FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Muda de Caliandra - Dicas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 36
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 12:08 pm    Assunto: Muda de Caliandra - Dicas Responder com citação

Ganhei essa muda de Caliandra, e já faz alguns meses que tenho ela aqui no vaso, porém estou sem saber como devo proceder com ela. Coloquei a algum tempo alguns arames puxando o tronco e consegui uma sinuosidade no tronco, porém não sei como devo proceder com as podas para deixa-la no estilo de uma árvore.

Observei que os galhos estão crescendo MUITO e ficando muito compridos. ai fica pesado e vão ficando caídos. Não sei se é uma característica da espécie, e quando corto, a planta perde toda a estrutura.

Como devo proceder com as podas? devo fazer uma aramação pra dar estrutura a copa ou devo ir conduzindo apenas com podas?



Segue algumas fotos:






_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Seg Nov 21, 2011 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Marcello, esta sua caliandra é muito novinha e fininha ainda. Se fosse minha, eu a colocaria em um vaso bem grande, uma bacia talvez com muitos furos e a deixaria crescer, fazendo algumas podas de manutenção. Daqui alguns anos terá material para estilizar. Very Happy
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 36
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Seg Nov 21, 2011 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

é, a planta ainda é bem nova, mas eu estou achando que os galhos estão muito longo e com poucas folhas em cada um... ai eu poderia já ir trabalhando algum tipo de poda para que ela forme melhor a copa, e quanto a grossura do tronco, ele vai crescer junto com o desenvolvimento da copa.

Eu estou com esse problema também em uma aceroleira, e o bonsérgio me indicou no outro tópico uma técnica para fazer podas e estimular a brotação de novos galhos. Será que essa técnica também poderia ser aplicado na caliandra?

Segue o link da acerola: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19829
_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil