FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de Tuia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mgaleti

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2011 10:14 am    Assunto: Yamadori de Tuia Responder com citação

Pessoal

Essa tuia foi usada no Natal nos últimos 3 anos .... agora gostaria de transformá-la em uma bonzai.

Ela é daqueles tem cheiro de limão.
https://picasaweb.google.com/lh/photo/Twbno_DqynYyVZFaMAslKg?feat=directlink

Alguém tem experiência na poda dela ? Devo podar a uns 10 cm do solo ? Deixo algumas folhas e galhos ??

Como ela te um formato Triangular não consigo imagina como fazer essa poda inicial ....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2011 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

dando uma ajudinha

abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 8:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Transformar essa planta num bonzai é mais fácil que num bonsai, na minha humilde opinião. Mas não é impossível, todavia. Primeiro, é preciso ter um pouquinho de paciência: a espécie suporta melhor as intervenções necessárias no inverno que no outono. Então, aguarde até a chegada da estação propícia para executar algo de mudança nela.

Por outro lado, enquanto isso não acontece, vá adubando e regando, expondo-a ao sol todo o dia, o dia inteiro. Regue apenas ao final da tarde, uma vez ao dia, observando que o solo seque bem antes de regar, para evitar encharcar o solo, o que é prejudicial para as raízes.

Para adubar, compre um adubo vendido pronto em casas do ramo (floriculturas e similares), chamado OSMOCOTE. Há diversas granulações, sendo a mais recomendada a que contem 15-9-12. Se não achar esta, porem, compre outra qualquer. O importante é colocar duas colherinhas de chá dentro do vaso, sobre o solo, próximo da borda e afastado do caule da planta. Esse adubo não tem cheiro, e se decompoe lentamente, o que é benéfico para sua planta, na quantidade que citei.

Como o inverno ainda tarda, pesquise na net, digitando no google imagens o termo: junipero bonsai ou conifera bonsai. Dentre as imagens que irão abrir, selecione as que mais o agradar, para que possa analisar detidamente, isto é, sem pressa e com muita atenção, as que julgar interessantes para formar a sua planta. Vale todos os estilos, que é como chamamos as formas clássicas japonesas adotadas para a educação da planta, visando formar nela um bonsai adequadamente estruturado.

Ao estudar esses estilos, observe galhos, raizes expostas, movimento do tronco, distribuição e quantidade necessária de galhos para a formação estrutural mais adequada ao estilo pretendido, etc. Busque, por outro lado, informações tambem referentes à sua planta, identificando corretamente a espécie, de maneira a obter informações interessantes sobre a melhor forma de cultivar e trabalhar com a planta. Assim, além de aprender mais sobre a fisiologia vegetal da espécie, vc pode descobrir outras com que trabalhar e aprofundar seu conhecimento na arte do bonsai.

Fazer bonsai é facil. Dificil, mesmo, é fazer bonsai com qualidade técnica. Para isso, busque conhecimento e informação. Eduque-se, e muna-se da melhor ferramenta para lidar com plantas: paciência. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
mgaleti

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury e pessoal, obrigado pela resposta. Depois dessa excelente ajuda fiquei apenas com uma ultima questao: as tuias parecem nao ter galhos; elas possuem o tronco principal e as folhas/galhos saindo lateralmente (coniferas). Como forcar, por exemplo, a ramificacao desse tronco de forma a modelar a arvore? OBRIGADO.
mgaleti

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 8:20 am    Assunto: Junipero - como forçar um segundo galho ... Responder com citação

Bom dia Pessoal,

Seguindo as orientações do Nickyfury já estou procurando por estilos adequados a essa Tuia/Junipero.

Uma dúvida: o Junipero/Tuia é formada de 1 tronco e várias folhas ou troncos (sei lá o que é isso) saindo de forma radial ... ela é uma conífera ...

Bom ... como o pessoal faz para dar forma a essa planta se ela não tem galhos laterais ??
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Mgaleti!

Não querendo jogar areia na tua sopa, ouso dizer que ao trabalhar esssa planta, vc terá mais desgosto do que alegria.

1. Coníferas requerem um conhecimento maior para se trabalhar visto as dificuldades que apresentam, como vc mesmo está sentido (cadê galhos??)
2. Essa espécie, dentro da família de Coníferas, talvez seja a que menos se presta para fazer bonsai
3. Minha sugestão para que vc tenha prazer em começar a fazer bonsai, é usar de espécies mais resistentes, fáceis de modelar e de crescimento rápido.
4. Ex.: Calliandra, Ligustro, Ficus, Primavera, Amoreira, Pithecolobium.

Desculpe a sinceridade amigo, mas futuramente você bem entenderá.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
mgaleti

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2011 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Elio e pessoal,

Você tem toda razão ... na verdade tenho uma romazeira e um ficus ... estava pensando em me aventurar nessa Tuia que esta comigo a 3 natais mas acho que vou mantê-la por mais alguns natais Smile

Obrigado pela sinceridade !!!

Se achar algo interessante pela Net posto aqui no Forum ...

Obrigado !
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2011 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Mete arame e tenta uma cascata, outtros estilos ela fica meio murcha.abç
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 1:06 am    Assunto: Responder com citação

Bom na minha opinião e se fosse minha a planta.
Senão fosse plantá-la, utilizaria para já ir treinando, hehehehe...
Nunca é demais tentar...
mgaleti

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Deixem comigo. Ja descobri que eh uma tuia holandesa e encontrei artigo europeus ... Valeu gente!
mgaleti

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Deixem comigo. Ja descobri que eh uma tuia holandesa e encontrei artigo europeus ... Valeu gente!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: