Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 3:43 pm Assunto: Estilizando um Junipero Jacaré |
|
|
Olá amigos,
Esta planta foi adquirida em 08/06/11 e a 1ª intervenção foi feita na data de ontem 18/06/11.
Antes das intervenções
Inicio da Limpeza
Limpeza Geral
Colocação de Ráfia e Arame
Colocação do Fitilho p/ Proteger a Ráfia e Início das Torções
Mais algusn Arames
Trabalho Finalizado
Aguardo a opinião dos amigos.
gde abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 7:34 pm Assunto: |
|
|
Valeu Leão,
Qto ao vaso, vou começar a pensar nisso em agosto ou setembro, meses propícios ao transplante, porém ainda estou na dúvida qto a colocá-la em um vaso p/ bonsai ou em um vaso de treinamento por mais 1 ou 2 anos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 7:39 pm Assunto: |
|
|
Donegá!
Bom trabalho! Acho que ficará uma bela planta.
Faço apenas 2 ressalvas:
1. O tronco, após a parte horizontal ele cai na vertical fazendo um ângulo de 90 graus ( penúltima foto). Precisaria mudar a direção para suavisar esse ângulo.
2. A copa se dirige para o lado contrário á cascata. Deveria seguir a mesma direção, para a esquerda.
Na minha humilde opinião, fazendo isto, ela ganhará muito em beleza e harmonia.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 9:46 pm Assunto: |
|
|
Eeeeeeeeeeeeeeeita Marcio...
Trabalho bem feito heim.. pow.. podia me ensinar a usar a ráfia né...rs..
Quanto ao vaso.... se fosse minha faria como disse. Deixaria engordando mais um ano ou dois... hehehehe... enquanto isso vai adensando mais a copa e corrijindo um movimento aqui, outro ali....
No Mês de agosto fica perfeito para transplantar (final do inverno)... e acho que ficará melhor assim...
abração meu velho. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 10:40 pm Assunto: |
|
|
muito bom trabalho donega seguindo a orientaçao do nosso amigo e professor elio acredito q vc vai ter um belo bonsai abraço. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 8:57 am Assunto: |
|
|
Olá Gde Elio,
Veja se é isso que propôs:
Qto ao ângulo de 90º (se for onde indica a linha vermelha), na verdade nesse ponto existe uma semi-curva, na 4ª foto de baixo p/ cima, onde foi tirada de um ângulo superior acho que fica bem visível. Caso ainda assim ache que deve ser mudado por favor oipine.
Qto a copa, seria esse o movimento proposto, indicado pela linha vermelha?
Aguardo sua opinião.
Gde Mc, qto a utilização da ráfia, com certeza vou te passar o pouco que sei, era p/ ter feito isso, mas ñ deu tempo, vc mexeu na planta assim que ela chegou, rsrsrsrs. Me ligue que conversamos. Obrigado pelo elogio ao trabalho.
Gde Carlos, tb te agradecendo pelo elogio e dica de escutar os mais experientes, no caso o amigo Elio, que já me passou orientações valiosíssimas.
Fiz um post no meu blog, por favor se possível peço que leiam e critiquem se for necessário, p/ que possa melhorá-lo.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 20, 2011 1:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Donegá!
Exatamente as duas anotações em vermelho.
Quanto ao ângulo, pode minimizar também mudando um pouco a frente da planta. Colocando quase como está nessa última foto onde vc colocou as linhas vermelhas, ou seja, rodando um pouco no sentido anti-horário.
Fazendo assim, não aparece os 90 graus, mas precisaria fazer outra curva logo após as marcações em vermelho, dobrando a cascata para o lado esquerdo, agora.
Quanto à copa, é isso mesmo: Mudar a direção!
Bom, eu acho assim, vejamos se alguém mais opina!
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 10:42 am Assunto: |
|
|
Olá Élio,
Me tire uma dúvida por favor. Qto a fazer a curvatura p/ esquerda, seria como fazer um "S" onde tem a marcação do ângulo reto, correto? Nesse caso a cascata sairia em direção contrária ao vaso, ou seja, o âpice ficaria p/ fora. Li em algum lugar que no caso do estilo cascata, o âpice deve vir de fora p/ dentro, ou seja, em encontro com o centro(linha mediana vertical) do vaso, sabe se é isso mesmo, pois então nesse caso devo deixar a planta desenvolver (alongar) mais o âpice e voltar a curvá-lo p/ dentro, correto? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
Donegá, é isso mesmo! Fazer o "S". A questão do ápice da cascata ficar alinhado com o eixo do tronco é um tipo de Kengai. Não necessariamente todos devem ser assim. Pode até fazer o "S" e depois puxar para dentro novamente. O 90 graus se esconde se vc mudar a frente, certo?
Veja exemplos:
 _________________ Elio
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 5:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio,
Sim os 90º só apararecem devido ao ângulo da foto. Vou tentar tirar outras e volto a postar. Valeu as orientações sobre diferenças dentro do estilo. Tb visualiso o seguinte, claro que com mais facilidade, pois estou a planta nas mãos, cm disse ao mudar o ângulo do foco os 90º somem, ao ver a planta, acredito que com o engrossamento do tronco isso, ficará ainda menos visível. O que acha? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 7:44 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, Donegá. Vc captou a idéia!
Como vc disse, com a planta nas mãos, "vemos" melhor!
Depois, temos todo o tempo do mundo para irmos observando e corrigindo, se necessário!
abração _________________ Elio
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 26, 2011 7:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Pequenas modificações foram feitas seguindo as orientações do amigo Élio, porém ñ foram possíveis exatamente nos moldes indicados. O "S" mencionado fica muito difícil devido ao espaço curto até o primeiro galho a esquerda, então atenuei a curva p/ dimnuir a impressão do ângulo de 90º graus. Abri um pouco mais o galho que desce, ou o galho principal em relação ao vaso tb de forma bem sutil e trouxe o âpice um pouco mais acima, ou seja, o último patamar ficou mais horizontalizado e para dentro.
As ideias p/ o futro são: desenvolver o âpice alongando em mais patamares, ou seja, aumentando o número de patamares. O primeiro galho a esquerda, o mais grosso, poderá ser transformado em um jim, ou ser alongado acompanhado o movimento do tronco até certa altura.
O que acham?
Foto com as pequenas modificações:
 _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|