|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 10:58 am Assunto: Junção de troncos + raízes de Azaléias, assim dá certo? |
|
|
Olá a todos,
estou querendo iniciar um trabalho com azaléias para ter algo diferente do normal daqui alguns anos (10, 15 anos)....
gostaria de promover uma planta com base em mais de uma muda, de cores diferentes...
já li que se pode enxertar um galho mais novo num tronco ou mesmo galho através destas técnicas:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13056
porém tenho pensado em começar com plantas da mesma idade, ainda bem novinhas, aquelas que custam R$2,00 em lojas de paisagismo... tempo não seria uma questão primordial neste projeto e sim a satisfação de sair da quase zero para um bonsai...
estive, com base no que li, pensando em proceder desta maneira:
a idéia não é unir apenas duas plantas, mas sim umas 5 ou 6, de pelo menos duas variedades diferentes de cores... o que acham, estou maluco ou daria certo?
Abraços |
|
|
 |
Augusto Massami
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 11:48 am Assunto: |
|
|
Interessante, nunca tinha ouvido falar nisso.
imagino como ficaria uma arvore assim, com flores coloridas.
Manifestem as pessoas mais esclarecidas  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 1:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
A enxertia é uma técnica que vem sendo usada há séculos, com excelentes resultados na maioria das vezes. Sobre a diversidade de cores da floração, certa feita vi uma bouganvillea (primavera) em que foi aplicada essa técnica, ficando um resultado bastante interessante, exceto pelo fato de que a espécie apresenta variedade na cor de suas bráqueas (folhas modificadas, que são coloridas e muitas vezes confundidas com as flores) e algumas das suas cores são dominantes, enquanto outras são recessivas. Isso é muito importante definir logo no inicio, pois a tendencia é que a cor "salte" de uma planta a outra, e a dominante acabará por ser a unica cor, mesmo se forem usadas plantas que produzam bráqueas diferentes inicialmente.
Não sei se há isso nas azaleas, mas é sabido que podemos sim realizar enxertos nelas, com relativo sucesso, desde que feito na época correta, que deve ser no inicio da brotação, ou seja, na primavera (que sorte a sua! estamos na primavera agora, rsss).
Minha sugestão é que voce faça todo o trabalho, registrando passo a passo fotograficamente, disponibilizando-o para nós aqui no forum, bem como o resultado desse empreendimento dentro de dois ou tres anos, para constatar se de fato resultou conforme seu planejamento. Lembrando que para ter sucesso é preciso paciência sempre, e claro, fazer mais de um enxerto de plantas. Como as mudas são baratas, faça várias novas plantas enxertadas, de maneira a que pelo menos uma tenha o sucesso pretendido.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 18, 2012 2:38 pm Assunto: |
|
|
Fala gente!
então Augusto tive a ideia vendo alguns vazos no Ceagesp de Sorocaba onde o produtor vendia 3 a 4 variedades de azaléias floridas no mesmo vazo.... dava a impressão, vendo apenas a copa florida, que se tratava de uma planta que emitia diversas cores de flores, o visual me chamou a atenção.. porém, quando se olhava o tronco e o nebare, podia-se verificar que eram diversas mudas no memso vaso...
Nicky, em resumo então estes são passos corretos:
1º realizar um corte eliminando as camadas de casca e exponto a "madeira" do tronco das mudas a serem "juntas";
2º colocar face a face as superfícies expostas na fase anterior;
3º passar um plástico filme para fixar as plantas;
4º plantá-las em substrato adequado, numa bacia de bom tamanho (pretendo deixá-las lá por um bom tempo);
5º manter um tempo protegida do sol direto (não sei quanto tempo?) até a planta se recuperar;
6º daí em diante acredito que é o de sempre (sol, rega, adubação...)
dúvidas:
- pela sua experiência, vc acha muito arriscado realizar, ao mesmo tempo, a junção de 4 ou mais plantas? pergunto porque precisaria "expor" ao menos duas faces do tronco de uma mesma planta, seria demais?
- mantenho a folhagem total das plantas, certo? não é necessário reduzir a folhagem uma vez que não terei redução das raízes, certo?
Nota: pode deixar que vou realizar um trabalho detalhado de todo o processo e daí posto, não sei aonde ainda... talvez aqui mesmo...
Abraços |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 2:42 pm Assunto: |
|
|
fala ae Clayton...
o seu projeto é bem interessante, e vendo as considerações do nobre e experiente colega nick, mostra-se viavel.
porem as mudas que são comercializadas em floriculturas em sua grande maioria são variedades ditas como anãs, com flores dobradas e algumas variações de cores que vão do branco ao vermelho, uma grande maioria destas mudas são produzidas em estufa, principalmente em Holambra eu particularmente nunca tive um bom desenvolvimento com este tipo de planta, mesmo com boa adubação e bom substrato, resultado diferente das mudas produzidas em viveiros, ou as variedades mais comuns utilizadas em paisagismo de praças, jardins e em bonsais como as do link que vc mesmo postou como referência.
quando eu era proprietário de floricultura em meados dos anos 90, ouvia de muitos produtores da cooperativa veling (Holambra) que estas mudas eram apenas decorativas e que a variedade é pouco resistente, apropriada para comercialização em floriculturas e de curta duração.
mas vale buscar alternativas em variedades mais rusticas, muito bom o seu projeto.
espero ter contribuido de alguma forma.
abraços _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 18, 2012 3:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabio,
claro que colaborou... mas fiquei um pouco preocupado com comentários... se for isso mesmo então acho que vou ter que repensá-lo em termos de início... azaléias mais robustas são relativamente caras por aqui...
chegam a custar R$ 25,00 o vaso pequeno... isso no Ceagesp que é mais em conta que em outros lugares...
estou iniciando no bonsai agora, coisa de 2 meses, e já devo ter gasto uns bons R$ 400,00 (ferramentas, mudas, substrato, etc...) na brincadeira... está pesado... daqui a pouco a patroa me dá a conta... rsrsrs
uma alternativa que vejo é eu mesmo produzir minhas estacas, já que tenho uma azaléia branca de onde poderiam ser geradas umas 20 estacas com tranquilidade... mas só tenho a branca, teria que achar outras variedades.... |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 4:41 pm Assunto: |
|
|
Clayton, ....
eu sei como é isso...
a diferença é que não tenho mais esposa, preferi os bonsais.....
tenta coletar algumas estacas na tua cidade....vai que vira e vc arruma algumas de outras cores...
a tua ideia é bem legal...
tenho uma azaleia que podei radical a uns 15/20 dias ela chegou a florecer 2 cores. branca com rosa e algumas todas pink...vou ver se tenho alguma foto em casa e posto a noite pra vc ver....
fiz algumas estacas, dessa e de uma vermelha mas a segunda é de folhas miudas, da outra vermelha não lembro de ter feito, ou se fiz não vingou nenhuma, derrepente logo tenho alguma coisa... se vingar derrepente te mando alguma....
abraços.. _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 7:12 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Dando uma pequena contribuição!
Tempos atrás fiz uma enxertia de raízes da azaléia (anã-não própria para bonsai) a título de experiência.
Funcionou perfeitamente, conforme fotos abaixo.
Plantei 4 mudas no chão (juntas) e depois coletei e passei para um vaso.
Apenas não saberia dizer se enxertia de tronco funcionaria da mesma maneira.
abraço
POR OCASIÃO DA RETIRADA DO SOLO
2 ANOS DEPOIS
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 7:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
De todas as informações postadas, a única coisa aproveitável foi o fato de que, ao usar mudas novas e de caules finos, dificilmente voce poderá juntar mais de duas plantas de cada vez, sob o risco de que ao ficar uma parte da madeira muito exposta, pela retirada excessiva de casca, por menor que seja a area de contato, isso poderá acarretar a morte das plantas envolvidas.
Então, "colar" duas plantas uma na outra, é viável e com resultado possível. No entanto, se sua opção for tentar fundir mais de duas por vez, usando uma como base (chamamos planta-mãe) e as demais como acessórias (plantas-filhas), é grande o risco de que sua empreitada leve a perda material irreversível.
Um pequeno esclarecimento: não existem plantas frágeis ou plantas fortes, todas são plantas e requerem cuidados especiais para lidar com elas, em se tratando de azaleas. Dizer que uma variedade é robusta mais que outra, por essa outra ter sido originada em viveiro, seja em Holambra ou no Japão, é pura balela, não condiz em nada com a realidade.
