Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 11:54 pm Assunto: Ajuda com Shimpaku |
|
|
Prezados,
Esse é meu primeiro shimpaku e estou em dúvida do que fazer. No último fim de semana dei uma limpada nele pra poder ter uma noção do que está disponível para trabalho e apresento aos amigos para me ajudarem no estilo a se adotar.
Após a limpeza. Acho que essa seria a frente:
Pensei num ereto informal com uma copa de cada lado, em niveis diferentes, mais uma copa mais alta seguindo o galho mais ao alto a direita e um jin no segundo galho que cresce a esquerda, o que acham?
Detalhe da frente imaginada:
Aceito sugestões e projeções. A seguir fotos de outras posições:
 _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 2:56 pm Assunto: |
|
|
Eita Bruno...
Ótimo material heim... mas nem me arrisco... hehehehe....
Vou acompanhar...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 3:53 pm Assunto: |
|
|
É Mc, e acho que ainda tem mais um onde arrumei esse. Devo pega-lo estes dias.
O que preocupa neste exemplar é que ele possui ramos bem grossos e que acho não aceitarão torções e trações muito radicais. Fiz uns testes de elasticidade neles e senti que terei que ser bem conservador.
Queria tentar algo com Shari e/ou Jin como nos exemplares abaixo que me encantaram:
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 5:41 pm Assunto: |
|
|
Fala ai Bruno...
Cara... acho que vc está enganado quanto a torção véi... Eu uso câmera de ar para cobrir o tronco e só depois eu aramo e faço as torções. Se fizesse sem a borracha não aguentaria nem a metade. Dá uma olhada.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19783
Tem gente que usa ráfia que é bem mais indicada, mas disseram que em juníperus encrustra na casca e pra tirar fica bem difícil. To usando borracha e não to tendo problema.
Quando envolvemos a câmera em volta do tronco, acredito que isso ajuda a manter a casca mais firme e não romper-se facilmente.
Abração ai. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 9:22 pm Assunto: |
|
|
Bruno, o modelo da primeira foto que vc colocou é bem simples e fica muito bom. Basta copiar! Irá demorar uns 8 anos, mas ficará bom.
Como o Mc disse, com câmara de pneu dá pra fazer muitos Guro-guro (torções posicionando galhos onde não havia). Contudo projeção nesse sentido fica muito díficil por foto. Só pessoalmente!
Outras opção, mais rápida, é partir para o tradicional. Assim minha sugestão seria essa:
No tronco que ficou tem bastante galhos longos que poderiam descer, reduzindo a aparência de planta alta. No Jin da esquerda poderia descascar o tronco num Shari quase até o solo.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 12:39 am Assunto: |
|
|
Mc, acho que tem razão. Tenho muitas camaras aqui em casa e caso precise vou usá-las.
Elio, obrigado pela projeção, de fato não tinha pensado na possibilidade que me apresenta. Vou analisar com carinho e volto a retornar com atualizações. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 11:53 pm Assunto: |
|
|
Amigos, gostei muito da proposta apresentada pelo Elio e arrisquei meu primeiro Shimpaku. Espero que gostem.
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 8:58 am Assunto: |
|
|
Amigos, acho que perdi esse shimpaku, mas gostaria da opinião de vocês mais experientes. Será que ainda tem salvação ?
De repente ele foi secando e nada que eu fizesse resolvia. Será que deveria ter tirado a câmara de pneu de bicicleta? O tronco também precisa respirar e de sol?
Se alguém tiver uma dica por favor me fale, pois tenho muito apreço por este trabalho.
Obrigado,
Seguem as fotos atualizadas:
[/url]
[/url]
Aqui já sem a aramação feita em Novembro:
[/url] _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 6:29 pm Assunto: |
|
|
Bruno ,
acho que nem salvação Divina te ajudaria neste momento!! enquanto estava lendo o Posto estava pensando se a planta salvar voce teria muita sorte !!
Eu ja perdi entre Shimpaku e Procunbes, Kaizuca, tuias , mais de 30 plantas, no começo fazendo isso que voce fez e muito menos que isso !
Eu nao sou muito de fazer as coisas na estaão certa mas aprendi que tem planta que voce faz ou perde ela oque e o caso das coniferas , esta intervenção muito pesada no final da primavera teria que ser feita no meio do inverno ou pra nao correr menos risco ,ate mesno coisa, como podar nemos e sem fazer o Shari.
As coniferas podem nao reagir bem a podas bruscas ,com interrupção do fluxo de seiva , etc . e voce fez toda a operação quando ela estava no Pic total!!
Amigo pelo que ja aconteceu comigo acho que foi isso que te aconteceu!
estou tratando as coniferas diferente e estou tendo otimos resultados !!
E e facil , Epoca para intervenção , solo,adubação,e controle de ACARO !! A praga maldita!!
abraços |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 6:29 pm Assunto: |
|
|
Oi Bruno Gomes, realmente você perdeu seu exemplar por ser coníferas arbóreas ou arbustivas, estas espécies tende a morrer de dentro para fora, por ultimo vemos as folhas ficarem marrom,  |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 8:02 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, quando diz que está tratando das coniferas diferentes, o que quer dizer? Dá pra detalhar?
Valeu. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 9:08 pm Assunto: |
|
|
Bruno, lamento a perda. Pelo estado das folhas me parece ataque de aranhiço vermelho.
Essa não tem mais jeito!
Quanto à resistência dos juníperus, principalmente o Shimpaku, é uma das espécies mais resistentes às intervenções radicais.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 11:21 pm Assunto: |
|
|
É Elio, estou me acostumando a esta perda.
O que seria esse aranhiço vermelho?
Já que algumas coníferas morrem deste jeito de dentro para fora, qual seria o primeiro sinal que devemos observar ? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 11:17 am Assunto: |
|
|
Bruno Gomes escreveu: | É Elio, estou me acostumando a esta perda.
O que seria esse aranhiço vermelho?
Já que algumas coníferas morrem deste jeito de dentro para fora, qual seria o primeiro sinal que devemos observar ? |
Bruno o aranhiço vermelho é um diminuto ácaro que normalmente é bem visível com uma lupa.
Ataca principalmente o shimpaku. Quando as folhas começam a ficarem sem viço, esmaecidas, começando a ficar da cor de café com leite, faz-se o seguinte teste:
-Coloca-se uma folha de papel branco em baixo dos galhos e bate-se com a mão nos mesmos.
Depois com a lupa, ver se tem minúsculos pontinhos marrons se mexendo. É dito cujo!
Combate: Acaricida ou enxofre durante 3 semanas, com uma aplicação semanal.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
|