|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jun 23, 2009 3:32 pm Assunto: Alporque em acer palmatum |
|
|
Olá, Gostaria de saber se alguem tem experiencia bem sucedida em alporquiar o acer palmatum. Tipo de alporquia, substrato do alporque, epoca e etc...
abs |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 26, 2009 4:13 pm Assunto: |
|
|
Ipzin,
Já fiz inúmeros alporques em ácer palmatum e diria com sucesso quase de 100%. É uma planta que responde muito bem a esta técnica. O enraizamento é rápido, em torno de 60 dias, normalmente dá para retirar a muda. Pode-se fazer alproque em galhos deste a grossura de uma caneta até a grossura do pulso, do braço. Claro que ao retirar a muda tens que deixar apenas folhagem proporcional ao tamanho das raízes, ou seja, se fizer de um galhos grosso, aconselho a retirar praticamente toda a galhada cima, deixando apenas alguns galhos pequenos com folhagem.
A época melhro, como para toda alporquia é primavera-verão. Assim que as plantas estiverem brotando com folhagem nova, já pode fazer os alporques. Já fiz alporques em acer no fim do verão e mesmo assim enraizaram. O substrato ideal sempre seria o esfagno (musgo), mas não tendo este disponível pode usar outros, xaxim picado, fibra de coco, ou uma mistura de areião com terra, cerca de 50%, ou mais areia do que terra. Por não ter numa ocasião esfagno à mão, com esta mistura de terra, já enraizei alporques bem mais grossos do que um cabo de vassoura. Ou seja, sem segredos.
Sucesso.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Jun 29, 2009 2:06 pm Assunto: |
|
|
Elio, mto obrigado pela atenção!
So uma duvida....vc faz o anel inteiro ou janelas? ou epor estrangulamento?
abs |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 4:50 pm Assunto: |
|
|
Ipzin, desculpe a demora no retorno. Estive fora por uns dias.
Faça o anel inteiro. Há muito tempo não deixo nenhum tipo de "ligação" de casca ao fazer o alporque, apesar de as técnicas antigas indiciarem isso. Uma grande parte de plantas acaba cicatrizando e não enraiza em função disso. Então passei a usar como regra: tiro o anel todo da casca e em alguns casos (mirtáceas por exemplo) ainda retiro parte da madeira no local do anel.
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Jul 04, 2009 2:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Ipzin
Este foi um alporque que fiz num dos meus....
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9963&start=0
Acerca do Anel de Malphighi ser ou não feito com recurso a "pontes", no meu entender depende da localização do mesmo e dos riscos que dai podem advir...no meu caso como pode constatar podia e mais tarde teve mesmo que ser feito, porque nunca esteve em risco a subsistência do exemplar,....existia um outro ramo que continuaria a nutrir o sistema radicular e por sua vez, este estaria a garantir o mesmo para a folhagem acima do respecitvo alporque, que é aquilo que se pretende para fazer inchar o local da incisão.
Dependendo do exemplar pode manter-se assim um ou dois anos, agora quando o ramo é único, a coisa muda de figura porque caso seja menos bem sucedido a árvore foi-se um pouco á semelhança de outro Acer que tinha nas mesmas circunstâncias aquando desta intervenção...
Não quer com isto dizer, que caso entenda fazer de uma assentada num tronco único, sem recurso a pontes, não resulte, claro que resulta, mas os riscos efectivamente maiores.
No meu caso tanto numa espécie como noutra facilmente constatei que mesmo com uma largura superior á bitola do ramo, tiveram uma fácil capacidade de cicatrização pelo que foi necessário recorrer a novas incisões/raspagens...atrasando todo o processo, que aliado a uma escolha "menos boa" do sustrato, me levou ao óbito do outro exemplar...mas serviu de experiência
Boa sorte e tudo de bom
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Qua Jun 01, 2011 10:42 am Assunto: |
|
|
Elio
Vamos desencavar este topico.
Tenho um Palmatum (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=136736#136736) que adquiri no final do Verão. A ideia é fazer um alporque para aproveitar o "toco" e o restante da planta deixar na engorda direto no chão para um futuro alporque.
Cara, como tu já fez varios alporques nesta planta, gostaria de algumas considerações suas.
No local onde pretendo é arriscado o anel sem janelas? Posso fazer neste local? Quanto tempo para pode tirar?
Eu tenho esfagno, então já é um ponto positivo...
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 9:22 pm Assunto: |
|
|
Márcio, pode fazer o alporque sem problemas. Só aconselho esperar o início da primavera. Agora as folhas deverão cair totalmente reduzindo consideravelmente o fluxo de seiva elaborada... então espere ele brotar bem e então proceda o alporque. O prazo para retirada é variável. Observe o enraizamento. Mas é possível que em torno de 60 dias já possa retirar. Ao retirar lembre de aliviar a massa foliar, retirando alguns dos pequenos galhos da planta, porque você terá poucas e finas raízes para alimentar uma copa tão grande. sucesso...
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|