|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 1:20 pm Assunto: Alporquia Acer Palmatum |
|
|
Quero fazer um alporque na parte de cima do tronco desse acer, Acer Palmatum Verde p/depois modelar a planta mãe de acordo com as sugestões propostas pelos amigos do forum.
Quero saber se a época é a ideal (acho que é) e qual o método que devo empregar, se é o anel, torniquete ou ponte....
Pretendo fazer ainda essa semana para aproveitar que ela ainda está sem folhas... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 6:53 pm Assunto: |
|
|
Frk,
acredito que a melhor época seria a primavera. Se estiver frio aí é melhor esperar. O fato de estar desfolhada não altera muita coisa para sucesso do alporque. Mas qual método já não sei, só sei que os áceres respndem bem à alporquia.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 7:07 pm Assunto: Alporquia |
|
|
FrK
Na revista Bonsai Focus 87 (Julho/Agosto 2007), pg 45, tem um exemplo de Acer palmatum submetido a alporquia, com enraizamento excelente em dois meses, usando o método do círculo completo (anel de Malpighi). Os casos de anel com ponte ou dois semi-aneis (em lados e alturas diferentes) são recomendados para coníferas e plantas com enraizamento mais difícil ou demorado. Eu também não sei qual dos métodos é mais eficiente, nem qual é o mais rápido. Mas parece que o anel completo é o de maior risco. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Ago 17, 2007 11:12 am Assunto: |
|
|
Frk,
Faça alporque tirando o anel completo. Pde fazer logo, ou esperar uns dias pois o acer está prestes a brotar. Fiz diversos alporques em pleno inverno e todos enraizaram. Não tem erro.
Abraços
Elio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|