JEA
|
Enviada: Sex Mar 25, 2005 11:10 am Assunto: Dúvidas que me encomodam - Estado vegetativo, poda, etc etc. |
|
|
Olá pessoal, tudo bem?!?!
Sou iniciante na arte do bonsai e comecei +/- a 6 meses.
Possui 2 Ipês que ja comecei a educa-los e estão indo muito bem. Com medo de matá-la, fiz um experiência com uma arvore nativa em que o resultado me agradou tanto que to com dó de jogá-las fora. Consegui diminuir em 1/4 o tamanho das folhas, isso me impressionou bastante, por isso vou continar com essas plantas. Mas enquanto mexo com a minha amadas verdinhas dúvidas vem a minha cabeça e fico com um pouco de receio de fazer certas coisas.
Nevagando pelo site eu li que a melhor época para se fazer poda, replantio e outras coisas é quando a planta está em estado vegetativo, mas qd é essa época?! varia de planta para planta?! a platna da algum sinal de que está nesse estado?
Adoro mexer com plantas, meu passatempo fravorito depois da musica
Desde ja agradeço pelao ajuda. |
|
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Mar 25, 2005 8:52 pm Assunto: |
|
|
JEA, Fábio,
É o inverno.
Pense no seguinte: Quando você põe água no fogo para aquecer o que acontece? Pode até ferver, certo? E o que está acontecendo ali, com as moléculas? Elas estão em processo de agitação! Estão se agitando muito!! Igual como acontece no verão, aqui em Cabo Frio: o povo todo na rua pulando, se agitando. Se agitando muuiiiito!! Maior agitação!!!! O povo são as moléculas.
Agora pense o contrário. O que estará acontecendo com as moléculas no inverno? Imagine agora o congelador da geladeira de sua casa. Agora pense nesta estação do ano e imagine as pessoas perambulando pelas ruas... Quase não se vê, certo? Ou melhor, vê-se menos pessoas. É que as moléculas estão menos agitadas, ou paradas!!!
A explicação de tudo está nas moléculas. Tudo o que existe é feito de moléculas... Moléculas que giram, moléculas que se agitam, moléculas s a c a n a s, moléculas que não fazem nada, inertes, bobas... O Mundo cheio de moléculas!!! O Universo inteiro é feito de moléculas!!! Está aí a explicação!
É por esse motivo que no inverno as plantas concentram os nutrientes... Mas veja, não é porque elas querem! A verdade é que elas são obrigadas a concentrar energia! Tudo isso por causa do fator meio... O meio em que elas se encontram, entenderam? O inverno. Caso contrário elas estariam ainda na ativa, com o seu metabolismo em alta!!! Danadas seriam as plantas, hein!!!
Mas a Mãe Natureza não quer ser dura com as plantas! Tudo o que a Mãe Natureza faz é para o bem delas e para o nosso próprio bem... Por esse motivo ela criou as estações do ano e suas respectivas variações de clima e temperatura... Coitadas das plantas; elas não aguentariam o ritmo, entendem? Imaginem só!
Agora, se o Homem polui, desmata e queima as matas, e sacaneia a Natureza, o que acontece? A Mãe Natureza castiga o Homem e por conseguinte tudo o que ela rege... É o buraco na camada de ozônio. São as chuvas ácidas. É o desequilíbrio ecológico. É a extinção de espécies. É o câncer de pele. É o surgimento de doenças, etc. É tudo o que haverá de ruim para o Homem, seus irmãos bichos e as plantas... Para a Terra melhor dizendo. Porque a Terra é um organismo vivo.
Nós, Homens, somos "fios" da Terra, fazemos parte desse "tecido". Portanto, tudo o que fizermos contra a Terra, estaremos fazendo algo contra nós mesmos... Estaremos nos destruindo!
Concluindo:
VERÃO - CALOR - MOLÉCULAS AGITADAS - PLANTAS COM O METABOLISMO EM ATIVIDADE - POVO PULANDO NA RUA
INVERNO - FRIO - MOLÉCULAS MENOS AGITADAS - PLANTAS COM O METABOLISMO EM REPOUSO (HIBERNAÇÃO) - POVO EM CASA
Às vezes, a explicação está tão próximo da gente, e não percebemos!!!
Tudo na vida tem o seu tempo!
Bom, é isso!
Até mais,
Orlando (Lando) |
|