Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 1:04 pm Assunto: transplante e poda drástica em ficus gigante... agora dá? |
|
|
Olá,
no almoço de hj passei por uma flora perto de onde trabalho e encontrei uma oportunidade rara... uma muda de ficus com um tronco de mais ou menos 10 cm de diâmetro e um nebare de uns 30 cm...
a planta, contando da base do vaso, deve ter uns 2,5 metros de altura, aís está o meu problema...
deste tamanho ela não cabe no meu carro e, como moro a 60 km do local da loja, a flora disse que não teria como entregar sem cobrar um frete de 80 reais
agora o preço da planta está muito bom para a região de Sorocaba, está pedindo 35 reais...
o que estou pensando em fazer é o seguinte, pedir para a flora retirar ela do vaso atual mantendo um torrão com metade da altura do vaso (deve dar algo em torno de uns 25 cm... e, além disso, podar o tronco numa altura de uns 50 cm... nesta situação eu poderia colocar a planta numa bacia de uns 25 cm de altura e deixar ela se recuperar fora do sol... daria certo? o risco seria muito grande?
os galhos cortados poderia tentar umas estacas de bom calibre de tronco (3, 4 ou 5 cm)... isso seria possível? pensei em chanfrar a ponta da estaca, deixar no enraizador por 2 horas, plantar na areia grossa + cascalho de 2-5 mm (70% x 30%) e deixar fora do sol direto por uns 2 meses... há, também desfoliaria as estacas, totalmente... teria chances de dar certo?
Grato e no aguardo da ajuda dos amigos |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 1:36 pm Assunto: |
|
|
fala ae Clayton A
cara, não tem como só fazer a poda e deixar no vaso que esta?
pelo menos até ela se recuperar e emitir novas brotações??
acho que seria menos arriscado.
qual a variedade do ficus?
abç. _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 11:24 pm Assunto: |
|
|
Concordo com tudo, com 2 exceções:
1. Siga o conselho do Fábio, faça a poda mas não mexa no vaso.
2. As estacas devem ficam com 2 folhas em cada.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|