Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 12:23 am Assunto: Adubo e potássio |
|
|
Olá pessoal!
Postei em outro tópico de discussão, mas gostaria de tirar a dúvida aqui: uso torta de mamona e farinha de osso como adubo para meu bonsai, mas, na composição, não é indicado potássio (K), um dos macronutrientes importantes para a árvore. Vocês recomendam utilizar algum "complemento" nesse sentido?
Li que 10% de cinza de madeira pode compensar a carência de potássio. Posso usar, como substituto, carvão vegetal moído?
Desde já, agradeço! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 11:41 am Assunto: |
|
|
VC pode usar a cinza de madeira sim amigo Richard, eu ainda n usei, pois estou trablhando num projeto de pallets com ração de passáros(não atrai mosca).. mas assim que ver o resultado, vou separar umas plantas para poder fazer outros pallets com cinza e assim poder comparar os resultados... espero ter ajudado...
Sucesso... |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 2:07 pm Assunto: |
|
|
Richard,
Já encontrei material na internet dizendo que o próprio carvão vegetal também seria uma fonte de potássio. Porém, li também que é necessário tomar cuidado na quantidade, pois há o risco de queimar as raízes da planta. Não sei dizer se isto realmente procede, e caso seja verdade, não vi nenhuma matéria explicando o porquê. O melhor mesmo é usar cinza de carvão ou de madeira, que já é um método consagrado por vários amigos aqui do fórum de fornecer potássio organicamente para as plantas.
Espero ter ajudado e se escrevi besteira, por favor me corrijam, pois estamos aí para aprender também!
Abraço |
|
|
 |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Ago 15, 2013 10:13 pm Assunto: |
|
|
Simba, obrigado! Em outro tópico, a questão acabou ficando clara. Optarei mesmo pelas cinzas de madeira, afinal não é difícil comsegui-las:
Grande abraço! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
|