De fato há inumeras variedades de azalea e rododendros, sendo que as ideais para o cultivo visando o bonsai apresentam folhas pequenas e flores de petálas individuais. No mercado há algumas variedades de folhas pequenas e flores chamadas de "dobradas", por apresentarem petalas em forma de rosa cheia, que tem uma aceitação bem maior que as de flores simples pela maioria dos paisagistas e arranjadores florais. Logo, essa variedade tem uma saída de venda muito maior, o que barateia seu custo, em relação a variedade de flores simples, que por terem uma saída menor no mercado, são mais caras.
Dentre as variedades de azaleas disponíveis no mercado, há uma que é muito usada em jardinagem e paisagismo, denominada "obtusa", que apresenta flores e folhas grandes, sendo que as flores podem ser simples ou compostas, a depender do gosto do fregues. A vantagem dessa variedade é seu crescimento mais rápido, sua resistencia ao clima tropical, vez que "aguentam" mais o tranco quando plantadas em jardins, sob exposição solar constante, que as outras variedades, que preferem locais mais sombreados para seu desenvolvimento.
Voltando então ao seu trabalho, devo salientar que é importante destacar essas diferenciações quanto às variedades de azaleas, pois ao escolher as plantas com que irá trabalhar, é de grande relevãncia determinar desde logo o tipo e tamanho de folhas e flores das plantas, pois dessa maneira, quando atingir o resultado buscado, terá ao menos garantido um pormenor interessante ao trabalho.
Minha sugestão, no caso, é que voce proceda a tentativa de fundir dois caules apenas, um contra o outro, aos pares. Isso significa fazer uns quatro ou oito pares, por exemplo. Dentro de uns dois ou tres anos, quando ocorrer a fusão, então poderá usar esse material para fundir com outro material, com garantias maiores de sucesso na empreitada.
Devo ressaltar que contrariamente ao que voce postulou, deverá sim reduzir parte do sistema radicular dessas mudas, pois que a parte a ser fixada contra o caule de outra planta não deve apresentar raiz, pois ela poderá atrapalhar a fusão quanto a fixação correta. Reduzir a massa aerea tambem é importante, pois que a planta estará perdendo seiva até que consiga estabelecer circulação ambígua, entre uma planta e outra, e se parte da seiva continua a alimentar uma massa muito grande de folhagem, galhos e novas brotações, seu trabalho poderá não resultar tão satisfatório quanto.
Ou seja: unindo pares agora, projeta-se que dentro de tres anos, ocorrendo fusão entre eles, possa usá-los então para fundir uns aos outros, aumentando dessa forma a quantidade de plantas unidas, sem que corra o risco de perda material. Em se tratando de azalea não me surpreende esse tipo de intervenção lenta, vez que trata-se de um arbusto extremamente complexo no que tange a intervenções do cultivador, como aramação, poda e desfolha, por exemplo.
Voltando as variedades de azalea, é importante frisar que adotamos, na maioria das vezes, o cultivo de uma variedade denominada SATSUKI, que em japonês faz referencia ao período em que florescem naquele país (mes de maio). A azalea satsuki, por sua vez, apresenta sub variedades que podem chegar a umas 119 plantas diferentes, com flores em tonalidades as mais variadas, troncos robustos ou não, folhas pequenas ou médias, flores simples, compostas (dobradas), estriadas, estreladas, etc. Veja o nome das mais conhecidas e cultivadas no Japão:
http://satsukimania.net/index.php/variety.html
Dentre essas todas, umas poucas fazem parte do nosso repertório, graças ao empenho de cultivadores que trouxeram em sua bagagem, escondidas, mudas pequeninas, cultivando-as em solo nacional, e distribuindo-as, disseminando seu cultivo Brasil afora. No Japão o cultivo de azaleas e rododendros é coisa séria, sendo que a maioria dos bonsaistas que as cultivam não cultivam nenhuma outra espécie, apenas elas. Há torneios, exposições e campeonatos, onde apenas são apresentadas azaleas e rododendros:
Na imagem acima, por exemplo, as poucas plantas que não são azaleas fazem parte da apresentação apenas como plantas de acento ou acessórias, figurando em segundo plano e nem são relevadas ou apreciadas pelos entendidos japoneses que frequentam o local. rssss
E se voces acham caro as mudas comercializadas em nosso país, é por que não viram ainda os preços que elas valem lá fora:
http://www.sohjuensatsukibonsai.com/SohjuenSatsukiBonsai/large-satsuki-bonsai-variety-kozan-ff8081811ba38dc1011c38576ce01b65-p.html
Até o solo (substrato) em que são cultivadas é diferenciado. Enquanto na maioria das outras espécies usam o Akadama, para azaleas e rododendros usa-se um solo especial, chamado KANUMA, cujo preço tambem é cotado em dolar:
Dentre as 119 sub variedades de satsuki, a minha predileta é a KINSAI:
Recentemente, há coisa de uns dois anos, um senhor japonês, residente a uns 40km da minha casa, trouxe do Japão, escondida na mala, uma azalea dessa variedade. Aguardo ansioso por um contato com ele, a ser ainda agendado, para tentar negociar uns dois ou tres galhinhos dessa planta, e dessa forma dar inicio ao meu "plantel" de azalea satsuki kinsai. Vou levar para ele algumas plantas que certamente despertarão seu interesse pela permuta, sendo uma dessas de origem japonesa que sei que ele não possui, chamada HAZE (leia razé), cujo nome cientifico é Rhus sucedanea.
Finalizando, informações interessantes: no Japão é publicada uma revista mensal sobre bonsai de Satsuki, que ostenta na capa justamente esse nome mesmo. Tenho um exemplar, comprado em São Paulo, na livraria Fonomag, que fica na Liberdade e importa, a pedido, revistas, livros e outras publicações, inclusive midias, diretamente do Japão. Claro, tudo escrito em japonês, né? rssss Muito interessante essa revista, traz artigos e dicas sobre cultivo e trabalhos de bonsai com azalea e rododendros, então creio que se alguem resolver se dedicar apenas ao cultivo delas, eis um excelente veículo de leitura e aprendizado. Veja que lindeza uma expo de big azalea satsuki:
Um passo a passo interessante sobre o reenvase de uma satsuki estilizada Ishitsuki (estilo raiz sobre rocha):
http://satsukimania.net/index.php/tips/repot.html
Um video, para aqueles que preferem aprender com movimento:
http://satsukimania.net/index.php/tips/repot/repot-example2.html
Capa da revista SATSUKI, que mencionei. O nome, claro, está escrito no alfabeto Hiragana, em vermelho:
Me perdoem o excesso, mas o tema é realmente apaixonante, na minha humilde opinião....rssss _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Anderson Lima e Castro
Registrado: 15/11/11 Idade: 54 Mensagens: 41 Localização: Sarzedo- MG
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 8:19 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Nick, boa noite! Quem me dera ter 0,5% da sua sabedoria sobre Bonsai! Seus comentários são verdadeiras aulas. Parabéns pelo texto. Muito explicativo. Um abraco! _________________ "Se não sabes, aprende. Se já sabes, ensina."
Confúcio |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 18, 2012 11:39 pm Assunto: |
|
|
Fala gente,
Fabio, blz, depois trocamos informações sobre suas atuais estacas e as minhas futuras... vamos como me saio, nunca fiz nenhuma...
Elio, muito bonita sua planta... linda mesmo.... apesar de não ser o mesmo processo já me animei....
Nicky, Nicky, Nicky... o que falo para você... na falta de algo melhor... obrigado, de coração... este mundo do bonsai tem sido uma novidade atrás de outra e os seus posts são sempre uma aula a todos, como disse o amigo Anderson...
vou fazer o melhor possível e tentar honrar a atenção de todos tem desprendido....
Aliás Nicky, só para constar... me interessei nessa empreitada depois de, na minha primeira semana de fórum, ver um post seu falando sobre a paixão que as azaléias despertam no Japão... a partir daí comecei a pesquisar imagens e outras informações e fiquei maravilhado com o que vi... obriga por inspirar o mais inexperientes como eu...
Abraços a todos |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 12:01 am Assunto: |
|
|
Acompanhando!
Assunto diferente, vamos acompanhar. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|