|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
WFROTA 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 8:13 pm Assunto: Ajuda |
|
|
Algum tempo atras (ago/2010)achei essa planta em um terreno abandonada ate postei pedindo opinião da galera, ela deveria ter uns 10 anos, nao sei bem.
Resumindo fiz uma alporquia que resultou em duas plantas uma delas e essa.
Bem hoje com 15 meses resolvi mexer para melhorar seu estilo.
?
Uploaded with ImageShack.us
Dei uma limpada para ver bem os galhos, agora não sei bem oque fazer o que acham?
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 8:50 pm Assunto: |
|
|
WFROTA, primeiramente um fícus plantado no chão por 10 anos seria uma árvore bem grande, essa ai que você coletou não tem nem 2 anos. O único jeito de um fícus de 10 anos ficar desse tamanho seria se ficasse plantado por esse tempo em um vaso bem pequeno e sem furos no fundo encostando na terra ou dentro de uma fenda de parede ou calçada e sem espaço nenhum para crescer, se foi um desses casos talvez tenha 10 anos, se estava no chão não tem a menor possibilidade.
Eu acho que o estilo mais óbvio a seguir é o hokidachi, já que a disposição dos galhos já apresenta esse caminho.
Ele tem um sério problema no tronco que é a conicidade invertida (base mais fina que alguma parte superior do tronco), que mesmo sendo pequena no caso dessa planta ainda sim pede uma correção. O ideal seria que você fizesse uma alporquia no meio do tronco para resolver o problema, a altura ideal, para mim, seria logo acima da mancha mais escura no tronco. Depois ele deve ser colocado em um vaso de treinamento, bem raso e largo, com um desses pratinhos que se põem embaixo dos vasos, com as raízes bem distribuídas de forma radial para que engrossem um pouco e formem um bom nebari.
Abraço! |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 9:32 pm Assunto: |
|
|
legal! acompanhando..... |
|
|
 |
WFROTA 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 10:19 pm Assunto: |
|
|
Não tenho muita experiencia na questão idade, mais esse estava em vaso e ficou por muito tempo ater ser abandonado. segundo uma vizinha o dono morou na casa mas de 8 anos e trouxe a planta com ele.
Não tem outro jeito de tirar essa imperfeição? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 11:00 pm Assunto: |
|
|
WFROTA para resolver a conicidade invertida outra opção seria deixar um galho de sacrifício crescer na base do tronco e engrossar até que a base fique mais grossa do que a parte de cima, para isso você teria que colocá-lo em um vaso grande e controlar os galhos da copa.
O problema é como faze surgir esse galho. Você poderia tentar a técnica da agulha, ou seja, espetar uma agulha um pouco acima do local onde você quer criar o galho, mas não é garantido o sucesso dessa intervenção em todos os casos.
Você também poderia fazer podas regulares e adubar bem, quem sabe o tal galho não aparece, ainda mais se combinar com a técnica da agulha.
Para explicar melhor a idéia da técnica é interromper parte do fluxo de seiva que iria para os galhos ai a planta "entende" que foi podada e passa a alimentar uma nova gema abaixo do local da intervenção. |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 48 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 11:11 pm Assunto: |
|
|
Acompanhado !!!!!!!!!!! |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Jan 25, 2013 4:27 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|