 2010 3:42 pm Assunto: |
|
|
diegosanta049 escreveu: | O frio sempre queima as folhas, muita adubação e muito sol tbm.......
Teve 3 fatores que podem fazer isso, eu ainda aposto no frio.............. |
eu também acredito que foi o gelo mesmo. As folhas só estão meio escuras, porém, parecem firmes. Algumas plantas perderam algumas folhas também, como a jabuticaba.
Mas agora com a primavera vou mandar uma desfolha.
abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 8:38 pm Assunto: |
|
|
Rogério, seria bom vc desfolhar após o início de novas brotações. Aí, vc tira somente as folhas velhas.
Fazer uma desfolha agora, com a planta enfraquecida, pode comprometer a saúde dela.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|