FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaleia para minha esposa, quem me ajuda?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2016 2:15 pm    Assunto: Azaleia para minha esposa, quem me ajuda? Responder com citação

Olá queridos, tudo bem com todos? Outro dia, fui a uma floricultura aqui em Curitiba com minha esposa, e pra nossa alegria, perdida no meio de um monte de plantas de galhos finos, encontramos essa azaleia aqui. Ela tem 8 milímetros de tronco e parece ter um nebari legal. Custou 18 "Temers".

Estou com dúvidas sobre quais galhos devo tirar; será que vcs podem dar algumas sugestões?

Vc verão nas fotos um galho, no que me parece ser o lado de trás (decisão tomada com base no nebari), que daria profundidade para a planta está muito quebrado. Talvez o melhor seja retirá-lo. Há uma brotação saindo logo abaixo do galho quebrado; pensei usá-la para repor este galho, caso os amigos considerem uma boa ideia. No mais, aguardo a ajuda dos nobres colegas.


Pensei neste lado para a frente da árvore, o que vcs acha (não consigo redimencionar esta primeira foto de modo nenhum)








A foto a seguir é o lado esquerdo em relação a primeira foto.






Este é a parte de trás em relação à primeira foto






Abaixo o lado direito em relação à primeira foto. Aqui vcs verão o galho quebrado.






O rachado está bem na base do galho, ao seu lado esquerdo. Essa seta indica a brotação que disse que talvez possa ser usada para repor este galho, caso ele seja necessário para este projeto. Na 7ª foto dá pra vê-los bem de outro ângulo.



Acho que é isso. Aguardo a preciosa ajuda dos amigos e boa noite a todos.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2016 3:57 pm    Assunto: Responder com citação



Boa tarde!
Tomando esta foto como frente, se minha fosse, retiraria o galho quebrado que é este junto aos brotos, certo? Isso iria abrir uma linha para a visualização do tronco, os brotos novos tb saem, será preciso muitos anos para ficarem compatíveis com o resto, não vale a pena.
Isto feito, escolha 3 ou quatro galhos da mesma espessura e em posições distintas. faça uma poda drástica, reduzindo a altura deles para uns 20cm apenas. Os de fora ligeiramente mais curtos que os de dentro da planta, para facilitar a triangulação futura para um hokidashi. . Esta é uma possibilidade, aproveitando a profusão de galhos, ou tb poderá escolher apenas um deles e trabalhar com a intenção de um moyogi...

Espero ter ajudado.

Um forte abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2016 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Sergio Batalini escreveu:


Boa tarde!
Tomando esta foto como frente, se minha fosse, retiraria o galho quebrado que é este junto aos brotos, certo? Isso iria abrir uma linha para a visualização do tronco, os brotos novos tb saem, será preciso muitos anos para ficarem compatíveis com o resto, não vale a pena.
Isto feito, escolha 3 ou quatro galhos da mesma espessura e em posições distintas. faça uma poda drástica, reduzindo a altura deles para uns 20cm apenas. Os de fora ligeiramente mais curtos que os de dentro da planta, para facilitar a triangulação futura para um hokidashi. . Esta é uma possibilidade, aproveitando a profusão de galhos, ou tb poderá escolher apenas um deles e trabalhar com a intenção de um moyogi...

Espero ter ajudado.

Um forte abraço.


Olá Sérgio, tudo bem brother?

Claro que foi de grande ajuda. Desde que a comprei pensei encaminhar ou para troncos múltiplos ou um hokidashi.

Sérgio, pelas fotos, vc arriscaria quais galhos deveria ficar?

Abraços
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2016 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde!
Como ainda esta no torrão original, está né??? vc pode limpar esse tronco e ir descendo até achar as raízes grossas, que vão formar o nebare, procure com um hashi ( palito, espetinho, chave de fenda...) Com esse procedimento vc vai ganhar alguns cm de tronco, acredito que tem um tronco enterrado aí...depois de descobrir e escovar o tronco e o nebare, vc escolhe os galhos em função das raizes...A intenção é escolher como frente a posição em que o nebare e o tronco forem mais largos. O nebare aparente, o tronco baixo e os galhos em posições radiais fornecerão os itens para um hokidashi ou múltiplos troncos que tb é bem legal e parecido. No hokidashi vc trabalha uma copa com todos os galhos. Múltiplos troncos, cada tronco tem sua copa individual, mas armonizando com o conjunto, como se fosse uma floresta...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2016 4:02 pm    Assunto: Azaleia para minha esposa, quem me ajuda? Responder com citação

Sérgio... comecei a limpar o tronco como vc sugeriu, mas parei. Tem muita, mas muita raiz capilar logo na superfície. Usando o hashi estou ferindo muitos destas raízes capilares. Dei um jato de água por cima, mas ouvi falar que nunca se deve lavar as raízes de uma azaleia. Cerca de 1 cm abaixo da primeira foto encontrei um raiz grossa, cerca de

Decidi parar e esperar sua orientação. Veja as fotos

[/img]http://imgur.com/kaYj6Z2.jpg[img]

[/img]http://imgur.com/sOaqHUp.jpg[img]

[/img]http://imgur.com/ml9l1G6.jpg[img]

[/img]http://imgur.com/VOBUEKs.jpg[img]
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 19, 2016 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Não abriu as fotos;....
Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2016 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Dando uma força ao amigo.








_________________
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/


www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2016 10:29 am    Assunto: Azaleia para minha esposa, quem me ajuda? Responder com citação

Faaala Jõao Paulo, muito obrigado pela ajuda.

Vi que não havia aparecido a foto, tentei corrigir, mas como não consegui, deixei de lado.

Obrigado mesmo.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil