Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jamerson Pereira
Registrado: 11/06/12 Idade: 37 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Ter Jun 12, 2012 2:57 pm Assunto: Gostaria de umas dicas sobre essa Tuia Azul |
|
|
Ai, pessoal, boa tarde!!
Vista Frontal
Detalhes do troco aramado
Vista superior
Gostaria de algumas opiniões sobre minha Tuia Azul. Eu comprei esta num horto e fiz algumas intervenções nela, mas confesso que estou muito inseguro quanto a sua estrutura (afinal, é meu primeiro pré-bonsai). Algumas dicas seria ótimo. Abraços!
Jamerson Pereira |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Jun 12, 2012 4:07 pm Assunto: Bonsai |
|
|
A primeira dica, não se apegue a espécie, pois ela não se apega a vç. Considero uma das espécies, se não a mais chata e temperamental de se cultivar. Não aceita qualquer tipo de poda, seca muito de dentro pra fora, ficando com folhagem fina, comprida e viva só nas pontas. No chão ela vai bem, quando passa pro vaso é que começam a mostrar decadência.
Ela precisa de muito sol, rodízio da posição do vaso, 1/10 de uma adubação normal, constante pinçagem das pontas com as unhas, sem podar com tesoura seus extremos e tb galhos que fiquem pelado de folhagem viva. Aceita bem arame desde que não misture o procedimento com transplante, poda de raízes eu prefiro os dias frios do inverno...próximo ao fim da estação! E se alguém puder citar mais alguma coisa, estarei acompanhando para aprender um pouco mais sobre está espécie difícil... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 12, 2012 4:13 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Os "mausais" desta espécie adquiridos em supermercados, geralmente já são comprados mortos. Fica o alerta, pra que esbarrar no super com elas, ficar atento!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Jamerson Pereira
|
Enviada: Ter Jun 12, 2012 5:00 pm Assunto: |
|
|
Sim, entendo. Obrigado pelas dicas e aguardo novas. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 12, 2012 5:36 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Jamerson, vç tem outras plantas ou é a sua primeira experiência a tuia azul? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Ter Jun 12, 2012 9:40 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho uma destas e concordo planamente com o Marco. E bota temperamental nisso. Fica bonita lindona e derrepente seca como o Marco falou do tronco para fora. Parece que não gosta muito de mudanças. Vou fazer o que o Marco disse vou plantar no chão e ver o que acontece. Outra coisa acho também que não gosta de solo encharcado. Parece que quanto mais você esquece dela, mais ela fica bonita. E quando ela está bonita você fal qualquer procedimento e ela sente muito e fica feia. Se alguém tiver dicas também estou aceitando. _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Editado pela última vez por LEAO em Ter Jun 12, 2012 11:52 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Ter Jun 12, 2012 11:51 pm Assunto: |
|
|
LEAO escreveu: | Eu tenho uma destas e concordo planamente com o Marco. E bota temperamental nisso. Fica bonita lindona e derrepente seca como o Marco falou do tronco para fora. Parece que não gosta muito de mudanças. Vou fazer o que o Marco disse vou plantar no chão e ver o que acontece. Outra coisa acho também que não gosta de solo encharcado. Parece que quanto mais você esquece dela, mais ela fica bonita. E quando ela está bonita você fal qualquer procedimento e ela sente muito e fica feia. Se alguém tiver dicas também estou aceitando. |
|
 |
Jamerson Pereira
|
Enviada: Qua Jun 13, 2012 12:40 am Assunto: |
|
|
Marco, essa Tuia é minha primeira árvore. No entanto, adquiri algumas sementes via net e estou aguardando chegar: Acer Rubrum, Pau-Ferro e Sakura. Talvez com alguma dessas ai eu tenha mais sorte ou não
De qualquer forma, muitíssimo obrigado pelas informações e qualquer novidade dessa peça rara aqui eu postarei de imediato.
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 13, 2012 8:31 am Assunto: |
|
|
Jamersom aproveitando que vç citou o nome de algumas espécies que tentarás por semente, te digo... o pau ferro precisa quebrar a dormência para brotar, existem vários métodos e o que deu mais certo pra mim, com germinação mais rápida(3 dias) foi...lixar das laterais da semente até a ponta, preservando a parte de trás da semente, deixando de molho dum dia pro outro e plantando com a ponta em diagonal pra baixo em substrato granular(turfa) leve. É só um relato meu, pode ser que de alguma forma ajude! abç
Leão, é bem assim mesmo! abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Jamerson Pereira
|
Enviada: Qua Jun 13, 2012 10:24 am Assunto: |
|
|
Ah, sim, Marco! Ajuda muito muito mesmo! Algumas das sementes vem com manuais de plantio, mas não me recordo quais. De qualquer forma, já imprimi a dica, rs.
À propósito, acredito que minha beldade (Tuia Azul) possa se inspirar em uma das duas plantas que vi. Logo mais posto as fotos para vc me ajudar, abraços!! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias) |
|
|
 |
|