|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Hans
Registrado: 26/09/04 Mensagens: 3 Localização: Ribeirão Preto , SP
|
Enviada: Dom Set 26, 2004 3:33 pm Assunto: Iniciando Bonsai - Ypê Amarelo |
|
|
Olá,
Fico grato a quem me ajudar, plantei uma mudinha de Ypê Amarelo, para começar o meu bonsai, mas devido ao calor, recentemente ela começou a "muchar".
Existe algo que eu possa fazer com urgência para evitar isso?
Quais cuidados devo ter com esse tipo de planta?
Abraços! _________________ Hans Bonini |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 26, 2004 8:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Hans,
Seria interessante sabermos como você fêz este plantio. Qual o substrato que você colocou? Onde pôs a planta após o plantio?
De modo geral, uma planta recém transplantada, que é o seu caso, deve permanecer em local protegido da incidência solar direta, pois isto aumenta a desidratação da planta, fazendo-a murchar e, possivelmente, morrer.
Coloque a sua plantinha em um local protegido do sol e de correntes de ar, mantenha sempre o solo úmido (não encharcado!!) e, se possível, pulverize algumas vezes ao dia.
Somente quando a planta recomeçar uma nova brotação é que deveremos colocá-las, em locais mais ensolarados.
Espero ter ajudado.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Hans
Registrado: 26/09/04 Mensagens: 3 Localização: Ribeirão Preto , SP
|
Enviada: Qua Set 29, 2004 2:03 am Assunto: Obrigado!!! |
|
|
Muito Obrigado,
Amigo Sergivaldo,
resolveu o problema e a plamta está voltando a ganhar vida,
mas estava lendo um artigo em uma revista de botânica bem
antiga aqui, e vi que as plantas se desfazem das folhas para
absorver melhor a agua... Creio que foi o que aconteceu com ela,
mas o bom eh que ela está voltando a ficar bonitinha!! ^^
Bom, em relação ao substrado não usei nenhuma, usei uma tecnica
de enraização que um conhecido me passou, usando um remédio
desses que se pode comprar em farmacia, se naum me engano a
fórmula tem no site do mario!!
Agora voltando ao substrato, qual eu poderia usar para este tipo
de planta? ouvi falar na akadama, mas aonde encontro?
Abraços! _________________ Hans Bonini |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 29, 2004 1:34 pm Assunto: |
|
|
Hans,
Que bom que seua planta está se recuperando. Fico feliz por isto.
Dê uma olhada no tópico "Substrato Ideal" (SOU PRINCIPIANTE), há um debate bem interessante.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 1:39 am Assunto: Ipê |
|
|
Se vc puder, mande uma foto desse Ipê, tb estou querendo fazer um bonsai dessa espécie.
Um abraço. |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 1:53 am Assunto: |
|
|
Marco,
Se um dia vier aqui, me fala antes, pois sei aonde conseguir muitas mudas já no saquinho, completamente Free. Ainda deve ter por lá...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 7:23 pm Assunto: Ipê amarelo |
|
|
Hans eu concordo com a sua observação sobre o ipê ter perdido as folhas e ter começado a se recuperar pois isso é caracteristico do ipê mas mesmo vc falando que se trata de um ipê amarelo existem diferenças entre as espécies de ipê amarelo :Tabebuia Alba normalmente encontrado no sul e poucos exemplares no resto do brasil-Tabebuia Aurea comun no cerrado-Tabebuia Chrysotricha comun do espirito santo até santa catarina-Tabebuia Ochraea planta de cerrado mas gosta de solos um pouco mais umidos que a aurea-Tabebuia Serratifolia ocorre desde a amazonia até o ceara e desce até são paulo gosta de terrenos secos-Tabebuia Umbellata vulgo ipê do brejo adora agua tem a menor folha de todos e a madeira mais resistente de todos os ipes amarelos-Tabebuia vellosoi aparentetemente é o unico ipê amarelo que não gosta de sol quando esta em desenvolvimento primario( até atingir uns anos de vida) Caso vc tenha como fotografar as folhas e o caule posso tentar identificar e mandar umas dicas mais especificas para seu ipê pois adoro essa espécie que é muito comun na minha cidade que no outono inverno fica muito colorida com ipês rosas, amarelos, brancos, roxos e tabaco  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|