|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Qui Set 30, 2010 1:14 pm Assunto: Alporquia em Tamarindo (Tamarindus indica L.) |
|
|
Boa tarde à todos,
alguém já obteve sucesso fazendo alporquia em um tamarindo.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 5:32 pm Assunto: |
|
|
UP! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 05, 2010 9:50 am Assunto: bonsai |
|
|
Faugustobr, há uns seis anos atrás eu consegui obter duas ótimas plantas por alporquia em tamarindeiro, das quais, atualmente, apenas uma está viva. A outra secou por falta de agua, e não em razão de ser obtida por alporquia.
Importante saber que para fazer um alporque, é bom escolher um galho com grossura maior que um dedo, sendo que a maior grossura irá depender, é claro, de sua motivação em tentar algo maior. Os dois que fiz, por exemplo, eram bem grossos, algo parecido com um cano de pvc de 40.
O alporque deve ser umidificado pelo menos uma vez por dia, se não estiver chovendo no local. Geralmente, consegue retirada depois de 8 meses a um ano, então é bom ter muita paciência, evitando ficar abrindo o plastico para observar se sairam raízes, antes disso. E mesmo com esse tempo, é melhor ter cautela. As raízes virão, com toda certeza, mas demoram a se desenvolver, ok? Paciência é o segredo nesse caso.
Se possível, antes de fazer o alporque, tire uma foto da planta ou arvore e poste aqui, ou mande para mim, via MP, para eu analisar e indicar possiveis galhos. Se der, pode até desfolhar um pouco o local, para facilitar o acesso, a colocação do alporque e a visualização. Escolha galhos com curvas ou com bifurcação que possa ser transformada em curva de um futuro tronco.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 05, 2010 1:29 pm Assunto: |
|
|
Caro Nicky,
estou postando as fotos que consegui tirar hoje só para você ter uma noção pois o meu tamarindeiro tem 2,5 mts e fiz 3 alporques em pontos diferentes, a base do tronco tem 7cm e o galho mais fino que utilizei tem 4 cm de diâmetro, usei biofert enraizador, casca de pinus e fibra de coco, e cobri com plástico. Alporque eu já fiz algumas vezes e sempre obtive bons resultados mas tinha dúvida quanto ao tamarindeiro. Vou tirar fotos detalhadas no fim de semana e postá-las.
Obrigado,
Fábio
Uploaded with ImageShack.us[/img]
[img] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 05, 2010 5:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Aparentemente ficaram boas suas alporquias. É aguardar o tempo que mencionei, para ver os resultados. Paciência é sempre a melhor dica a ser seguida, se vc quiser ter sucesso nesse tipo de empreitada, considerando essa espécie.
Lembrando apenas de observar se o conteúdo mantém certa umidade, sem encharcamento e preservar a planta em local onde receba sempre muito sol.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 05, 2010 5:48 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Nicky mais uma vez, vou postando e fotografando conforme a evolução do alporque e da árvore.
Paciência não me falta, mesmo porque algumas de minhas árvores são difíceis de encontrar, então trato elas com muito carinho e muita paciência para não perdê-las.
Até mais,
abraço,
Fábio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|