Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Zelão_Bonsai

Registrado: 14/12/10 Idade: 48 Mensagens: 74 Localização: Pindamonhangaba-SP
|
Enviada: Sex Maio 04, 2012 9:26 pm Assunto: Jabuticaba - opiniões |
|
|
Olá pessoal,
Gostaria de um auxílio dos colegas a respeito da minha jabuticaba... tive que fazer uma intervenção agressiva e acho que não está na época pra tal. Mexi em duas jabu e uma duranta.
A maior tinha sua altura que já chegava a 1.80m com galhos bem distribuidos mas em casa estamos em reforma e fiquei num dilema, jogar fora ou fazer a poda drástica... lógico que optei pela poda...rs
Mas como joguei na sorte agora venho pedir ajuda dos mais entendidos na arte.
Tenho ela em vaso grande desde o dia que comprei, vai fazer um ano, mas ela já tem uns 12 anos e frutificando.
Vejam a foto:
Na foto parece estar com pouca espessura mas está com bom calibre e deixei com uma altura de 40 cm... achei que este tamanho ficou bom e terá uma boa harmonia na nova distribuição das brotações.
O que vcs acham? a chance de recuperação e progresso?
Aguardo opiniões, obrigado |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 8:32 pm Assunto: |
|
|
Eai pessoal,
Ninguém pra me animar ou desanimar de vez! rs.
Não gostaria de perder essa jabu... nessa época vcs acham que há chance de recuperação? |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 10:10 pm Assunto: |
|
|
Zelão, agora é deixar e ver!
Futuramente refazer a poda (bem mais baixo) e trocar o substrato por um mais drenante.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 7:13 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
wamoura escreveu: | Zelão vc fez a coisa certa pois jogar fora sem tentar seria muito triste,mas vai aqui um link pra vc dar uma lida sobre a espécie
http://www.atelierdobonsai.com.br/Arvores_bonsai.php
entra e clica em jabuticaba que vc vai ter um bom material para ler. |
Pois é amigo, seria muito triste mesmo se não tentasse. Gostei do texto, mas não encontrei informações sobre época de transplante... mas baixei o arquivo que encontrei aqui no fórum, na tabela desta espécie mostra setembro/outubro como a época certa para transplante.
Abraço. |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 7:29 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Zelão, agora é deixar e ver!
Futuramente refazer a poda (bem mais baixo) e trocar o substrato por um mais drenante.
abraço |
Então Elio, agora é só aguardar e ver no que vai dar... espero que haja brotações.
Não pensei em cortar mais baixo... pensei em montar um triângulo na estrutura que ficou. O que acha?
Abraço. |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 8:33 pm Assunto: |
|
|
Zelão a maioria dos transplante das plantas é feito no final do inverno ao início da primavera,onde elas estão saindo do estado de "dormencia" e iniciando a estação onde a planta se desenvolve muito mais rápido do que em outra época,diminuindo a chance da perda do material. _________________ http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 10:16 pm Assunto: |
|
|
Então se recuperar bem até setembro/outubro vou poder fazer o transplante ainda este ano.... vamos ver! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 11:00 pm Assunto: |
|
|
Zelão, reitero a colocação do meu xará. Ta feito, agora é esperar. E quando ela brotou poda bem mais baixo se não ainda vai ficar uma planta extremamente alta pela espessura do tronco. Se não fez o replantio agora, poderá fazer assim que estiver brotada, com a intervenção de poda simultânea.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 6:40 pm Assunto: |
|
|
Não esqueça, Zelão, de que com as brotações para cima a planta se elevará bastante na parte aérea, daí a necessidade em podar mais baixo para que, no final, fique mais ou menos com essa altura. Eu preferiria ainda mais baixa, pois como disse meu xará, a proporcionalidade em relação altura/espessura do tronco é fundamental.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 7:35 pm Assunto: |
|
|
Zelão se fosse minha seguiria o que os amigos acima descreveram,pois alem de terem uma experiência muito boa na arte(que pra mim considero 2 mestres na arte,pois so tenho alguns meses nessa maravilhosa arte)existe umas regrinhas a seguir se quiser ter um bonsai com boa qualidade técnica,claro que são apenas sugestões e cabe a vc decidir o que fazer com sua planta. _________________ http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 5:59 pm Assunto: |
|
|
Seria mais ou menos assim?
Cortar de novo nem pensar né. |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

|
Enviada: Sáb Maio 19, 2012 12:56 pm Assunto: |
|
|
UFA! até agora tudo bem... está aparecendo pequenas pontas no tronco... são poucos mas quem sabe sai mais e vinga a brotação.
Estou ansioso!! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2012 1:50 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Pessoal! Não seria muito traumático para a planta uma segunda intervenção em seguida( podou, a brotação não será intensa até o início da primavera, ae mexer na raíz e podar de novo). E se vç optasse por um dos troncos da forquilha, retirando o mais grosso, bem na junção. Com a espessura do tronco degradando a distância na medida que o tronco continuará do subtronco mais fino da forquilha. Criando um desnível de grossura da base ao ápice bem harmônico. Ja imaginou a base com os dois troncos da forquilha, iria chegar um tempo que a planta irá adquirir conicidade invertida! Minha sugestão se for realmente mexer em raízes agora na próxima primavera, tirar o tronco mais grosso da forquilha(inteiro) e deixar o resto quieto, crescendo livremente, pra puxar o tronco sobre a marca da cicatriz do tronco retirado e baixar o que ficou no ano seguinte! Minha opinião!... Vç tem boa experiência , saberá o que fazer! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|