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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO
Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
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Enviada: Qui Nov 16, 2006 1:37 am Assunto: 2006 China International Penjing & Shangshi Expo |
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Pessoal, os interessados no penjing não deixem de conferir as fotos da “2006 China International Penjing & Shangshi Expo” no site de Man Lung. Para facilitar o link é
http://www.manlungpenjing.org/eng-guest-frame-2.html _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
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araldi 3.o PASSO
Registrado: 17/04/05 Mensagens: 401 Localização: Palotina - PR
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Enviada: Qui Nov 16, 2006 10:17 am Assunto: |
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Parabéns Duprat pelo site, muito interessante.
Um abraço
Araldi _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
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duprat 5.o PASSO
Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
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Enviada: Qui Nov 16, 2006 2:01 pm Assunto: |
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Legal né?
A maioria já conhece o site mas esquece que vez ou outra entram novidades.
Uma cois me intrigou. Tem diversas árvores que são apresentadas isoladas, sem sequer uma pedrinha. Fiquei a pensar o que caracteriza uma árvore destas como penjing.... _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
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Marquitus 2.o PASSO
Registrado: 10/04/06 Mensagens: 257 Localização: Bento Gonçalves - RS
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Enviada: Qui Nov 16, 2006 3:16 pm Assunto: Re: 2006 China International Penjing & Shangshi Expo |
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Poxa, lindos trabalhos!
Não conhecia esse site.
Obrigado por compartilhar!
Um abraço!
Marcos |
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bs_freitas 2.o PASSO
Registrado: 03/09/05 Mensagens: 371 Localização: salvador-BA
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Enviada: Ter Nov 21, 2006 9:16 pm Assunto: |
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duprat escreveu: | Legal né?
A maioria já conhece o site mas esquece que vez ou outra entram novidades.
Uma cois me intrigou. Tem diversas árvores que são apresentadas isoladas, sem sequer uma pedrinha. Fiquei a pensar o que caracteriza uma árvore destas como penjing.... |
Duprat,
na verdade a exposição enfoca penjing,mas não traz somente o penjing,já que é impossivel penjing sem bonsai,ou seja,não se separa uma coisa da outra,uma puxa a outra,tá tudo no mesmo barco! _________________ Bonsai para sempre....
Bruno S.Freitas
Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube
Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/
bs_freitas@hotmail.com |
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darkaso PARTICIPANTE
Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
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Enviada: Qua Nov 22, 2006 8:09 pm Assunto: |
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Valeu Duprat,
belas plantas e uma exposição que dá inveja aos nossos expositores. Bom espaço e próprio para expor plantas.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
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Campolina 1.o PASSO
Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
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Enviada: Sex Nov 24, 2006 2:30 pm Assunto: |
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Duprat, está aí aquele velho problema conceitual sobre Penjing e Bonsai.
O Penjing não é só quando existem elementos decorativos juntamente com a árvore, mas o cultivo de árvores e paisagens em miniatura segundo a concepção estética chinesa. Não se esqueça que o Penjing é mais antigo e foi dele que o Bonsai derivou. São artes semelhantes, mas com conceitos estéticos diferentes. O nosso erro é tentar misturar as coisas.
Existe a representação de paisagens também conforme os padrões estéticos japoneses aí sim utilizando o Bonsai, e é chamada Bonkei.
As artes, Penjing e Bonsai, são identicas nas tecnicas, mas diferem enormemente nos objetivos e principalmente nos padrões estéticos. |
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Mário A G Leal PARTICIPANTE
Registrado: 06/07/04 Idade: 79 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
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Enviada: Ter Nov 28, 2006 8:59 pm Assunto: |
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Com o intuíto de ajudar transcrevo um trecho que se encontra neste link da minha home page:
http://www.atelierdobonsai.com.br/penjing.html
PENJING
Esclarecimentos e informações
Desde há muitos anos venho usando o nome "penjing" para o que, na realidade é o "penjing landscape - terra e água". Verificando os comentários de artistas internacionais para o livro do Qingquan Zhao, o mais renomado mestre neste arte, é fácil observar que é uma expressão usada também em outros países para esta diferente Arte, senão vejamos o que diz Dan Barton, de Bristol, na Inglaterra:
"O mundo do penjing e do bonsai está em débito com Mr. Zhao por compartilhar, generosamente, sua experiência e sua Arte sobre este assunto....". Como as duas palavras se referem a bonsai, vê-se claramente que Dan Barton usa a palavra penjing para o "penjing landscape - terra e água".
Dan Barton, não está sozinho ao expressar-se assim pois, Hu Yunhua, de Shangai - China, autor do livro "Chinese Penjing and Penjing: The Chinese Art of Miniatures Gardens", no título do livro já nos diz do uso da expressão para este maravilhoso segmento da Arte Bonsai.
É bom saber que penjing é a palavra chinesa para bonsai. O venerável Xu Xiaobai, Presidente da Associação dos Artistas do Bonsai, na China, fez em 1996, o prefácio do livro de Mr. Zhao e, em certo trecho diz: "Na China, o Bonsai é dividido em duas categorias principais: árvore bonsai e paisagem de bonsai. Árvore bonsai (Tree penjing) é o que veio a ser conhecido no Ocidente como bonsai. Nos antigos escritos o bonsai era descrito como: a técnica de reduzir o dragão a uma polegada. Paisagem de bonsai - terra e água, é uma forma única de bonsai. Cria formas como a pintura e jardins"
O ideograma chinês e japonês para a palavra bonsai é muito semelhante. Ainda segundo Xu Xiaobai, esta arte (bonsai) teve seu início na Dinastia Han e Qin em 221 A.C. Isto nos mostra, neste momento, mais de 2000 anos de história. É fácil entender que a história do bonsai se confunde, em certo momento, com o desenvolvimento destas pequenas paisagens embora não tenhamos data para seu começo.
Espero ter ajudado a esclarecer _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
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darkaso PARTICIPANTE
Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
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Enviada: Qua Nov 29, 2006 5:32 pm Assunto: |
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Mário,
bem esclarecedor este artigo. Mostra que a diferença conceitual é bem próxima. Temos ainda que comparar as diferenças estéticas para que se possa definir uma e outra escola com maior clareza.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
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Campolina 1.o PASSO
Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
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Enviada: Qua Nov 29, 2006 7:28 pm Assunto: |
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Complementando, gostaria de transcrever alguns fragmentos de um texto da autora Karin Albert que faz algumas definições que acho muito interessantes acerca do Penjing.
A autora passou 5 anos na decada de 80 estudando Penjing na china e foi a primeira pessoa estrangeira a ser convidada a participar da Sociedade de Penjing de Shangai. É a tradutora e designer do livro de Qingquan Zhao e outros do tema.
"Penjing é a arte chinesa de criar paisagens em miniatura em uma bandeja. A palavra é composta por dois caracteres: “Pen” = vaso, recipiente ou bandeja, e “Jing” = paisagem.
Apesar do Penjing ser encontrado em diferentes variações, os próprios chineses reconhecem três categorias distintas:
Arvore Penjing – Shumu Penjing
Paisagem Penjing - Shanshui Penjing
Água e Terra Penjing - Shuihan Penjing.
Como uma pintura chinesa de paisagem, o Penjing é um estudo em contrastes. Num nível filosófico, sua representação de opostos é a evidência da conceitualização do artista chinês sobre o universo ser governado por duas energias cósmicas opostas, o Yin e o Yang. Artisticamente, os contrastes criam um ritmo e uma tensão dramática que é resolvida por um balanceamento dinâmico, um equilíbrio delicadamente sintonizado.
O artista de Penjing não busca criar a perfeição. Na verdade, arvores cultivadas em formas altamente estilizadas, onde cada ângulo, posicionamento de raizes e galhos são meticulosamente calculados por uma formula rígida não está de acordo com a preferência chinesa.
Longe de ser tão somente bonito, um penjing de destaque, deve aparentar ser completamente natural. Deve passar a impressão de ser uma criação espontânea da própria natureza – como um maravilhoso acidente da natureza." |
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Mário A G Leal PARTICIPANTE
Registrado: 06/07/04 Idade: 79 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
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Enviada: Qua Nov 29, 2006 8:14 pm Assunto: |
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Gostaria de colocar a minha própria definição para este tipo de Arte que me encanta, resultado de alguns anos pensando sobre este assunto:
"Capturar uma paisagem e aprisioná-la em uma bandeja (suiban) com a sutileza de detalhes é, fundamentalmente, a Arte do Penjing Landscape. Para que isto aconteça temos que deixar que nossa imaginação flua livremente dentro da expectativa que a Natureza nos oferece. Neste momento, ousarmos como criadores de pequenas Naturezas." _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
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duprat 5.o PASSO
Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
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Enviada: Qui Nov 30, 2006 5:16 pm Assunto: |
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Pessoal, desculpem ter perdido o tempo das respostas mas é que as novas respostas dos tópicos da parte de baixo do fórum não são notificadas em minha caixa de mail como as demais.
Campolina, obrigado pelos esclarecimentos. Com a clareza dos princípios creio que desenvolvemos um trabalho mais pertinente e maduro.
Mario, que bela definição a sua. Me lembrou algumas posições da pintura chinesa. Ao pintar uma flor por exemplo eles não pretendem copiar ou representar determinada flor mas criar mais uma nova flor. Por tudo o que foi dito acima me parece que os penjings são mais poéticos e fantástico, e por isso livres e inovadores. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
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duprat 5.o PASSO
Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
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Enviada: Sex Dez 01, 2006 4:05 pm Assunto: |
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Caro Mário, sua bela e poética definição ecoou em mim de uma maneira singular, fez-me recordar o sentido original de meu interesse nesta arte.
Campolina está certo quando afirma que "As artes, Penjing e Bonsai, são identicas nas tecnicas, mas diferem enormemente nos objetivos e principalmente nos padrões estéticos."
