|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 12:25 pm Assunto: Leucena |
|
|
Essas são as fotos da mina Leucena.
Danada... >xD
Fiquei um tempo sem tirar fotos dela, então será possível ver um salto no crescimento.. ^^"
Agosto
Setembro
As fotos a seguir foram tiradas hoje:
As pedras estão lá por... por motivo nenhum
Espero poder realizar também um ótimo trabalho com essa Leucena. Acho que a planta promete... _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 2:05 pm Assunto: |
|
|
Eu lembro dela! De um post em que você mostrava uns fícus, você até pediu para ignora-la (tadinha...). Como espichou hein?
A minha plantada por semente tem 7 meses, mas já fiz uma "poda nela", cortando mais ou menos no centro da planta, através disso consegui uma fassanha: as folhas diminuiram 2/3 do tamanho O.o .
Acho uma boa você também fazer isso com a sua, se não ela só vai crescer para cima. Corte mais ou menos no meio da primeira copa que ela tem, assim ela vai brotar mais naquele lugar, densificando um pouco mais a copa. Ah, lembrando que o futuro tronco também irá engroçar um pouco.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 2:43 pm Assunto: |
|
|
Caramba, 2/3!!!
Sobre a poda, acho que entendi. Você fala de cortar a gema apical, de um modo ou de outro, porque sua presença inibie o crescimento lateral da planta e o despertar das gemas, não é isso? ;D
Foi o que fi com um jasmim aqui.
Eu só não tenho uma noção do tamanho que quero... D:
Não quero nada muito grande, nem muito pequeno...
Até o ponto mais alto da envergadura da folha mais alta, ela tem 32,5 cm...
Talvez assim esteja bom, não é? ^_^" _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 11, 2010 6:48 pm Assunto: |
|
|
É mais ou menos isso que eu quiz dizer.
Quanto ao tamanho, se quiser mante-la assim, então pode todo novo ramo que nascer para cima, e deixe ela brotar nas laterais, mas, se preferir, corte um pouco então, mais ou menos no meio deste tronco vazio (a parte do meio da planta...)
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 11:25 am Assunto: |
|
|
Já sei: vou então deixar aquela última folha se desenvolver, e então cortar a gema apical. Acho que é mais ou menos o que você disse.
O que você acha?
... E já notei uma brotação pequena no meio da planta... Não sei se vai se desenvolver de verdade...
(confesso que estou meio perdido ^_^") _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 12:11 pm Assunto: |
|
|
Achei uma boa, quanto a esse broto que está crescendo no meio, espere, vamos ver no que vai dar. Aqui vai uma foto da minha e, da diferença entre o tamanho das folhas antes e depois do corte feito:
Tamanho:
Da para ver bem onde o corte foi feito, que é de onde os brotos pequenininhos sairam.
Folha antes:
Folha depois (note a diferença de espaço que elas ocupam no meu dedo):
Me desulpe pela qualidade da foto, mas acho que da para ver bem a diferença.
OBS: A folha que ficou pequena não é broto recente, ele já tem mais de 1 mês
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 3:56 pm Assunto: |
|
|
Incrível! =D
A minha Leucena está em baixo da árvore de Natal xD
Colocaram ela lá, quando estavam arrumando a varanda, e quando a achei, decidi deixar onde estava. Bate uma certa luminosidade, e é justo essa carência de luz que faz e fez ela acelerar seu crescimento.
Estou pesando em colocá-la ao sol, para que o crescimento desacelere um pouco, enquanto o último galho se desenvolve.
Depois é cortar a gema apical e ver o que a Leucena nos apresentará. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 6:12 pm Assunto: |
|
|
Aquelas últimas folhinas do ápice se desenvolveram mais, estão baiscamente do tamanho normal. Com isso, cortei a gema apical, cortando-a logo após o último ramo (as ultimas folhas que se desenvolveram).
Agora é esperar ela engrossar mais e acordar as gemas laterais.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 12:49 pm Assunto: |
|
|
Parabens pelo material e pela paciência, mas me tire uma duvida, tu sabe se a leocena responde bem a alporque????
Atenciosamente |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 12:58 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Djalmo, mas se ela pega bem por alporque, eu sinceramente não sei... Até porque não tenho a tradição de fazer alporquias... ^^"
e qualquer modo, é bem provável que alguma outra pessoa aqui saiba...  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 1:02 pm Assunto: |
|
|
Valeu, então aguardamos os professores se manifestarem. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 1:42 pm Assunto: |
|
|
É isso aí
Mas, olha, a Leucena cresce bem rápido, e a semente germina muito rápido também. Se quiser tentar...  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 1:04 pm Assunto: |
|
|
Hoje:
Contínuas brotações:
Os pontinhos brancos nas folhas são gotículas de água. ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 10:28 pm Assunto: |
|
|
Cresce que é uma beleza essa planta!
Vi uma possível copa naquelas primeiras folhas... iria ficar bem parecida com uma flaboyant...
Acompanhando...
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 9:47 am Assunto: |
|
|
puxa,acho q vou procurar mudas de leucena,mas vai saber onde acha
me encantei com a sua guilherme,o crescimento dela ta mto bom _________________ "Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|