|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vívian Costa
Registrado: 16/08/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Cachoeiro do Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 1:04 pm Assunto: Poda de raiz |
|
|
Olá , sou muito muito iniciante mesmo .. mas leio muito sobre tudo antes de fazer qualquer coisa .. por isso vim aqui perguntar sobre goiabeiras
procurei na net ateé chegar nesse blog , dai entrei pra aprimorar!
Gostaria de saber o que eu faço sobre a raiz pivotante da goiabeira , pois queria tentar o sitema ''escorredor+mamadeira'' nela .. porem fiquei na duvida, se poderia cortar ou nao a pivotante dela ...
nas mudas que eu tenho , tem umas raizes fininhas , mas nao muitas .. e por enquanto elas estao plantadas num vaso médio , onde já perderam suas folhas tambem =/
espero mais um pouco pra dar mais raizes ciliares ??, ou já posso cortar a pivotante no meio e introduzir no ''escorredor+mamadeira'' ???
Qualquer ajuda é super bem vindaa =D |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 1:25 pm Assunto: |
|
|
Valéria, tudo vai depender da quantidade de raízes ciliares (fininhas) que possa ter, além da pivotante.
Caso positivo, pode podar a pivotante na sua totalidade.
Contudo, por ser goiabeira, não creio que tenha muitas raízes ciliares além das que estão na pivotante.
Assim, seria melhor podar a pivotante parcialmente (50%) e deixar para podar o restante no próximo ano.
A goiabeira resiste bem a essa intervenção.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Vívian Costa
Registrado: 16/08/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Cachoeiro do Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 1:39 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Valéria, tudo vai depender da quantidade de raízes ciliares (fininhas) que possa ter, além da pivotante.
Caso positivo, pode podar a pivotante na sua totalidade.
Contudo, por ser goiabeira, não creio que tenha muitas raízes ciliares além das que estão na pivotante.
Assim, seria melhor podar a pivotante parcialmente (50%) e deixar para podar o restante no próximo ano.
A goiabeira resiste bem a essa intervenção.
abraço |
Hum sim .. Obrigada pela ajuda ! Farei isso então , cortarei a metade... e colocarei na mamadeira pra da uma engrossada!
Outra perguntinha : depois do corte , é recomendado passar algo pra não ter proliferação de fungos e bactérias ?! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
Valéria,
Eu não passo nada, o Rock Jr passa calda sulfo calcica, que é vendida em sites de bonsai, algumas pessoas passam pasta celante, eu não gosto.
Eu tenho trocado ideias com mais duas pessoas ai de cachueiro, vale a pena procura-las e derrepente montar um grupo ai, para troca de livros revistas experiencias.. as coisas fluem mais rapido assim.
estamo organizando encontros mensais aqui em vitoria, por enquanto e ha uma lista de emails para avisar de eventos e cursos, me manda seu email para que possa adiciona-la a lista!
Vlw abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Vívian Costa
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 3:11 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | Valéria,
Eu não passo nada, o Rock Jr passa calda sulfo calcica, que é vendida em sites de bonsai, algumas pessoas passam pasta celante, eu não gosto.
Eu tenho trocado ideias com mais duas pessoas ai de cachueiro, vale a pena procura-las e derrepente montar um grupo ai, para troca de livros revistas experiencias.. as coisas fluem mais rapido assim.
estamo organizando encontros mensais aqui em vitoria, por enquanto e ha uma lista de emails para avisar de eventos e cursos, me manda seu email para que possa adiciona-la a lista!
Vlw abraços |
Na verdade seria meu primeiro bonsai , por isso antes de mexer na mudinha to lendo , pesquisando e vendo muitos videos ! =D
O e-mail que uso é vivianpcosta03@yahoo.com.br
como nao consegui fazer o cadastro no meu nome , usei de uma amiga q tb busca saber da arte bonsai .. =D pode add láá (y) |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 4:28 pm Assunto: |
|
|
Vivian, aí em Cachoeiro tem um local chamado Kaki Mudas, tem muitas variedades de plantas por lá.
Fica no caminho indo para a escola técnica, ali no trevo da KIA em direção a alegre.
Quando for adiquirir procure não deixar transparecer que é para bonsai, senão o vendedor pode modificar o valor comercial.
Grande Abraço e sucessos na arte. |
|
|
 |
Vívian Costa
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 4:36 pm Assunto: |
|
|
João Paulo Batista Lyrio escreveu: | Vivian, aí em Cachoeiro tem um local chamado Kaki Mudas, tem muitas variedades de plantas por lá.
Fica no caminho indo para a escola técnica, ali no trevo da KIA em direção a alegre.
Quando for adiquirir procure não deixar transparecer que é para bonsai, senão o vendedor pode modificar o valor comercial.
Grande Abraço e sucessos na arte. |
NOSSA, Adorei saber disso .. obrigada pela dica, Foi muiiiito util . e vou levar em consideraçao .. Nunca dizer que eh pra Bonsai  _________________ A melhor forma de ter é tentar ! a melhor forma de tentar , é ter paciencia! Deixa o tempo agir , é o melhor remedio =D |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 7:20 pm Assunto: Re: Poda de raiz |
|
|
Prezada Vivian!
A finalidade da raiz pivotante é para a fixação da árvore. Porém se tiver as ramificações suficientes, deve cortar a pivotante, pois a condução da seiva é pelas raízes ramificadas. deixe o máximo que puder das ramificações. Coloque as fotos de suas plantas. Aguardaremos torcendo por você. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|