| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico   | 

| Autor | 
		Mensagem | 

Jamerson Pereira

Registrado: 11/06/12 Idade: 37 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
  | 

Enviada: Ter Jun 12, 2012 2:57 pm    Assunto: Gostaria de umas dicas sobre essa Tuia Azul | 
				     | 

| 

Ai, pessoal, boa tarde!!

Vista Frontal

Detalhes do troco aramado

Vista superior

Gostaria de algumas opiniões sobre minha Tuia Azul. Eu comprei esta num horto e fiz algumas intervenções nela, mas confesso que estou muito inseguro quanto a sua estrutura (afinal, é meu primeiro pré-bonsai). Algumas dicas seria ótimo. Abraços!

Jamerson Pereira | 

| 

| 

| 

MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
  | 

Enviada: Ter Jun 12, 2012 4:07 pm    Assunto: Bonsai | 
				     | 

| 

A primeira dica, não se apegue a espécie, pois ela não se apega a vç. Considero uma das espécies, se não a mais chata e temperamental de se cultivar. Não aceita qualquer tipo de poda, seca muito de dentro pra fora, ficando com folhagem fina, comprida e viva só nas pontas. No chão ela vai bem, quando passa pro vaso é que começam a  mostrar  decadência. 

Ela precisa de muito sol, rodízio da posição do vaso, 1/10 de uma adubação normal, constante pinçagem das pontas com as unhas, sem  podar com tesoura seus extremos e tb galhos que fiquem pelado de folhagem viva. Aceita bem arame desde que não misture o procedimento com transplante, poda de raízes eu prefiro os dias frios do inverno...próximo ao fim da estação! E se alguém puder citar mais alguma coisa, estarei acompanhando para aprender um pouco mais sobre está espécie difícil... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen | 

| 

| 

| 

| 

Enviada: Ter Jun 12, 2012 4:13 pm    Assunto: Bonsai | 
				     | 

| 

Os "mausais" desta espécie adquiridos em supermercados, geralmente já são comprados mortos. Fica o alerta, pra que esbarrar no super com elas, ficar atento!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen | 

| 

| 

| 

Jamerson Pereira

| 

Enviada: Ter Jun 12, 2012 5:00 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

| Sim, entendo. Obrigado pelas dicas e aguardo novas. | 

| 

| 

| 

| 

Enviada: Ter Jun 12, 2012 5:36 pm    Assunto: Bonsai | 
				     | 

| 

Jamerson, vç tem outras plantas ou é  a sua primeira experiência a tuia azul? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen | 

| 

| 

| 

LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
  | 

Enviada: Ter Jun 12, 2012 9:40 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

Eu tenho uma destas e concordo planamente com o Marco. E bota temperamental nisso. Fica bonita lindona e derrepente seca como o Marco falou do tronco para fora.  Parece que não gosta muito de mudanças. Vou fazer o que o Marco disse vou plantar no chão e ver o que acontece. Outra coisa acho também que não gosta de solo encharcado. Parece que quanto mais você esquece dela, mais ela fica bonita. E quando ela está bonita você fal qualquer procedimento e ela sente muito e fica feia. Se alguém tiver dicas também estou aceitando. _________________

www.santacruzbonsaiclube.com.br
  Editado pela última vez por LEAO em Ter Jun 12, 2012 11:52 pm; num total de 1 vez | 

| 

| 

| 

LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
  | 

Enviada: Ter Jun 12, 2012 11:51 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

| LEAO escreveu: | 	 		  | Eu tenho uma destas e concordo planamente com o Marco. E bota temperamental nisso. Fica bonita lindona e derrepente seca como o Marco falou do tronco para fora.  Parece que não gosta muito de mudanças. Vou fazer o que o Marco disse vou plantar no chão e ver o que acontece. Outra coisa acho também que não gosta de solo encharcado. Parece que quanto mais você esquece dela, mais ela fica bonita. E quando ela está bonita você fal qualquer procedimento e ela sente muito e fica feia. Se alguém tiver dicas também estou aceitando. | 	 

www.santacruzbonsaiclube.com.br | 

| 

| 

| 

Jamerson Pereira

| 

Enviada: Qua Jun 13, 2012 12:40 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

Marco, essa Tuia é minha primeira árvore. No entanto, adquiri algumas sementes via net e estou aguardando chegar: Acer Rubrum, Pau-Ferro e Sakura. Talvez com alguma dessas ai eu tenha mais sorte ou não  

De qualquer forma, muitíssimo obrigado pelas informações e qualquer novidade dessa peça rara aqui eu postarei de imediato. 

Abraços | 

| 

| 

| 

| 

Enviada: Qua Jun 13, 2012 8:31 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

Jamersom aproveitando que vç citou o nome de algumas espécies que tentarás por semente, te digo... o pau ferro precisa quebrar a dormência para brotar, existem vários métodos e o que deu mais certo pra mim, com germinação mais rápida(3 dias) foi...lixar das laterais da semente até a ponta, preservando a parte de trás da semente, deixando de molho dum dia pro outro e plantando com a ponta em diagonal pra baixo em substrato granular(turfa) leve. É só um relato meu, pode ser que de alguma forma ajude!  abç

Leão, é bem assim mesmo! abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen | 

| 

| 

| 

Jamerson Pereira

| 

Enviada: Qua Jun 13, 2012 10:24 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

Ah, sim, Marco! Ajuda muito muito mesmo! Algumas das sementes vem com manuais de plantio, mas não me recordo quais. De qualquer forma, já imprimi a dica, rs. 

À propósito, acredito que minha beldade (Tuia Azul) possa se inspirar em uma das duas plantas que vi. Logo mais posto as fotos para vc me ajudar, abraços!! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".

(Agnaldo Cavalcanti Matias) | 

| 

| 

| 

|