FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

BUXINHO TOPIARIA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 23, 2013 9:33 pm    Assunto: BUXINHO TOPIARIA Responder com citação

Amigos...

Comprei esse buxinho em uma loja aqui na cidade, ao meu ver de iniciante está legal, foi feito uma topiaria ficou com copa de arvore de natal, mas a parte que mais gostei foi do troco e o nebari, quero mexer logo nele, qual o primeiro passo, e demais passos?

Uploaded with ImageShack.us

Abraços

PS: desculpem a foto mal tirada, foi oq deu por hoje, prometo melhorar a foto nas proximas....rsss
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 23, 2013 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

É mais ou menos por aí. Opinar com foto apenas de um lado e com qualidade duvidosa pode ser uma opinião totalmente errada.
então aguardamos outras fotos.
abraço
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Eu o apresentaria à tesoura de poda, hehe. Mas primeiro vc tenq definir uma estrutura para seguir
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Eu o apresentaria à tesoura de poda, hehe. Mas primeiro vc tenq definir uma estrutura para seguir
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Toczek cuidado com o buxinho, ele não suporta podas radicais, vá removendo os ramos aos poucos!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 11:15 am    Assunto: Responder com citação

Ola Toczek.

Realmente sera preciso novas e melhores fotos , com angulos diferentes e se possivel uma visualizacão do interior da planta, para depois comecar as podar ...

Muitas vezes a precipitacão leva a retirada de material precioso para a futura formatacão do projeto...

Estamos aguardando.
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

fiz umas fotos, acredito que agora dê pra ter um parecer.....Very Happy

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Sim, agora deu para ver melhor: em uma das fotos mostra um belo nebari e em todas elas uma bela confusão de galhos...rsrsrsrs...Mas também muitos galhos secos. Então já pode fazer a primeira intervenção: retirar todos os galhos secos, ou seja, todos os galhos que não tiverem folhas verdes, pois em buxinho galho sem folha verde é galho morto. E olha que tem muitos aí or dentro....Creio que com isso será possível visualizar um pouco melhor a estrutura central de troncos, que mesmo com várias e melhores fotos ainda está comprometida. Talvez o amigo possa estar estranhando que a gente não visualize direito, mas sempre tem que levar em conta que você tem a planta na mão para comparar foto com o físico, enquanto a gente só tem a imagem e ainda bidimensional. Daí a visualização fica bem mais difícil e com esta confusão de galhos complica um pouco mais. Bom, retire todos os galhos mortos e volte a mostrar...
Abraço
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Sim, agora deu para ver melhor: em uma das fotos mostra um belo nebari e em todas elas uma bela confusão de galhos...rsrsrsrs...Mas também muitos galhos secos. Então já pode fazer a primeira intervenção: retirar todos os galhos secos, ou seja, todos os galhos que não tiverem folhas verdes, pois em buxinho galho sem folha verde é galho morto. E olha que tem muitos aí or dentro....Creio que com isso será possível visualizar um pouco melhor a estrutura central de troncos, que mesmo com várias e melhores fotos ainda está comprometida. Talvez o amigo possa estar estranhando que a gente não visualize direito, mas sempre tem que levar em conta que você tem a planta na mão para comparar foto com o físico, enquanto a gente só tem a imagem e ainda bidimensional. Daí a visualização fica bem mais difícil e com esta confusão de galhos complica um pouco mais. Bom, retire todos os galhos mortos e volte a mostrar...
Abraço

Perfeito Amigo Elio,

Eu entendo bem como é observar somente por fotos, pois até agora só admirava as fotos aqui postadas, hj tenho algo pra colocar pra tds opinarem e me ajudarem nesse aprendizado, vou fazer o recomendado e posto assim que possivel novas fotos, alguns galhos podem ser trabalhados como madeira morta?

Desde já MUITO OBRIGADO!
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

fiz a limpeza nos galhos secos, vejam como ficou....

no topo os dois galhos se entrelaçam numa verdadeira maçaroca,,,,......rssss

Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 7:54 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pela dica, Arzivenko

fiz somente os ramos "mortos"
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 11:30 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, agora clareou bastante. Bom, existem vários saídas de tronco e para que não continue parecendo uma topiaria será necessário fazer algumas escolhas. O primeiro passo é escolher qual será a frente, baseada no melhor nebari. As últimas fotos mostram me parece com clareza que é por aí... Depois disso eu escolheria uma linha de tronco que seria o futuro tronco principal do bonsai, observando movimentos e conicidade. Os demais galhos cortaria deixando um pedaço para possíveis futuros jins. Este galho que ficaria certamente deve ter uma boa quantidade de brotação e se ela estiver muito alta o próximo passo será fazer baixar esta brotação o que se consegue através de poda parcial da parte verde, reduzindo a altura, mas deixando parte da folhagem a fim de induzir a planta a brotar mais baixo. Este é um processo que durará no mínimo um ou dois anos. Estou fazendo isso num buxinho há mais de 2 anos e agora vejo que está com brotação onde eu queria. Agora esta escolha do que fica e do que sairá é muito arriscado e até difícil assinalar aí nas fotos. É algo que quase que obrigatoriamente tem que ser feito com a planta na mão. Se o amigo neste momento se sente com dúvida do que retirar e o que deixar, faça somente por enquanto o processo de rebaixamento da folhagem, cortando as partes mais altas a fim dela brotar mais para baixo...O tempo vai lhe dizer com maior certeza o que deverá ficar...
abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: