|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco
Registrado: 19/07/07 Mensagens: 59 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 9:27 pm Assunto: Replantio no solo. |
|
|
O que acontece se eu replantar um bonsai no solo?
Ele sobrevive? Cresce muito? Continua sendo necessário regar?
Ele mantém a forma? O que deve acontecer em um prazo de 5 anos?
Abraço galera. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 9:53 pm Assunto: Bonsai no chão |
|
|
Marco
Se você plantar o bonsai no solo:
1) Ele deixa de ser bonsai;
2) Sobreviverá, se as condições forem adequadas;
3) Tem de haver humidade, portanto, pelo menos inicialmente será necessário regar, até "pegar";
4) A forma provavelmente será completamente perdida, mas não necessariamente feia ou ruim;
5) Em 5 anos ela pode ser uma grande árvore, dependendo da velocidade de crescimento da espécie e das condições de solo, humidade, etc.
Talvez cinco anos sem cuidados não seja o caso, mas uma boa técnica para produzir excelentes bonsai é justamente alternar períodos anuais ou bianuais no solo e no vaso. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:00 pm Assunto: |
|
|
Ferreira meu amigo, pergunto isso porque tenho um bonsai com o tronco fino e eu queria engrossá-lo sabe. Ocorre que eu já fiz as podas, não dispondo mais de galhos de sacrifício, por isso pensei na hipótese de devolvê-lo ao solo por um período, até adquiri mais robustez.
Seria viável nessa hipóteses?
abraço |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:01 pm Assunto: |
|
|
Marco,
como o Ferreira colocou tudo muda. Mas você tem uma resposta mais rápida por conta do espaço que a planta tem. O problema é a perda de controle. Mas pode ser modelado da mesma forma. Eu prefiro o escorredor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:03 pm Assunto: |
|
|
Darkaso meu amigo, o escorredor pode dar esse resultado de engrossamento de tronco? Mas o problema é que moro em apto e a mamadeira usa esterco não é? Ou é possível fazer sem produtos mau cheirosos?
Vc entende né, se faço isso em casa minha mulher me põe pra fora junto com meu bonsai. rs |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:20 pm Assunto: Mamar ou não mamar |
|
|
Marco
Se você não dispõe de solo para plantar, ou preferir ficar com a planta por perto, pode colocar na mamadeira, como recomendado pelo Darkaso. A matéria orgânica da mamadeira não tem que ser esterco, mas se for deve ser curtido, portanto, já sem cheiro forte.
Não se esqueça: se você colocou sua planta no vaso de bonsai recentemente, seria recomendável esperar um pouco a recuperação das raízes, antes de novo transplante para o solo. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:30 pm Assunto: |
|
|
Marco,
então a solução é apenas o escorredor mesmo. Como colocou o Ferreira é sua melhor opção. Nem precisa de ser esterco, pode ser húmus de minhoca. Depois elas acabam aparecendo no substrato e adubam também. Claro que pode sempre completar com uma adubação orgãnica com farinha de osso e torta da mamona ou inorgânica mesmo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|