FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O que fazer com esse Ficus?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edygar08

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 1:13 pm    Assunto: O que fazer com esse Ficus? Responder com citação

Minha mãe ganho esse ficus já faz algum tempo, mas hoje ela me perguntou se tinha como transforma-lo em bonsai, eu ainda sou principiante então queria perguntar algumas dicas para transformar esta planta...
Eu tenho duvidas do que fazer já que aqui no Nordeste o clima agora é de inverno!
aqui vão algumas fotos, peço desculpas pela qualidade que não é tão boa foi que minha câmera pifou,Sad então tive que usar o celular...

[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

OLA EDYGAR08...

EU PARTICULARMENTE SUGERIA COLOCA-LO NUMA BACIA GRANDE, ESCORREDOR OU ATE MSM PLANTAR NO CHAO, E FAZER UMA PODA MAIS BAIXA NA PRIMAVERA, E SE PREFERIR FAZER UM ALPORQUE OU OS GALHOS DA PODA FAZER ESTAQUIA PRA OBTENÇÃO DE MAIS PLANTAS...

ABRAÇOS...

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Angelo Felipe

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 5:39 pm    Assunto: Re: O que fazer com esse Ficus? Responder com citação

Sim. É possivel fazer um bonsai com ele, embora ele esteja caneludo.
Proponho uma alporquia na altura da primeira fita que o prende ao tudor. Depois de quatro meses passe para uma mamadeira, e já pode ir fazendo a aramação conforme o estilo que escolher. Boa sorte!!
Rafael Salviano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que uma boa opção seria o alporque onde fora indicado pelo amigo Ângelo. Acrescento a vc que aqui em minha cidade os fícus são praticamente imortais rsrsrs, portanto dependendo do clima de sua cidade vc poderia utilizar a segunda parte como estaca para iniciar uma nova árvore, o que reduziria o seu tempo de espera para iniciar o trabalho na planta (parte debaixo). Se resolver proceder dessa forma, corte no local indicado pelo Ângelo, sendo que este corte deverá ter esse formato: / que ajudará na cicatrização e evitara o apodrecimento. Apos isso proteja o corte da planta principal com uma pasta selante (se não tiver use cola de madeira), e quanto à estaca corte a sua base em forma de V para facilitar a absorção de água. Por último em relação à estaca retire praticamente todas as suas folhas, deixando apenas duas ou três em locais distintos, o que lhe ajudará a acompanhar o estado da estaca. Após plante-o em areia grossa.
Quanto a outra parte da planta, que já tem raízes, vc poderá dar um leve movimento nela desde já, utilizando-se de arames. Isso a ajudará a brotar, principalmente nas curvas, pois a seiva circulará mais lentamente nesses locais, auxiliando na brotação. Esses calos que ela tem provavelmente são gemas e brotarão rapidamente.
Quanto à época dessa intervenção acredito ser essa mesmo, de acordo com estudos de bonsaístas mais experientes. Veja:

http://bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Ficus.htm

Abraço
edygar08

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado mesmo pelas sugestões vou fazer isso sim. Very Happy
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 11:46 pm    Assunto: Responder com citação

Edygar, tenho um ficus que não sei o que ou fazer com ele, mas posso te passar um pouco do aprendi com ele.
Meu ficus cresce tão rapido e engrossa tanto de uma só vez que ele não consegue lignificar, por isso posso dizer que se você deixar ele crescer acho que essas calosidades podem sumir.
A dica da poda é muito mais que uma dica, acho que trabalhar com uma planta como a sua do jeito que ela esta é bem inviável, por isso pode mesmo, promova um engrossamento da base para que sua planta tome conicidade e ai você comece seu trabalho.
Esta é apenas uma opinião de um curioso.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: