Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gilbertofsa
Registrado: 02/07/07 Mensagens: 49 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 9:55 pm Assunto: auxílio na estáquia |
|
|
Ola a todos. Estou querendo fazer uma estaquia de ficus para tentar iniciar na arte do bonsai. Primeira questão é onde se localiza a gema na planta, pois tenho que cortar logo abaixo desta. Morri de procurar e não achei uma foto que me mostrasse a dita localização. O segundo questionamento é quanto as folhas existentes, eu devo retirar as folhas ou preserva-las? Escolhi o ficus por ter lido aqui no forum que é uma árvore de facil manejo e de ter as pancadas nas ruas. Só na minha rua tem uns vinte pés. Agradeço a ajuda |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 6:17 pm Assunto: |
|
|
Gilberto
Acho que você não vai mesmo encontrar a posição das gemas nos galhos mais grossos, que presumivelmente seria nos pontos de inserção dos pecíolos das folhas, pois estes pontos cicatrizam e desaparecem. Mas não se preocupe em ter que cortar próximo a uma gema. Com o Ficus e várias outras espécies isso não será problema, pois desde que a estaca não seja muito pequena certamente terá muitas brotações.
Corte estacas maiores que 7 cm de comprimento, de acordo com o tamanho da planta que você deseja. Dê preferência a galhos de boa espessura e que lhe permita obter movimento ao eliminar uma bifurcação. Corte a base em bisel e elimine as folhas, mas pode deixar os brotos das pontas de alguns ramos. Coloque por cerca de 30 minutos na solução de enraizante e plante em areia grossa. Mantenha a umidade e em breve terá as brotações e o enraizamento. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 9:20 pm Assunto: |
|
|
Valeu Ferreira pela resposta tão imediata. Presumo que os 7 cm seja o que vai ser enterrado? Hoje dei uma olhada na futura estaca e os nós mais baixos estão mais distantes uns dos outros que os da porçao superior. Vou fazer a tentativa e a solução enraizante já esta comprada. Vc acha válido a utilização do soro glicosado a 5% diluído para aumentar as chances de enraizamento? |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 10:02 pm Assunto: Riscos |
|
|
Gilberto
Estes 7 cm seria o tamanho mínimo de estaca que eu indiquei, mas ela pode ser de qualquer tamanho ou espessura. As menores estacas pode enterrar 1/3 e as maiores enterre aproximadamente 5 cm na areia. Estas são apenas sugestões para lhe ajudar a decidir.
Não recomendo a utilização de soro glicosado. Apesar de talvez existir algum efeito benéfico, creio que o risco de desenvolver fungos e bactérias e apodrecer suas estacas seria com certeza muito aumentado, devido às condições climáticas de nossa região litorânea nordestina. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Sex Ago 03, 2007 11:26 am Assunto: |
|
|
Valeu Ferreira. Hoje pela manhã já retirei o galho para a estaca e fiquei com muits possibilidades. Já escolhi dois para ver se vai dar certo e outros vou fazer como experiência. Fotografei o inicio do processo ao término postarei aqui as fotos. Pois podem dirimir dúvidas dos principiantes como eu e facilitar no auxilio |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Sex Ago 03, 2007 9:32 pm Assunto: |
|
|
Como prometido e depois de um trabalhão. Aqui vão as fotos. Acabei por fazer muuiiiitas estacas fiquei com pena de jogar fora e acabei fazendo um monte delas e com isso eu aumento a possiblidade de sucesso do enraizamento. Coloquei também umas duas estacas no chão. Caso tenha feito algo errado me digam para poder corrigir.
Galho de onde retirei as estacas:
Detalhe do galho:
Estaca com a ponta já feita:
Pedaço do galho que resolvi utilizar:
A outra parte do galho (dividi em dois) dentro da solução enraizadora:
Estufa com saco plástico dentro de vazo:
Estufa feito de garrafa Pet para estacas menores (idéia retirada daqui do forum:
Restante dos galhos:
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 04, 2007 6:49 pm Assunto: Bases |
|
|
Gilberto
Desejo sucesso na estaquia. Você plantou também a parte grossa das estacas, aquelas que aparecem nas fotos 1 e 2? Dividindo em duas dariam ótimas bases. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Sáb Ago 04, 2007 9:01 pm Assunto: |
|
|
Sim Ferreira eu plantei a parte grossa. Só que dividi em duas. Eu retirei o pedaço de toco que se encontra na 2ª foto e divido bem ali. São as que se encontra na foto 3 e 4. As duas partes eu coloquei naqueles vasos maiores. O do filtro e o de cimento. Agora é só esperar para ver o resultado. Estou até meio com medo pelo substrato que utilizei. Eu andei dando uma lida e o pessoal costuma utilizar somente areia lavada como substrato e outros uma mistura da areia com algum substrato mais fértil. eu optei pelo 2º. Como tinha uma terra vegetal aqui já disponível acabei utilizando. Conforme o desenvolvimento eu postarei aqui.
Abração |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 81 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Sáb Ago 04, 2007 11:39 pm Assunto: |
|
|
Gilberto,
O procedimento está correto, entretanto eu teria enterrado os galhos, somente, em arreia lavada de rio, como também tiraria todas as folhas, deixando só os brotos.
Vamos agardar o desenrorar agora.
Forte abraço
Lúcio |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 05, 2007 10:32 am Assunto: Folhas |
|
|
Gilberto
Eu acredito que você não terá problemas por causa do substrato. Mas ainda dá para eliminar a maioria das folhas, para reduzir a perda dágua e facilitar o enraizamento. Deixe somente os brotos, como sugeriu o Lúcio. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Seg Ago 06, 2007 12:53 pm Assunto: |
|
|
Ola Ferreira e Lucio. Hoje acordei e resolvi retirar todas as folhas deixando apenas os brotos. Realmente a estufa ajuda muito. Pois as que se encontravam dentro da estufa estavam em melhores condições. Houve um ressecamento muito maior nas outras. Agora vamos esperar os resultados.
Abração |
|
|
 |
Lago
|
|
|
 |
|