Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mouzer
|
Enviada: Sáb Out 31, 2009 10:27 am Assunto: Dicas BOUGAINVILLE |
|
|
tenho 2 primaveras.. e gostaria de umas dicas dos amigos do forum, pois sou iniciante, inicialmente penso em fazer 2 alporquias separando esses troncos
se os amigos puderem desenhar uma visao futura, eu agradeceria muiiito.. segue as outras fotos desta bougainville:
estas 4 imagens iniciais sao da minha bougainville que eu adiquiri em um viveiro em minha cidade.
estas 2 proximas sao de uma que eu adiriqui atraves de estaca.
desde ja agradeço a todos do forum.
um bom feriado a todos |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Out 31, 2009 10:34 am Assunto: |
|
|
A segunda foto:
esta seria uma boa frente.
Sempre procure postar uma foto aerea delas desfolhadas.
assim o pessoal tem uma melhor visão e podem te ajudar melhor! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Sáb Out 31, 2009 10:59 am Assunto: |
|
|
obrigado pela dica, mas nao poderia desfolha-las pois elas estao brotando agora, foram recentemente transplantadas para estes vasos.
abraços |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 01, 2009 5:41 pm Assunto: |
|
|
Talvez já seja a hora de aramar estes galhos pois estão muito na vertical e grossos... Lógico que isso depende do que vc pretende com ele...
Abração!! |
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Dom Nov 01, 2009 11:44 pm Assunto: |
|
|
poderia ser mais especifico mario? tipo, de qual foto vc esta falando? e sera q conseguiria me dizer um estilo ou demonstrar atraves de desenhos?
grande abraço |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 11:21 am Assunto: |
|
|
Ola, a primeira planta eu cortaria baixa e faria estacas com o resto { vc já viu que primavera pega facil } escolha as curvas dos galhos e faça as estacas...
Nas as outras faça sim a desfolha , ajuda a ramificar os galhos ter uma visão geral melhor para poder aramar ...
Eu faço desfolhas nas minhas primaveras a cada 2 meses ...  |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Dez 24, 2010 10:05 am Assunto: |
|
|
Gostaria de aproveitar o tópico para esclarecer uma coisa sobre estacas de primavera.
Eu retirei uma galho velho de uma primavera aqui de casa. Gostei dele pelo movimento.
Ele já é grosso. Mais ou menos da grossura de uma garrafa de água mineral (500ml). Também é velho, estava próximo à base da planta, que já é antiga. Mas não estava podre.
Coloquei numa bacia com areia, no dia 02 de dezembro, e até hoje não nasceram brotos. A casca começou a se soltar, como se estivesse podre.
Qual a probabilidade de vingar? Muito pouca né. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sex Dez 24, 2010 10:26 am Assunto: |
|
|
cria um topico la no sou iniciante que fica mais facil do pessoal entender e responder aproveita e coloca umas fotos para ver.
geralmente ela solta a casca quando esta bem velha tenta arranhar na base do troco para ver se ainda ta verde.
eu fiz umas estacas 20/11/2010 hoje que estão começando a apontar os brotinhos demora mesmo uns 30 dias ou mais _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Dez 24, 2010 10:37 am Assunto: |
|
|
Sim, ela é velha. E se arranhar abaixo da casca ainda está verde.
Se brotar crio um tópico para ela.
Obrigado. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 9:14 am Assunto: |
|
|
Seguindo as dicas dos colegas, faça tração (vermelho) dos galhos baixos para fikar mais na horizontal(azul). Pode usar arame ou no seu caso acho que fica mais fácil amarrar o galho e fixar na lateral do vaso, fazendo um furo no plástico. Cuidado ao tracionar para não quebrar o galho! Se não tiver muita segurança para fazê-lo, tracione um pouco por semana, ok? Se por acaso rachar um pedaço, pegue uma fita tipo isolante (de rede eleétrica) e envolva a parte quebrada, alinhando na posição original, assim ele na maioria das vezes consegue cicatrizar sem perder o galho.
Mais para frente faria o acerto do tronco, cortando no vermelho abaixo e tentaria um estilo moyoji mais ou menos como abaixo. O prejudicial pode ser o tamanho grande das folhas em relação ao tronco. Se quiser mais para frente plantar no chão ou vaso grande para dar uma engrossada no tronco também é um bom caminho.
Num futuro replantio, inclinaria a planta um pouco:
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Dez 25, 2010 2:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Em outubro, quando as fotos foram postadas pela primeira vez, poderia o nobre colega ter desfolhado as plantas. Isso iria facilitar bastante, considerando que apenas visualizando a estrutura aerea atual é que podemos, com mais acuidade, visulaizar algum tipo de intervenção a ser realizada, seja na condução de galhos seja na de projetar algum modelo a ser seguido, no sentido de estilização.
S.M.J., como isso não foi feito dessa forma, estamos agora no verão. Minha sugestão é no mesmo sentido: promova uma desfolha completa nas duas plantas, fotografe por todos os lados e por cima, e depois poste novamente as imagens dentro dessas condições. Assim fazendo, vc poderá conseguir maior objetividade nas opiniões dos demais, sobre o que fazer ou não com suas plantas.
Quero crer que, num primeiro relance, e considerando o tipo de folha, a primeira planta é a que produz braqueas (folhas modificadas) na cor vermelha. As folhas são grandes e bem caracteristicas dessa variedade. A segunda, talvez seja de braqueas rosas ou rosa clara, a ver. Aguardo, piois, a desfolha, para opinar melhor.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|