|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 8:54 am Assunto: serissa na pedra/ varrido |
|
|
Olá pessoal, coloquei esta serissa na pedra há um ano e como o sol pegava mais de um lado os galhos se encaminharam para este lado.
Achei que ficaria legal um fukinagashi, mas nunca trabalhei este estilo, opiniões sobre onde cortar e como trabalhar, projeções tb serão muito bemvindas, adoro bonsai, mas falta-me prática e um pouco de dom artístico.
Um grande abraço a todos _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 10:44 am Assunto: bonsai |
|
|
Sua planta está indo bem, mas é preciso eliminar sempre as brotações nas raízes, cortando-as rente, para não subtrairem energia da planta. Além disso, essas brotações subtraem a beleza do projeto. No caso do estilo, sugiro ao nobre colega apenas cortar todos os galhos, reduzindo seu comprimento e buscando a formatação no estilo Hokidachi, muito mais bonito e elegante, que irá combinar melhor com o posicionamento das raizes sobre a rocha.
Veja um exemplar do meu viveiro, similar ao estilo do seu, que venho cultivando há alguns anos:
Além de cuidar de manter as raízes livres das brotações indesejáveis, preservo a densificação fechada através de podas constantes de manutenção, sendo que ultimamente venho buscando a construção de um ápice mais compacto e harmonico com o restante da planta:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 8:23 pm Assunto: |
|
|
Apesar dos galhos terem se direcionado para um lado, as raízes e os próprios galhos não compões uma estrutura para fukinagashi. Siga as orientações do nosso experiente nickfury para formar uma boa planta.  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 8:53 pm Assunto: |
|
|
EU TAMBÉM TENHO UMA SERRISSA NO ESTILO FUKINAGASHI.
 _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|