|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bernardo Vieira
Registrado: 26/02/13 Idade: 41 Mensagens: 3 Localização: Petrópolis-RJ
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 1:29 pm Assunto: Eu posso ter um? |
|
|
Boa tarde amigos. Moro em apartamento e sempre gostei de Bonsai. Tenho uma área para dentro do prédio, onde bate sol 1 hora por dia, e tem épocas do ano que eu acredito que nem chegue a isso.
É possível eu ter um Bonsai? |
|
|
 |
maga_andreati

Registrado: 05/02/13 Idade: 33 Mensagens: 41 Localização: Jundiaí-SP
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 3:55 pm Assunto: |
|
|
com vontade, sempre é possível, apesar de não ser ideal...
tem várias espécies que se adaptam bem à vida com pouco sol direto, como Buxus, Carmona, Ficus e Serissa, mas, mesmo elas precisam de bastante luminosidade...
se estiver realmente querendo, pode pensar em iluminação artificial, com lâmpadas vendidas em lojas de aquário.. se não me engano, as lampadas feitas para aquários marinhos suprem satisfatóriamente a função do sol...
tem essas lampadas aqui também que não sei direito quais são: http://www.atelierdobonsai.com.br/Bonsai_dentro_de_casa.php
claro que isso requer um investimento mais pesado...
conselho: compre algumas serissas e uns ficus, e deixe-as perto da janela...tenho certeza que vão viver tempo sufuciente para que vc saiba se gosta realmente de bonsai ou não... se gostar mesmo, daí vc pensa em outra coisa, como essa iluminação artificial, ou até mesmo utilizar um espaço 'emprestado'... |
|
|
 |
Bernardo Vieira
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 4:12 pm Assunto: |
|
|
Maga, obrigado pela resposta.
Sou aquarista e tenho aquário marinho em casa. E se tem uma única coisa que me incomoda nesse hobby é a conta de luz. Exatamente pela quantidade e intensidade de iluminação.
Quero ter bonsai, mas sem gastar muito. Essa minha área apesar de ter pouco sol, luminosidade é que não falta. E isso me dá um pouco de esperança.
Vou começar a pesquisar sobre essas espécies que você citou. Para isso, já peço se me indica alguma loja virtual, já que na minha cidade não encontro nada sobre o assunto.
Dicas sempre são bem vindas, mais alguma coisa que para já, eu devo saber? |
|
|
 |
maga_andreati

|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 4:30 pm Assunto: |
|
|
http://www.idealbonsai.com.br/ -> comprei várias coisas nessa loja, inclusive alguns bonsais e eles chegaram extremamente bem... bem amarrados e com musgo para não perder umidade, nem sentiram a viagem =D.. enfim, recomendo muito essa loja...
http://www.obonsai.com.br/site/ -> esta é de Curitiba, fui até lá fazer um curso (que por sinal foi excelente, se tiver condições, faça, e aproveite para conhecer o centro gastronômico de Curitiba, pois vale a pena). A loja é imensa e o pessoal entende muito. Não fiz nenhuma compra virtual ainda, mas tenho certeza que são de confiaça...
mas desconheço se alguma delas tem algo de iluminação...
citei a luz de aquário, mas nunca testei com bonsais, apenas li a respeito. Aqui em casa tem uns cactos que ficam do lado do aquario (doce) e acabou até crescendo meio torto, pois só recebe a luz do aquario por um lado... |
|
|
 |
Bernardo Vieira
|
|
|
 |
maga_andreati

|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 5:03 pm Assunto: |
|
|
hum, não entendo NADA desta espécie, mas pelo formato das folhas, arriscaria dizer que não suportaria pouco sol direto...
como regra geral, as árvores com folhas maiores e mais 'frondosas' se adaptam à falta de sol, já as com folhas em forma de agulha, como pinheiros, não se adaptariam de jeito nenhum...
veja se vc se interessa por alguma dessas:
http://www.idealbonsai.com.br/pre-bonsai-serissa-05-anos-p4987/
http://www.idealbonsai.com.br/pre-bonsai-serissa-05-anos-p4989/
as duas tem muito potencial, e esta espécie suporta bem pouco sol... to me coçando de vontade de comprar essa segunda, mas esse mês já gastei muito com bonsais rsrs |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 8:56 pm Assunto: |
|
|
Bernardo,
O cedro é um pinheiro. Precisa de pelo menos 6 horas de sol.
Não compre nenhum tipo de pinheiro.
Ouvi dizer que o Piteco pode ficar em áreas internas com boa iluminação. O meu pega 3 horas por dia de sol e está ótimo.
Um abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 9:36 pm Assunto: |
|
|
Bernardo, realmente a Nana não é uma boa opção!
Recomendo: Ficus, Ligustro, Serissa...
Daí, Igor! Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 9:55 pm Assunto: |
|
|
Além destas e talvez a melhor de todas seria a Scheflera, que muitos vendem como bonsai para interiores... _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Qua Fev 27, 2013 12:26 am Assunto: |
|
|
O Ficus muitas vezes é utilizado como planta ornamental para interiores, resiste e se adapta bem ao pouco sol e luminosidade... |
|
|
 |
HenriqueBanda
Registrado: 11/02/12 Idade: 33 Mensagens: 25 Localização: Santos-SP
|
Enviada: Ter Mar 19, 2013 11:46 am Assunto: |
|
|
Sobre a iluminação artificial, tenho a mesma situação aqui, comprei um ulmus que ficou com poucas folhas devido a falta de sol.
Então comprei luzes artificiais para aquário e tive resultados muito bons, se quiser dar uma olhada no post que fiz esta semana sobre as luzes, segue o link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23247 |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Ter Mar 19, 2013 3:21 pm Assunto: |
|
|
Minha namorada possui uma Serissa que se adaptou perfeitamente ao ambiente de apartamento, pegando pouco sol durante o dia. Acho que é uma espécie adequada, tendo ainda as qualidades de possuir grande resistência e crescimento acelerado. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|