Cada vez mais me identifico com a perspectiva, a meu ver, mais poética dos chineses. Parece-me que, tal como na pintura, os japoneses são, antes de tudo o mais, profissionais e técnicos enquanto os chineses mais ligados ao Tão, ao espírito da vida, são como crianças alegres e encantadas com a vida. Algo que apesar de se aproximar perigosamente do piegas e dos equívocos a ele relacionados, é algo que deve ser perseguido a todo custo como um primeiro princípio. Todo o mais é também importante mas não a ponto de se perder o espírito poético fundamental.
O estudo dos estilos que desenvolvemos junto foi deveras importante para mim, mas tal como creio ser também sua opinião, não me parece que seja o fundamental, ou pelo menos não algo que deva coibir a imaginação poética e a relação com a árvore real com que lidamos no dia a dia.
Sentar e observar longamente sem objetivo pré-estabelecido diante de uma árvore e tentar ouvir o que ela quer, compreender sua alma mais própria, tentando fazer intervenções que fortaleçam seu espírito, e fazer um amigo-árvore, é para a maioria uma atitude meio maluca, meio infantil. Mas é a que me inclino. Sou pintor. Acredito na alma de determinados quadros, que são constituidos apenas de matéria morta, como não iria acreditar na alma de um Bonsai.
No começo ficamos com uma baita vontade de ter muitas árvores, podamos radicalmente uma árvore recém chegada do horto, triangulamos tudo sem olhar direito, porque é assim que em geral funciona. Creio que começo a mudar de direção. Me parece preferível ter poucas e mesmo simplórias árvores mas que sejamos grandes amigos, que se tenha tempo para cultivar uma profunda relacação com cada uma delas.
Mas o gosto da maioria vai para o estilo profissionalmente bem realizado e, em transcendendo o estilo com algo mais, tanto melhor. Mas o estilo vem primeiro.
Revendo algumas das árvores isoladas da exposição de penjing se percebe esta fuga dos métodos generalizados de execução e o afastamento de um fundamento preestabelecido para a avaliação. As idéias da forma nunca são enfadonhas e repetitivas. E, entretanto, está tudo ali, apesar de ficarmos meio perdidos. Os penjing talvez sejam somente isso. Tal como as árvores de uma mesma espécie que têm, cada uma, semelhanças com a espécie, mas também sua singularidade, os penjing apresentam uma outra natureza possível, singular, fantástica e encantadora.
Sábias palavras.
"Para que isto aconteça temos que deixar que nossa imaginação flua livremente dentro da expectativa que a Natureza nos oferece" _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
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Mário A G Leal PARTICIPANTE
Registrado: 06/07/04 Idade: 79 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
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Enviada: Sex Dez 01, 2006 6:08 pm Assunto: |
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Caro Duprat, obrigado pelas palavras. Embora eu tenha um sentido bastante livre no desenvolvimento da minha Arte Bonsai, estarei sempre ensinando o caminho correto e deixando que cada pessoa decida por si só por onde andará. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
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Campolina 1.o PASSO
Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
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Enviada: Sex Dez 01, 2006 7:39 pm Assunto: |
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Eu também quando comecei, o fiz estimulado pelo aspecto filosófico e espiritual do Bonsai, mas estudando um pouco mais, pelo menos na literatura que tive acesso (Bonsai Today), percebi ser o cultivo do Bonsai em si, mais técnica que filosofia, o que combinou muito com a minha natureza prática e metódica, apesar de ter conhecido também, o Penjing, já mais em conformidade com a minha impressão inicial.
Percebo que o brasileiro em geral, tem o gosto mais próximo do que proporciona o Penjing, mas pelas semelhanças e pela maior divulgação do Bonsai, toma tudo como uma coisa só. Entretanto logo vem o desgosto com as padronizações e direcionamentos estéticos do Bonsai, e com isto os questionamentos que varias vezes já presenciamos sobre as regras e padrões.
Tudo desnecessário, se ao Penjing fosse dado o seu verdadeiro valor.
Vejo o Penjing até como uma arte mais difícil e desafiadora que o Bonsai por sua natureza subjetiva, demandando uma maior sensibilidade pela sua representação artística mais sutil.
No Bonsai conseguimos a beleza preenchendo requisitos estéticos que sabidamente agradam nossa sensibilidade visual. As diferenças entre os exemplares vêm da qualidade do material utilizado, aliada à habilidade do artista em extrair e representar com excelência o padrão estético mais adequado a cada indivíduo sem parecer artificial. Existem também os caracteres filosóficos e espirituais do cultivo, como a representação dos conceitos de wabi, sabi, shibui e yugen, mas com a técnica e estética corretas.
Já no Penjing, é preciso sentir e compreender as forças envolvidas no funcionamento do universo segundo os conceitos de Yin/Yang, perceber a função e o objetivo dos contrastes no equilíbrio da natureza. Depende muito mais da sensibilidade individual para que a composição passe a sensação de paz e tranqüilidade, independente da estética mais refinada.
Na minha opinião, resumir as diferenças entre as artes a uma simples questão geográfica é menosprezar o Penjing, apesar da minha preferência pessoal ser o cultivo do Bonsai.
Acredito que se o Penjing fosse mais divulgado valorizando sua concepção filosófica, seria no Brasil mais popular que o Bonsai. |
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