FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como se usa farinha de osso e torta de mamona?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 15, 2013 8:32 pm    Assunto: Como se usa farinha de osso e torta de mamona? Responder com citação

Tenho duas plantas, um buxinho recém adquirido e uma caliandra que estou cuidando tambem.
nao adubei nenhum deles pois tenho medo de fazer alguma idiotice, então pesquisando aqui vi que muita gente recomenda a dupla farinha de osso+torta de mamona, mas nao sei como usa-los.
qual seria o esquema? dentro de pote em cima do substrato ou misturado ao mesmo?

att Rolling Eyes
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 15, 2013 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Quando eu uso coloco um deles próximo às bordas do vaso e misturo levemente com a terra da superfície. Após colocar o fertilizando regue o substrato.
É recomendado que não coloque os dois juntos. Um mês usa um e no outro mês o outro.

Denis
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 16, 2013 12:36 am    Assunto: TM+FO Responder com citação

Ola jose carlos se usa os dois juntos eu faco uma mistura assim 1kg de torta de mamona e meio de farinha de osso coloco uma colher de sopa em dois litros de agua faco a mistura pela manha deixo ate a tarde depois rego minhas plantas e uma hora depois rego com a mistura.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 16, 2013 8:01 pm    Assunto: Re: TM+FO Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola jose carlos se usa os dois juntos eu faco uma mistura assim 1kg de torta de mamona e meio de farinha de osso coloco uma colher de sopa em dois litros de agua faco a mistura pela manha deixo ate a tarde depois rego minhas plantas e uma hora depois rego com a mistura.
Abracos

eu só tenho um vaso pequeno, ai essa mistura pra mim é inviavel pois é muito.
nao vou usar isso tudo de uma vez. Rolling Eyes
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 16, 2013 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Na caixa da torta de mamona e farinha de osso que possuo (fabricante Dimy) tem a recomendação de não usar os dois produtos juntos. Já li que quando coloca junto ocorre uma reação entre os produtos que não é boa para a planta.
Eu uso mensalmente 1 colher de sobremesa rasa de um dos produtos (isto para um vaso de aproximadamente 25 x 17 cm). No mês seguinte coloco o outro

Denis
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 16, 2013 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

O fato de estar escrito na caixa para não misturar é por outro motivo: a possibilidade de intoxicação de animais domésticos. Como a torta de mamona é tóxica e a farinha de osso atrai especialmente cães, se estiverem misturados eles acabam ingerindo os dois correndo risco de intoxicação. Agora, quanto ao efeito de adubação em si, é indicado usar os dois juntos. Pode misturar ao substrato ou fazer trouxinhas em um pano bem fininho e perfurado como tule por exemplo, ou mesmo sombrite e colocar sobre o substrato do vaso. Com a rega ele vai escorrendo aos poucos para dentro do substrato. Também se pode fazer uma mistura dos dois e adicionar um pouco de farinha, umedecer e fazer 'bolinhas" que serão colocadas sobre o substrato(a farinha serve para fazer a "liga" das bolinhas) mas isso só vale em caso de não a possibilidade de animais domésticos por perto, pois o risco de ingestão com esta mistura é muito grande. enfim, cada um tem que encontrar a maneira que mais se adequa a seu caso.
Abraço
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 16, 2013 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

não tenho animais domésticos, nem pretendo ter, logo nao tenho esse problema.
Laughing
estamos em pleno inverno, tenho um buxinho e uma caliandra, convém fazer alguma coisa de adubaçao ou não é a epoca?
abs
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

josecarlosbarros escreveu:
não tenho animais domésticos, nem pretendo ter, logo nao tenho esse problema.
Laughing
estamos em pleno inverno, tenho um buxinho e uma caliandra, convém fazer alguma coisa de adubaçao ou não é a epoca?
abs

José, como tem poucas plantas, pode fazer as ilulas, mas eu te orientaria a procurar o osmocot, ele mantera a planta adubada de 3 a 9 meses dependendo de qual comprar, minhas plantas evoluiram muito quando passei a uzar o osmocot ao inves do TM, FO.
Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 18, 2013 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Josecarlos, não tendo animais domésticos pode usar a dupla juntinha sem problemas. E apesar de ser inverno este tipo de adubação pode ser feita também. A dica do amigo Djalmo quanto ao uso do osmocote é verdadeira. Mesmo assim, se quiser 'bombar' a planta mesmo pode usar a torta de mamona e farinha de osso também. O osmocote tem uma gama mais variada de nutrientes, macro e micro, mas eu prefiro usar ele somente como adubo de manutenção, ou se for para "bombar' associado a outra adubação.
abraço
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

Também pode usar na forma líquida. Deixe 1 mês fermentando em água.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: