|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Otton
Registrado: 27/02/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 1:33 pm Assunto: Buxinho |
|
|
consegui esse buxinho, acho que maltratei ele um pouco ...
antes
depois
aceitando dicas e críticas |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 2:39 pm Assunto: |
|
|
Bom , vc pediu , então vamos lá.
Criticas:
Retire todo esse exagero de fio azul que vc colocou , não esta ajudando em nada , para que surta efeito vc deve ter varias bitolas de arames ( se usar fios eletricos, desencape, é o minimo ) . Cada galho exige uma bitola de fio diferente, para que fique na posição desejada.
Aramar corretamente é uma arte dentro da arte.
Dicas:
- Ao fotografar, use um fundo preto ou branco , para que possamos visualizar melhor a estrutura da planta, e fotografe dos 4 lados .
-Nesta especie , galho sem folhas é galho morto .
-Se for ancorar , não precisa enrrolar o arame no galho , se aramar com o arame certo , raramente precisará ancorar.
- Nos buxus qualquer broto ou galhinho deve ser preservado até que se tenha certeza de que direção seguir , principalmente os galhinhos proximos ao tronco .
Algumas dicas e criticas que achei pertinentes.
No mais , boa sorte e bom estudo . |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 4:33 pm Assunto: |
|
|
Bonsergio escreveu:"para que surta efeito vc deve ter varias bitolas de arames ( se usar fios eletricos, desencape, é o minimo ) ."
ola pessoal: Sergio,em primeiro lugar,o que é bitola?
E não te contrariando, mas eu li em um site(não lembro qual foi)que se o bonsai não for pra exposição, que não precisa desencapar o fio,e que até ajuda a não marcar o tronco da planta,então qual o certo?
abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 7:17 pm Assunto: |
|
|
É o seguinte, vamos por partes.
Bitola é a distancia entre as faces internas dos trilhos ferroviarios , isso no dicionario, que tb diz : medida rigida , padrão , mas tambem é usado para designar a grossura de um cabo eletrico , exemplo: para um chuveiro 220 wolts devemos usar um fio com bitola de 6mm, ar- condicionado : 4 mm, tomadas 2,5 mm .
Portanto bitola é a grossura do arame ou fio, arames de varias bitolas : arames de varias grossuras.
Arame fino em galho grosso não resolve, arame grosso em galho fino tb não .
Desemcapar ou não :
Com capa e coloridos , chamam muito mais a atenção, quando devem ser o mais discretos possiveis , já vimos plantas aramadas com 4 cores diferentes de fios , demonstrando falta de tecnica e desmanzelo do cultivador , haja visto que sem capa seriam todos cor de cobre e quando expostos a agua e sol, adquirem uma coloração muito parecida com a casca das plantas .. ficando bem discretos.
Afinal queremos mostrar nossas arvores e não uma coleção de fios enrrolados .
Outro detalhe é que o arame de cobre encapado (fio) perde muito de sua rigidez e força , justamente por estar coberto pela sua capa ,
Experimente modelar um pedaço de fio com capa e depois sem , verá o que estou falando. Posso dizer que melhor que desemcapar seria jogar no fogo para que queime a capa e o cobre se aqueça a ponto de alterar sua composição e ficar mais rigido ainda .
Bonsai para exposição :
Eu nunca levei ,e acredito que não terei a honra de mostrar trabalhos meus em exposições , assim como a maioria de nós , mas nem por isso descuido da aramagem e dos cuidados basicos com minhas plantas .
Para mim elas estão expostas o tempo todo para minha apreciação e da minha familia e amigos, o que já é mais que o suficiente para ser caprichoso .
Alias quando são expostos os bonsai, via de regra , já não precisão mais de arames , que são usados na formação da estrutura primaria e secundaria .
Marcar o tronco :
Quando enrrolamos arames no tronco ou galhos devemos ter o cuidado para manter o arame justo mas sem marcar ou machucar a casca. A observação constante é uma regra basica no cultivo e devemos troncar os arames sempre que começarem a marcar , quantas vezes forem necessario, até que o galho ou tronco assuma a posição desejada . Se descuidar marca mesmo, com ou sem capa .
Com o passar do tempo e o aprofundamento nos estudos entendemos que na arte Bonsai tudo deve ser feito o mais perfeitamente possivel, cada etapa , cada detalhe , para que junto com a planta possamos evoluir tambem . Aramar, podar, regar, adubar, estilos, vasos ... etc.. são artes dentro da nobre arte BONSAI.
Espero ter esclarecido sua duvida.
Abraço e boa semana . |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 8:52 pm Assunto: |
|
|
Amigo, se me permite mais uma dica, ja que pelo visto é iniciante, poste o material e espere os mais experientes darem suas orientações para depois intervir evitando a perda de seu material como neste caso, pois ao meu ver vc exagerou nas intervenções e esta planta não ira reagir.
Atenciosamente. |
|
|
 |
Otton
Registrado: 27/02/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 3:57 pm Assunto: |
|
|
Agradeço as crísticas e as dicas, na próxima eu não vou mas maltratar tanto a planta. Também a próxima planta que eu adquirir vou postar a foto dela aqui, melhor, vou postar antes de comprar, ai vocês me falam a melhor opção... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 4:23 pm Assunto: |
|
|
Nem tudo esta perdido , analisando a foto dos tais fios azuis, percebemos que o trondo se divide em dois e um dos galhos foi desfolhado(o da esquerda) certo?
Este galho deverá secar porque ficou sem folhas e a planta interrompe o envio de seiva, a opção é trabalhar o galho como jin(galho morto). e formar a copa com o galho da direita, que tem massa verde ainda.
Retire os arames e mantenha a pleno sol , com regas e adubação controladas...Assim que vierem os brotos, vc posta novamente( acredito que em 6 meses estará recuperada).
E assim caminhamos , as vezes um passo a frente, noutras dois para traz.
Abraço e boa semana. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|