FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

"mausai-pitanga" em tratamento
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ramoncg

MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2011 1:29 pm    Assunto: "mausai-pitanga" em tratamento Responder com citação

amigos, a um tempo ganhei um "bonsai" de mercado....ascredito que seja pitanga(gostaria que confirmassem). Enfim, tirei do substrasto, podei as raízes, adubei e coloquei no escorredor. Estas começam a sair por baixo e hoje mesmo coloco na mamadeira. Os brotos estão grandes e a estrutura do tronco é mal formada. faço alguma alteração, aramação ou poda de galhos ou ramos, ou é melhor deixar crescer livre??? Podem me dar sugestões sobre o composto da mamandeira? A, ignorem a data das fotos rs....erro de eterno principiante '~'

vista geral:

detalhe da folha:

detalhe da formação dos troncos:

critiquem à vontade, assim aprendemos mais e mais!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 12:19 am    Assunto: Responder com citação

Olá...
Pitanga é sim com certeza...
Mas se fosse minha deixaria crescer livremente por pelo menos mais um ano na mamadeira..... ai sim vc poderia pensar em fazer alguma intervenção....
abraço
ramoncg

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 9:30 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo, obrigado pela opinião, vou segui-la sim !!

só diminui um pouco os brotos que estavam quase chegando ao chão....vou colocar na mamadeira e retornar com a adubação hoje...

Mais uma dúvida....sempre que vejo fotos de bonsai recém-podados ou desfolhados, estas sempre apresentam as folhas em cima do substrato....isso é algo ilustrativo ou possui uma função real?

Desde já agradeço pela força!
ramoncg

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 9:32 am    Assunto: Responder com citação

A, esqueci de dizer, logo mais eu posto uma foto dessa pequena intervenção realizada!
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

Se você recem transplantou a pitangueira, não adube ela! Você vai acabar queimando as raizes dela. Ainda mais se a sua adubação for química, aí a chance de perder a planta é grande.

Se você tiver feito isso, coloque a planta numa bacia cheia de água pra diluir um pouco a adubação.

Abraço!
João Pedro
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
ramoncg

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

Caro joão Pedro, o transplante não é tão recente assim. Eu a transplantei do vaso para o escorredor à quase dois meses. Tinha parado com o npk porque acresci ao novo substrato um pouco de estrume de vaca, que se da bem com a espécie. Esperei passar esse tempo pra não misturar os dois. Agora pretendo retornar. E ela está em perfeita saúde.... Very Happy
Brigoni
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo,
Eu também deixaria ela se desenvolver antes de pensar em selecionar os galhos.

As folhas da desfolha são retiradas após o procedimento!! Elas aparecem nas fotos, pois geralmente a foto é tirada imediatamente após completar o processo. Desconheço deixá-las sobre o substrato.

Abraço
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

Então está ótimo! Seguidamente vejo casos de pessoas que transplantam e já adubm imediatamente, como você falou que transplantu e agora está adubando fui levado a crer que tinha feito isso na sequência.

Agora deixe ela crescer por uns anos, pitangueira demora pra engrossar. Eu tenho uma aqui há anos na mamadeira e ela cresce bem lentamente, embora eu adube bem.

Abração!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 12:02 am    Assunto: Responder com citação

João... hehehehe
Pode até demorar na mamadeira.. mas no chão.... vishi.. cresce bem rápido.. eu ganhei uma de minha tia que tinha plantado de semente ha um ano e dois meses.. e já tinha um bom calibre..... acho que 2 anos já está na hora de yamadore....
abraço
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 12:06 am    Assunto: Responder com citação

No chão é rápido mesmo, mas com a seca que temos vivido na região Sul do RS é melhor manter as plantas na mamadeira mesmo.

Abraço!
ramoncg

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 1:05 am    Assunto: Responder com citação

brigoni, joão pedro, mc donald, obrigado pela força, é sempre bom ouvir os mais experientes. Não vou mexer em mais nada nela... só prosseguir com a adubação. E de tempos em tempos aquela poda básica só pra evitar que a planta fique sem receber luz no centro, o que faz os brotos internos secarem. Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: