Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Minotauro 1.o PASSO

Registrado: 09/08/06 Mensagens: 100 Localização: Nilópolis, RJ.
|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 12:26 am Assunto: Idade de Bonsai |
|
|
Olá!!! VEnho buscando informações cada vez mais sobre a arte bonsai. Fica surpreendido com as possibilidades que aparecem. Há algum tempo morava em apto, mas agora estou em uma casa e com o quintal. que beleza! Tudo q eu queria para propagar os bonsais. Estou apenas no começo de tudo.
Minha dúvida é sobre a idade dos bonsais. Já li em varias revistas, livros e na web (fóruns como este) sobre a idade das plantinhas, mas ainda tenho dúvida. Como é que se identifica a idade de um bonsai??? Por exemplo, uma planta propagada através de sementes fica bem fácil, pois sabe-se a idade desdo iinício. Mas quanto ao método de estaquia ou até mesmo a alporquia, como é que pode ser determinada a idade da planta se, no caso de alporque, será escolhido um galho com característica de bonsai? Que idade terá??? Seria pela figura que a planta apresenta, pois qd se olha um bonsai tem a aparência de ser uma planta centenária???
Bom! Alguém se abilita em sanar tal dúvida, pois até agora não consigo satisfazer-me com as explicações que encontro?
Atenciosamente. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 10:03 am Assunto: |
|
|
Minotauro
A idade biológica é aquela que você citou, ou seja, a partir da germinação da semente. Mas em muitos casos, como da obtenção por estaquia ou alporquia, esta idade fica confusa. Muitos consideram que o novo exemplar tem a mesma idade da planta mãe, mas eu acho que um galho pode ser bastante mais novo que a planta. Isso complica ainda mais a determinação de uma idade real, por isso nestes casos o viveirista ou proprietário estima uma idade com base em sua experiência com as características da espécie. Em muitos casos a estimativa não passa de um grande "chute".
De qualquer maneira, o mais importante em bonsai não é a idade biológica real, mas a idade aparente do exemplar. É por isso que na maioria das vezes a informação mais importante é o tempo de treinamento do exemplar para bonsai.
Espero ter ajudado. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Minotauro 1.o PASSO

Registrado: 09/08/06 Mensagens: 100 Localização: Nilópolis, RJ.
|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 10:11 am Assunto: |
|
|
Ajudou sim Ferreira. Eu estava na dúvida qt ao q vc comentou, mas agora deu para esclarecer.
"Brigadão!!!" |
|
|
 |
|