FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Não devemos lavar as raízes...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 09, 2011 7:02 pm    Assunto: Não devemos lavar as raízes... Responder com citação

Amigos,
Gostaria de saber, quais das planta + usadas para Bonsai, não aceitam que lavemos as raízes? Rolling Eyes
Obrigado a todos e abraço,
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 09, 2011 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Rogério,

Antigamente eu não lavava nenhuma, ficava com medo de perder alguns exemplar. Hoje tenho lavado quase todas, mas depois sempre utilizo o superthrive.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho lavado todas as que compro e estão em torrão de terra pois sem lavar fica muito difícil. Já fiz com primavera, ficus, duranta, ulmus, caliandra, azaléia, amora sem problemas. Depois que está em substrato drenante fica fácil tirar o substrato sem lavar.
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 11:37 pm    Assunto: Responder com citação

Pelo que sei a unica que nao aceita de jeito nenhum é o Buxus...
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 11, 2011 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço a ajuda dos amigos.
Antes eu também lavava as raízes de muitas mudas que adquiria e algumas morriam. Acredito que morriam pelo fato de uma poda errada das raízes tirando muito + que deveria ou um transplante em época errada ou outros erros comuns de iniciantes e desesperados para fazer todas as intervenções de uma só vez Embarassed
Passei, então, a deixar uma boa parte do torrão para não correr o risco de perder a planta.
Isso acarreta em uma formação não muito interessante do nebari. Por isso do tópico.
Muito obrigado pela participação de todos...
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2011 6:50 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Evitamos lavar as raízes das coniferas, principalmente os pinheiros, pois jatos de agua removem além do substrato e das impurezas, os fungos presentes no sistema radicular, chamados de micorrizas. As micorrizas trabalham em simbiose com as raizes, auxiliando-as a carrear nutrientes para a planta de uma maneira geral. Por outro lado, evitamos lavar as raizes apenas de plantas mais velhas (com mais de 8 anos de cultivo, por exemplo), estando liberadas para isso as que forem mudas novas, com tempo de cultivo inferior a isso.

Algumas variedades de juniperos tambem devem ser evitada a lavagem, por razões semelhantes, conquanto plantas mais velhas e robustas, liberadas as mais novas, porém, dentro das condições citadas acima.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
henrique.medvet

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2011 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Encontrei um produto que ajuda a construir uma cadeia de fungos micorrizas que vai ajudar no crescimento e saúde da planta. O produto não tem um preço muito caro. Assim que chegar vou fazer os testes

http://www.ebay.com/itm/8oz-package-Soil-Moist-Mycorrhizal-Container-Mix-Plus-/250640645766?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a5b58be86

Abraços,
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2011 7:22 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Henrique, o uso de micorriza está adstrito a aplicações em floriferas e plantas menos complexas, como hortaliças hidroponicas e similares. Ainda não há nenhum estudo comprobatório a indicar, com certeza, que a aplicação de produtos como esse tenham realmente eficácia garantida em plantas mais complexas, como as arvores, arbustos e trepadeiras que cultivamos na arte bonsai.

Claro que toda e qualquer experiencia nesse sentido deve sempre ser bem conduzida, com o uso de grupos de plantas separados dos demais, que possam receber o produto e, dessa forma, corroborar a eficácia ou não, o que só seria claramente observável, e que iria precisar de pelo menos uns cinco anos de uso ininterrupto para garantir que de fato o produto é recomendável.

Por isso julgo com cautela a aplicação desse tipo de "nutriente" nas nossas plantas, vez que não há nada conclusivo a respeito. Se não me falha a memória, a empresa espanho Mistral iniciou há uns seis ou sete anos uma grande pesquisa nessa área, inédita ainda quanto aos resultados efetivos, do uso controlado e eficaz da micorriza aplicada a pinheiros e outras coniferas. No que pese o produto comercial que voce adquiriu, ainda acho que deve fazer o aporte com certa restrição, aplicando-o apenas a plantas menores, isto é, que ainda não sejam bonsai nem pré, mas apenas mudas novas, de maneira a ter um espaço de manobra e poder verificar, pelos próximos anos e durante a evolução das plantas, se de fato houve o ganho de qualidade apregoado pelo fabricante.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
henrique.medvet

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2011 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury,

concordo plenamente que devemos ser criteriosos com estes novos produtos (produtos ainda não utilizado em bonsais). Existe uma publicação conduzida pela própria empresa que fabrica o produto de um estudo comparativo que inclui coníferas (pine), sei que não é um estudo completo e que foi conduzido pela empresa que fabrica o produto mais, deve ser levado em consideração também.

Link da publicação:

http://www.soilmoist.com/forms/Form_780.pdf

Tenho um lote de 100 sementes de pinheiro negro que de começar a germinar a alguns dias, não pretendo realizar/escrever um artigo com isso (nem é minha área) mais vou fazer alguns testes. Laughing

Abraços,
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 04, 2012 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Em novembro lavei as raízes de uma das minhas caliandras e ela sofreu a bessa!! Só brotou agora!! VAi ficar o resto do ano "de folga" pra se recuperar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: