FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

AJUDA PARA FAZER CASCATA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Frigato

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2012 10:40 am    Assunto: AJUDA PARA FAZER CASCATA Responder com citação

Ola amigos, estou querendo montar uma cascata mas não sei como proceder com alguns galhos. Gostaria de saber a opinião de vcs para proceder com a poda... Aí está:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2012 11:43 am    Assunto: Responder com citação

Bruno, com base na última foto, os galhos secundários estão bem posicionados, fazendo a famosa "escadinha"!
Quanto ao galho principal, precisa dar sinuosidade para cima e para baixo; para frente e para trás, procurando manter os galhos secundários nas partes externas das curvas.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2012 12:24 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

E ae numa boa!?
Cara, se não tiver bem enraizado, não sugiro aramar a parte próxima ao solo do tronco. Pois além de proteção do tronco para o uso do arame(que tem que ser bem forte) a força exigida é muito grande, por isso estar bem enraizado.
Mas a continuidade do tronco( que vai afinando em direção ao ápice) , vç pode dando movimentos suaves ou não, deixando os galhos no oposto as curvas. A planta pode ser colocada na posição de cascata, inclinando bem o vaso com o uso de algum apoio po baixo. Quando chegar o momento a planta já estará em posição, o que vai mudar somente será o apoio que caíra fora e o vaso terá sua posição na horizontal, tracionando o conjunto para baixo para manter como estava o resto! Até!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2012 12:28 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Desculpe Élio! Quando começei a escrever a mensagem a sua ainda não tinha sido postada, deu um encontro de ideias, mas sempre saudável! Abç
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2012 4:22 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Desculpe Élio! Quando começei a escrever a mensagem a sua ainda não tinha sido postada, deu um encontro de ideias, mas sempre saudável! Abç

Imagine, Marco! Boas as tuas colocações, só vieram enriquecer mais!
abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Bruno Frigato

MensagemEnviada: Sáb Maio 05, 2012 2:14 am    Assunto: Responder com citação

Estou com duvida para tirar alguns galhos da caída, ta meio cheio ainda, o que vc acham?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 05, 2012 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, dê boa sinuosidade. Os ramos que ficarem dentro das curvas, retire-os; os que ficarem na parte de fora das curvas, deixe.

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: