FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

especie possivelmente conhecida.desconhecida
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 5:13 pm    Assunto: especie possivelmente conhecida.desconhecida Responder com citação

OLA CAROS COLEGAS...
VENHO MOSTRAR UMA PLANTA Q TENHO A ALGUNS ANOS E Q ESTAVA ESQUECIDA EM UM CANTO, MAS NUNCA PENSEI EM FAZER BONSAI COM ELA. MAS ESSA SEMANA FIQUEI SABENDO Q ELA DA UM ARVORE DE PORTE MEDIO.... Shocked
EU CONHEÇO ELA COMO ESPINHEIRA SANTA NAO SEI SE É...E É UMA PLANTA MEDICINAL....
SEGUE AS FOTOS Arrow
AKI É A PLANTA INTEIRA ESTA BEM ALTA TEM MAIS DE 1 METRO DI ALTURA..

AKI TEM UM DETALHE DA FOLHAS... E SAO BEM ESPINHENTOS....

E AKI TEM O DETALHE SOLO Q NAO ESTA MUITO BOM E 2 MUDAS Q NASCERAM NAUM SEI COMO ESSA PLANTA NUNCA DEU SEMENTE E NEM FLORES NEM SEI SE DA....

ENTAO GOSTARIA DA AJUDA DOS AMIGOS PRA SABER SE ELA DARIA PRA FAZER BONSAI. SE DA GOSTARIA DE DICAS NA PODA, ADUBAÇÃO, SUBSTRATO, ENTRE OUTRAS COISAS....
SE POSIVEL ME DIZEREM SE ELA AGUNTA UMA PODA RADICAL PRA DIMINUIR O TAMANHO DELA Q TA BEM ALTO....
AGUARDO SUGESTOES...
ABRAÇOS T+......
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Casagrande, pelo o que pesquisei, parece ser mesmo essa planta que você disse. Vamos às informações:

Citação:
A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta da família Celastraceae. Em jardins externos alcança o porte de árvore, com até três metros de altura. Em vasos grandes, em varandas, atinge até um metro.

Popularmente conhecida como espinheira-santa, espinheira-divina, maiteno, salvavidas, sombra-de-touro, erva-cancerosa, congorça, cancerosa, cancorosa, espinho-de-deus, e congorça.

Existem diversas espécies do gênero Maytenus.
Plantas como essa, pertencentes à família Celastraceae, são classificadas como angiospermas (referentemente à reprodução, produzem flores e frutos), e as dessa família são angiospermas dicotiledôneas, como é possível observar já nas imagens.

Bom, para complementar:
Citação:
É prescrita pela medicina popular no combate aos problemas de acidez estomacal, pois acalma as dores das úlceras e evita a fermentação e a formação de gases. É utilizada também em banhos como cicatrizante das inflamações da pele (acne, eczema, herpes).

Importância Ecológica: Adapta-se melhor ao longo de riachos e campos pedregosos. Espécie pioneira tardia.

Como ela é de tronco lenhoso, com certeza pode ser usada para bonsai (e há até quem transforma em bonsai plantas de caule não-lenhoso. Wink )

Quando às mudinhas que você tem, se não são plantas nascidas de sementes, podem plantas que nasceram a partir de alguma extensão das raízes da planta mãe, que é um meio alternativo de propagação de algumas espécies vegetais, como também ocorre com a Ixora.

Bom, na minha opinião você tem um material bastante interessante em mãos. Vá em frente, que deve dar certo! Wink (mas antes é bom dar uma pesquisada sobre como tratar essa espécie).

Fonte de citações: Wikipédia (Espinheira santa) e (Celastraceae).

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 9:10 pm    Assunto: Espinheira Responder com citação

Opa!
Sem falar que o "santa" do nome está ligado aos primórdios das Festas de fim de ano. Nos cartões de Natal antigos elas sempre estavam presentes.
Não sei se é a mesma planta, pois nos cartões sempre aparecem com
frutos vermelhos. Eu conheço, mas nunca vi com frutos como nos cartões...

Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Eita! É mesmo! Very Happy
Agora é que percebi!
Poxa, que legal! Very Happy

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Confirmo. É espinheira-santa mesmo.
abraço
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

OLA CAROS COLEGAS....

SERÁ Q ESSA MINHA PLANTA NAUM SE ASSEMELHA A ESSA PLANTA DESSE TOPICO AKI... Arrow

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17449&sid=b71f1720623b4541c924a80d0d74896d

EU PODERIA UTILIZAR AS INFORMAÇOES DESSA PLANTA PARA A MINHA, COMO SUBSTRATO PODA E ETC...
AGURDO SUGESTOES....
T+...
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

É, parece ser a mesma..! Very Happy

Eduardo Valmórbida

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

RCasagrande escreveu:
OLA CAROS COLEGAS....

SERÁ Q ESSA MINHA PLANTA NAUM SE ASSEMELHA A ESSA PLANTA DESSE TOPICO AKI... Arrow

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17449&sid=b71f1720623b4541c924a80d0d74896d

EU PODERIA UTILIZAR AS INFORMAÇOES DESSA PLANTA PARA A MINHA, COMO SUBSTRATO PODA E ETC...
AGURDO SUGESTOES....
T+...

A Sua é uma Espinheira Santa, e a do topico citado é um Azevinho...

eu tenho 2 mudas de espinheira santa, mas tambem não sei nada sobre essa planta.

Eu acho que ela sobrevive a poda radical, a minha vó tem uma que uma égua quebrou a uns 10 cm do solo, mas ela brotou.

Não sei se ajudei... Abraço Rolling Eyes
Eduardo Valmórbida

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Mandei 2 vezes Confused
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2011 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Casagrande da uma ajuda para ela, de alguns poucos adubos, no inverno troque o substrato e quando ela voltar melhor na primavera você tenta a poda.
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2011 7:48 pm    Assunto: Re: especie possivelmente conhecida.desconhecida Responder com citação

RCasagrande escreveu:
OLA CAROS COLEGAS...
VENHO MOSTRAR UMA PLANTA Q TENHO A ALGUNS ANOS E Q ESTAVA ESQUECIDA EM UM CANTO, MAS NUNCA PENSEI EM FAZER BONSAI COM ELA. MAS ESSA SEMANA FIQUEI SABENDO Q ELA DA UM ARVORE DE PORTE MEDIO.... Shocked
EU CONHEÇO ELA COMO ESPINHEIRA SANTA NAO SEI SE É...E É UMA PLANTA MEDICINAL....
SEGUE AS FOTOS Arrow
AKI É A PLANTA INTEIRA ESTA BEM ALTA TEM MAIS DE 1 METRO DI ALTURA..

AKI TEM UM DETALHE DA FOLHAS... E SAO BEM ESPINHENTOS....

E AKI TEM O DETALHE SOLO Q NAO ESTA MUITO BOM E 2 MUDAS Q NASCERAM NAUM SEI COMO ESSA PLANTA NUNCA DEU SEMENTE E NEM FLORES NEM SEI SE DA....

ENTAO GOSTARIA DA AJUDA DOS AMIGOS PRA SABER SE ELA DARIA PRA FAZER BONSAI. SE DA GOSTARIA DE DICAS NA PODA, ADUBAÇÃO, SUBSTRATO, ENTRE OUTRAS COISAS....
SE POSIVEL ME DIZEREM SE ELA AGUNTA UMA PODA RADICAL PRA DIMINUIR O TAMANHO DELA Q TA BEM ALTO....
AGUARDO SUGESTOES...
ABRAÇOS T+......
cara!! precisamos interagir para aprendermos juntos!!! bom compartilar essas descobertas!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2011 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

AE Otoniel prescisamos msm....

soh vou pedir um favor..
Conforme vc for axando utensilios, adubos, sfagno (principalmente, pq to querendo fazer umas alporquias na entrada da primavera), arrame e outra coisa pros seu bonsais e ate mudas ae em Barreiras vc me comunica pra quando eu prescisar. Vc me passa o endereço do local pra quando eu for lah eu compra, pq ake em LEM naum axei muita coisa ainda, mas to a procura de certas coisas ake rrsrsrs...

abraços....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: