FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga... socorro! será q fiz bobagem?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 7:19 pm    Assunto: Pitanga... socorro! será q fiz bobagem? Responder com citação

Pessoal.. transplantei esta pitanga do vaso preto pois estava apenas com terra vermelha e muito compactado, muito mesmo. transplantei para este vaso de cimento no dia 01/09 temporariamente pois o vaso preto estava quebrado atráz e não tinha muitas raizes na planta e como não tinha outro vaso, então pensei em deixá-lo ali por um ano mais ou menos. só q a muda não está dando sinais de melhoras, será q fiz algo de errado? Usei a medida de 50% terra e 50% areia grossa. A planta ainda não está morta pois seus galhos ainda estão bem verdes quando se raspa a unha. Este vaso foi eu mesmo q fiz e não o pintei, será q foi isso?
A planta desde o transplante ficou na sombra por mais de um mês, deixei alguns dias no sol e ela começou a piorar, por isso continuo com ela recebendo luz indireta...

Esta foto é de uns 20 dias atráz, agora ela se encontra um pouco pior.
Se puderem me ajudar ficarei muito grato, pois ganhei ela de presente...
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Aconteceu isso comigo com uma pitanguinha quando transplantei ela muchou tudo

fiz a desfolha total e mesmo assim alguns galhos secaram mais a planta voltou e ja ta bunitinha de novo.
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

até pensei em uma desfolha.. mas pensei q já q a planta está debilitada, não queria judiar mais... alguma sugestão?
GRIFO

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 8:44 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonalds fica tranquilo que a pitangueira e assim msm quando vc muda de vaso ela tem uma nesecidade de perder as folhas, se eu fosse vc espera passar um tempo mais de 1 mês para ela ser recuperar. se vc quiser aumentar o diamentro do tronco pois coloque ela em uma vaso maior, arvores frutiferas precisa de uma boa adubação e espaço em vaso.

" A educação é a arma mais poderosa que você pode usar no mundo "
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, Pitangueiras, Jabuticabeiras, Cambui, têm essa característica de que, quando vc transplanta, às vezes ficam meses sem rebrotar. Mas, não morrem.
No momento, tenho 2 cambuí, 1 Pitanga, transplantadas em agosto e que ainda não rebrotaram.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joziel

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Mcdonald,
Como bem falou o amigo Elio, as pitangueiras costumam se comportar assim. Eu fiz um yamadori de pitanga no inicio da primavera, coloquei ela apenas na areia de construçao mesmo. Depois de uns 30 dias ela soltou alguns brotos, mas ficam bem fracos, recentemente, ou melhor nos ultimos 10 dias ela soltou brotos pra todo lado e estao crescendo bem rapido. Vale lembra que, apesar de nao ser aconselhado por alguns amigos do forum adubar um yamadori no primeiro ano, eu adubei ela a uns 15 dias atras. Fiz com cautela usando TM+FO. Ate agora, resultado otimo...
A sua acho que é só questao de tempo....
Boa sorte com a planta
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pessoal pelas dicas.. vou esperar pra ver no que dá... não tem outro jeito né... rsrsrsrs
se melhorar eu aviso...
abração
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

Irmão...fica ligado nesse vaso de cimento, observa bem se ele não esta sugando a água, talvez no dia que você deixou ela no sol o vaso deu uma secada sinistra na terra, se eu não estou enganado...na foto tem folhas queimadas meio que secando, quando se realiza transplante e a planta sente, as folhas caem...mas sem queimar, acho que você deveria ter colocado ela no escorredor de macarrão, mas agora e esperar pra ver koé a dela.
Torço pra que ela se recupere,Sorte ai!!!
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 11:02 pm    Assunto: Re: Pitanga... socorro! será q fiz bobagem? Responder com citação

Ô cara...blza?
Andei lemdo umas matérias...minha opinião (já que estou aprendendo tbm, pois recebi tua ajuda outro dia com uma pitanga!) é que tem muitas folhas, e elas parecem bem grandes. Fiz uma desfolha outro dia, deixei apenas algumas folhas. Demorou mas tão vindo novamente. O vaso parece bem poroso, talvez fosse necessário mergulhá-lo em àgua antes do transplante...
abraço
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 6:05 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy Aproveitando o comentário do André Luiz Santos sobre vaso de cimento , gostaria de saber se é possivel impermeabilizar o vaso de cimento com pixe na parte interna do vaso........ Wink
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Becker, vaso para bonsai NÃO deve ser pintado por dentro. Nem com tinta, nem com pixe.
Justamente a porosidade da cerâmica, cimento.............é que dão aeração às raízes que ficam junto às paredes.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

Becker,segue a dica do Elio ae.Eu trabalhava numa floricultura, e lá a gente usava impermeabilizante por dentro dos vasos de cimento..pra tudo que era planta, mas pra bonsai eu num acho manero não!
abraço!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Em floricultura, em vasos de cimento, é comum impermeabilizar por dentro para que a umidade não atravesse a parede e apareça limo pelo lado de fora.

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: