FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Perguntas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Gilberto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 2:13 pm    Assunto: Perguntas Responder com citação

1) Vale a tentativa de fazer um bonsai de pitombeira?

2) Plantas como pau-brasil e pitombeira crescem , mas não engrossam fácil. Vale a pena botar elas duas no escorredor, deixando elas crescerem muito alto?

3) Eu quero fazer uma floresta com 4 ficus. É melhor botar os 4 juntos no escorredor ou cada um no seu?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ADAC

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Só vou opinar quanto aos ficus, o resto deixo para os mais experientes: se vc colocar vários no mesmo escorredor, as raízes podem se emaranhar, dificultando separá-los e posicioná-los como você gostaria quando for replantar no vaso ou suiban definitivo da floresta. Além do que se eles ficarem encostados, pode acontecer de se fundirem numa planta só, como acontece com plantas que inicialmente foram entrelaçadas, depois de muuito tempo (anos) a "trança" tende a virar um tronco só.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 6:52 pm    Assunto: Pitombeira Responder com citação

Paulo

Concordo com a Andrea em relação aos Ficus. Além do que ela apontou, se plantar as 4 mudas juntas elas vão competir por espaço e nutrientes, de maneira que o desenvolvimento será mais lento do que se forem plantadas em separado.

Quanto à pitombeira, vale sim a pena investir. Ela tem folhas pequenas e bonitas, mas acho difícil de cultivar em vaso. Todas as minhas tentativas de cultivar pequenas mudas em vaso foram fracassadas. Talvez cultivar no chão e transplantar somente depois da planta estar mais forte seja uma estratégia melhor, se você dispuser de espaço. Não sei se esta espécie aceita poda drástica, mas de qualquer maneira, pode-se planejar fazer transplantes anuais ou bianuais com podas para redução de altura.

O pau-brasil pode ser plantado da mesma maneira, pois terá desenvolvimento muito mais rápido no chão, e aceita poda drástica para reduzir a altura.

Boa sorte com todas as plantas!

"Recife (PE)"
Paulo Gilberto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

Eu pergunto sobre o escorredor porque apesar de a minha casa ter um jardim enorme, o solo é péssimo. É muito melhor pras plantas que eu bote num vaso ou num escorredor, porque eu posso escolher o solo de uma forma que ele alimente bem.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 12, 2007 7:00 pm    Assunto: Cama de bonsai Responder com citação

Paulo

Você pode optar por cultivar em vaso, principalmente se o seu solo é mesmo tão ruim. Mas mesmo com o substrato melhor, no cultivo em vaso (bacia, mamadeira, etc), o desenvolvimento provavelmente será mais lento que no solo.

Eu sou pesquisador e gosto de fazer experiências. Por isso, sugeriria a você experimentar os dois métodos, para verificar qual o melhor em suas condições. No caso de resolver fazer o experimento no chão, você deve cavar um buraco bem maior e mais profundo que o necessário para as raízes da muda, prencher parcialmente com substrato de boa qualidade, plantar e completar com o substrato. O buraco pode ser para mudas individuais ou para várias plantas, chamado de "cama de bonsai".

Principalmente se for plantar no chão, cuide bem da disposição das raízes, para ter futuramente um nebari melhor.

"Recife (PE)"
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

só queria fazer uma observação.
Ouvi dizer q os japoneses acham mais harmonioso o número ímpar, ou seja, ao invés de fazer uma floresta com 4, você poderia fazer com 3 ou 5.
Não é regra, mas apenas queria comentar...
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 8:36 pm    Assunto: Regra Responder com citação

Cleriston

Só agora prestei a devida atenção a este ponto levantado pelo Paulo.

Além de ficar mais harmonioso um conjunto ímpar, o som do número 4 em japonês é parecido com a pronúncia de "morte", daí que o 4 é o número do "azar" deles. Por isso é "regra" não usar esta composição.

"Recife (PE)"
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 8:15 am    Assunto: Re: Regra Responder com citação

Ferreira escreveu:
Cleriston

Só agora prestei a devida atenção a este ponto levantado pelo Paulo.

Além de ficar mais harmonioso um conjunto ímpar, o som do número 4 em japonês é parecido com a pronúncia de "morte", daí que o 4 é o número do "azar" deles. Por isso é "regra" não usar esta composição.

Complexo isso hein... Rolling Eyes
Muito interessante Wink
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: