FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primeira Pitanga
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Filype Sávio

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 5:08 pm    Assunto: Primeira Pitanga Responder com citação

Para iniciar minha participação aqui no fórum, gostaria de tirar muitas dúvidas.
Como contei na apresentação, essa foi minha segunda planta para tentar aprender a arte do bonsai.
Comprei uma simples muda de pitanga com aproximadamente 80cm de altura e cortei com aproximadamente 25/30cm
direcionando os galhos de forma que ficassem mais horizontais, resultando nisso depois de pouco mais de 1 semestre:

Se reparar bem, muitas folhas estavam enrugadas. Então pensei que poderia ser duas coisas: muita água ou pouco sol, tendo em vista que estava na sacada do apartamento, que pegava um pouco de sol da manhã e era molhada todo dia.

Resolvi levar pra outro lugar que recebe sol da manhã e um pouco da tarde, troquei de pote e terra (não coloquei caco de cerâmica nem areia, mas pretendo colocar futuramente), depois de uns dias desfolhei por causa da folhas enrugadas (em dezembro) e podei vários galhos.

Desde o inicio, não aramei os galhos por serem muito finos, apenas amarrei com linha mesmo para baixar os galhos.

Acho que maltratei bastante ela, mas não foi minha intenção.

Notei que depois dessa intervenção que fiz, estão saindo vários brotos e a maioria não está enrugada.

Agora minhas dúvidas:

1) Errei muito fazendo isso?
2) Sugeriram reduzir a altura cortando acima do segundo galho, mas gostaria de saber se eu poderia colocar em um vaso maior enterrando parte do "tronco" dela pra tentar forçar um enraizamento mais alto e futuramente cortar a raiz existente quando transplantar pra um vaso menor. Isso funciona?
3) Lendo outros tópicos, vi que devo colocar em outro vaso mais espaçoso ou no chão para tentar engrossar o tronco, além de colocar um substrato melhor, correto?
4) Qual o real motivo pras folhas ficarem enrugadas?
5) Posso colocar um pouco de farinha de osso e torta de mamona? Qual a quantidade e o período?

Vou deixar ela se recuperar, mas gostaria de sugestões.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
matheus kochem

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 10:22 am    Assunto: Responder com citação

1-na minha opinião fez certo sim , deiche ela agora em um local com boa quantidade de sol, apenas eu n teria colocado em uma vasilha transparente pois as raízes são foto senciveis ou seja n gostam de luz então perto das bordas n ira ter raízes prejudicando a planta por isso sempre utilize vazos escuros .
2- eu n cortaria , aramaria esse tronco q ainda é fino reduzindo sua altura mas deixando com a mesma quantidade de tronco , e a respeito de enterrar o tronco com a pitangueira e as arvores da família dela como jabuticabas , Guabiju , cereja do riu grande , uvaia , etc , n da certo elas n crescem raízes nem adianta q n dá certo ....
3-correto eu prefiro colocar no chão , mas caso vc n tenha como utilize a técnica de escorredor e mamadeira , vazo maior eu prefiro pra tuias e pinheiros , pra outras plantas n recomendo
4-pode ter cido praga , muito nitrogênio no substrato ou falta de sol , mas isso acorre na natureza acho q n é motivo de preocupação com a saúde dela apenas da sua estética mesmo
5- como seu substrato tem nutrientes já eu n adubaria agora esperaria uns 3 a 4 meses para adubar
bem lembre-se q posso estar erado em algo n sou o dono da razão apenas estou tentando ajudar com meu conhecimento propio sorte ai amigo e tudo de bom pra vc e suas plantas ...
WFROTA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião tem que ir para a mamadeira e adubar bastante com caltela é claro.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filype Sávio

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Como troquei o vaso e fiz essas intervenções em dezembro, acho que vou colocar no escorredor, mas sem alterar o substrato que ainda é novo, apenas completar com um substrato mais grosso.

Acredito que vou ter uma certa dificuldade de aramar o tronco, pois não achei muito flexível. Vou tentar deixar um ou dois dias sem molhar.
matheus kochem

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2013 12:33 am    Assunto: Responder com citação

sem molhar n vai adiantar nada eu acho q fazendo pequenos cortes orrizontais vc conseue novos brotos em novas alturas fazendo assim novos galhos sem precisar cortar a arvore
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2013 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Filype, eu reafirmo as recomendações do Matheus e do WFrota!

1) Se for deixar em um vaso, que seja um maior que esse aí e fosco.
2) Não corte nada por agora, espere ela se recuperar mais. Depois que estiver melhor, vc decide o que faz com o tronco.
3) Se não tiver como colocar no chão, use a técnica do escorredor/mamadeira. Tem até um passo-a-passo no site do Atelier do Bonsai. Se não tiver como fazer isso também, coloque numa bacia bem furada e com substrato drenante na proporção 70/30.
4) As folhas da pitangueira às vezes dão isso mesmo. Muitas vezes é a alta alcalinidade do solo como o nosso amigo Matheus mesmo disse. Mesmo uma grande que tem no sítio dos meus pais dá isso vira e mexe. Você fez bem, não se preocupe. Mas se começar a aparecer algum fungo ou praga, nos avise.
5) Nada de adubar agora. Espere uns 3 ou 4 meses pra fazer isso.

Eu só não faria cortes por agora porque ela já foi meio maltratada. Espere uns 3 meses para ela se recuperar e então veja o que pode ser feito.

Abraços.
Filype Sávio

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2013 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas orientações pessoal.
Ela está se recuperando bem, com vários brotos.
Vou colocar no escorredor e esperar mais alguns meses para enviar novas fotos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: