FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CALIANDRA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 1:47 pm    Assunto: CALIANDRA Responder com citação

Olá pessoal,

Este ano comprei tres mudas de caliandra num viveiro... duas deixei no sitio e estao crescendo livremente... e uma eu trouxe para a cidade.

Estou começando a trabalhar nela... mas gostaria de opnioes e sugestoes. grande abraço

Abaixo algumas fotos e um video
OBS: nao liguem para a qualidade pois sou amador no assunto rsrsrsr

Set /2010

Nov /2010 - ANTES DA PODA
VIDEO YOUTUBE

Nov / 2010 - DEPOIS DA PODA

OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS !! Very Happy

Editado pela última vez por Drop13 em Seg Nov 15, 2010 8:27 am; num total de 4 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

Rolling Eyes Rolling Eyes
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Drop13, sua caliandra é bem jovem o que vai te ajudar a ter respostas rápidas. Minhas sugestões;
1 - replante ela no meio do vaso para evitar que alguma raiz encontre a parede e faça uma curva.
2 - elimine todos estes arames finos. Pelo calibre dos galhos eles não estão ajudando em nada, inclusive podem facilmente marcar os galhos que vão crescer rapidamente. Na falte de arame adequado, use fio de luz encapado mesmo, fica até mais fácil de trabalhar.
3 - eu cortaria os galhos curtos, tipo os primeiros deixando apenas um terço do comprimento e os demais a medida que sobre em direção ao ápice menores ainda formando a triangulação imaginária. Isto vai estimular novas brotações e vai melhorar a ramificação e consequentemente a compactação da copa.
4 - no mínimo 3 horas de sol e adubação sistemática TM+FO de 15 em 15 dias.

Veja este exemplo do que fiz em uma das minhas caliandras:
Planta bruta

Poda drástica (poderia ter sido até mais curta)

Com as sucessivas podas com a técnica do cresce/corta, veja a ramificação que alcancei.

Hoje a planta encontra-se assim:

Espero ter ajudado.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá ricardo!!

Ja tinha visto essa sua planta é realmente magnifica!!!Idea

Bom, acho que a minha está se desenvolvendo bem, pra 3 meses achei um crescimento bem considerável!... mas realmente poderá começar a se pensar numa copa mais cheia apartir de agora com novas ramificações.

Ela agora está se recuperando da segunda poda, nao tao drastica quanto a sugerida por vc de deixar apenas 1/3 do galho.

Para o galho engrossar mais facilmente, é melhor deixa-lo crescer livremente e dps sim corla-lo sobrando 1/3 ou ir podando assim que viável?
li alguns comentarios por ai e fiquei confuso...

Grande abraço e obrigado pela atenção que tem dado! Wink
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Deixe engrossar um pouco e pode, deixe crescer o novo broto até diminuir a diferença de calibre dos dois e volte a corta, e assim por diante.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

A aramação está meio a desejar mesmo. Dá uma estudada a mais de como fazê-la, amigo. Principalmente quanto ao cruzamento (sobreposição) dos arames, Isto pode ser perigoso. Concordo na poda curta, para melhorar a ramificação. E dar mais espaço é fundamental!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: