|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
swoosh
Registrado: 28/11/04 Mensagens: 1 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Nov 28, 2004 5:44 am Assunto: Ilex aguifolium |
|
|
Desde já apresento-me às pessoas deste forum, uma vez que, esta é a minha primeira mensagem. Hugo de 22 anos de idade, Portugal. Sou um principiante total! Minha experiência com bonsai é de 1 mês!
Ontem fui a um horto e não resisti em trazer para casa este pré-bonsai. Fiquei apaixonado pelas raízes. Aí vão as fotas:
(peço desculpa pela qualidade mas estou sem a máquina digital, teve de ser de telemóvel)
Agora como principiante que sou surgem muitas dúvidas... E venho-vos pedir opiniões e sugestões! A altura da minha Ilex é de cerca de 30 cm... esqueci-me de pôr qq coisa ao lado para compararem. Gostava que me dessem ideias do estilo a adoptar e do que se lembrarem mais!
Obrigado.
Já encontrei isto sobre esta espécie (vulgo azevinho): http://www.bonsai-bci.com/species/holly.html |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 10:50 pm Assunto: Ilex |
|
|
Swoosh, penso que você poderia diminui um pouco o galho que sai para a direita. Deixe nele somente duas ou três folhas. Isto proporcionará a possibilidade de desenvolvimento dos outros três à esquerda. Poderia depois de certo tempo escolher qual seria o ápice de sua árvore. Quanto a espécie, posso estar enganado mas conheço por Ilex serrata. Não sei se existe alguma sinonimia botânica para espécie. Precisamos pesquisar.
Depois que sua árvore novamente começar a desenvolver-se, você poderia mostrá-la para que outros amigos opinassem caso alguém não faça agora.
Espero que a opinião sirva embora demorada. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 2:05 pm Assunto: |
|
|
Olá "Swoosh",
Antes de tudo: seja bem vindo ao fórum!!
É uma bela espécie essa sua planta, PARABÉNS!
A planta tem uma folhagem que dispensa comentários, as raízes estão bem desenvolvidas e isto já é meio caminho andado, tratando-se de bonsai.
Como sabes, bonsai = paciência e, neste caso, você irá necessitar bastante.
As dicas do Mário são muito valiosas e apenas acrescentaria o seguinte: após reduzir o galho à direita, faria uma pequena curvatura, puxando-o para baixo; o mesmo com o primeiro galho à esquerda: reduzindo-o e puxando-o para baixo. Isto estimularia o crescimento do galho central a formar um ápice.
Ao que parece, o vaso está muito estreito e fundo. Creio que um escorredor de macarrão, com um substrato bem drenado, ajudará a sua planta a crescer mais rapidamente. Aproveite para dar uma boa "penteada" nas raízes, colocando-as da forma mais radial possível. Antes porém, certifique-se se a estação aí em Portugal é adequada para esse procedimento.
- Antonio Castro !!???
- Valter!!????
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 5:40 pm Assunto: |
|
|
Oi swoosh, só estou respondendo para lhe dar as boas vindas ao fórum,
quanto a sua planta, por ser a primeira está otimo, é só seguir as orientações dos Mestres e ter muita paciência.
SFILIPI |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 8:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Hugo,
seja bem vindo!!!!
Como o Mario disse, eu também diminuiria o galho à direita. E juntamente com isso faria uma pinçagem (tirar os brotos novos que nascem nas pontas dos galhos), para estimular o brotamento de galhos laterais e assim encher um pouco a copa.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|