FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Futuros mames de acer tridente
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 10:57 pm    Assunto: Futuros mames de acer tridente Responder com citação

Olha galera, me perdoem a arrogância, mas tem sido assim que vou aprendendo, através da tentativa e erro e pesquisando muito. Depois de ver alguns mames na internet, resolvi ousar e tentar alguma coisa mais radical... Tenho uma serissa que está caminhando bem, mas queria tentar algo com ácer. Então ontem fui ao horto da D. Emiko Nakahara (Estrada Friburgo-Teresópolis - RJ) e trouxe duas mudas com tronquinho já formado para o que eu queria, restando desenvolver os galhos.
Aqui estão as mudas, antes do trabalho:

E como ficaram:

O objetivo é fazer, com o primeiro, um moyogi (irei definindo o tronco lentamente) e com o segundo, um hokidashi (depois de acertar a angulação). Aqui está uma previsão (prá lá de otimista) com o hokidashi:

Pode parecer muito mas tive coragem depois de ter visto essa zelkova no site http://www.mini-bonsai.com/ :

Não sei se irá vingar (poda aérea, de raiz, aramação, tudo no mesmo dia é pedir demais) mas sei que irei aprender muito com isso. De qualquer maneira, essa forma de proceder tem funcionado comigo, por enquanto... Podem atirar as pedras... Very Happy Very Happy Very Happy
É claro que sugestões de estilização e outras idéias são bem vindas (e necessárias).

Ah, e essa é a serissa que falei lá em cima:

Abraços!

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ghazal

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

no mínimo, ousado, sorte pra vc e para os mames

já estou encorajado em fazer algum

abraço
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Marcelo. Como vem dando certo, vou reaplicando as técnicas... É claro que pode ser específico da região em que moro (Nova Friburgo - RJ), uma região serrana, a 900 metros de altitude... Mas qualquer arte passa por experimentações, não é mesmo? Dê uma olhada no site que mencionei... É interessante demais. Tem um link em cima que vai para a página em inglês...
Abraços!

Abraços,
Pedro Bessa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 6:53 am    Assunto: Responder com citação

e isso ai tem que querer e tentar fazer , parábens pela iniciativa e vá postando as fotos do desenvolvimento deles um abraço.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Pedro,
eu também estou tentando um mame de serissa; entretanto , eu optei por deixar a muda num vaso maior para engrossar o tronco, uma vez que ela tem uma formação de raízes muito interessante. No mais um abraço e sucesso nos dois projetos...
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
BAIORS
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 12:28 pm    Assunto: Responder com citação

O que falar dos mames são muito bonito!
Espero que tenha exito em suas tecnicas e experiencias de suceso para que assim nos bonsaistas teremos ainda mais possibilidades para platicarmos. Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 4:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Uma grande motivação, eu diria, é fazer um mame de serissa a partir de suas raizes, que apresentam movimentos os mais interessantes, dispensando o uso de arame para formar o caule:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4568235&size=3

Na foto acima, o vaso é japones, adquirido num evento em 2003 na Terra Bonsai. A planta tem 9cm desde a base (solo) até o apice. Very Happy

Eis outros exemplares, formados tambem a partir de raiz, em vasos do ceramista Jorge Ribas, feitos sob encomenda (quadrados) e um da sra. Izumi:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4570910&size=3

Particularmente, eu prefiro a serissa chinesa comum, ao invés da variegata, para formar bonsai, sejam mame, shohin, ou outros. Seca e perde menos galhos que a variegata ou a de flor dobrada. Very Happy Mas cada um escolhe o que preferir, pois o importante é fazer, não interessa a opinião. Very Happy

Tenho kengai de acer kaede, de ulmus e piracanta. Gosto de mame, tambem, e cultivo jabuticabeira, pitangueira e resedá, além de outras espécies, para formar mini bonsai. Very Happy

Lembrando apenas que, por serem os vasos diminutos, é recomendável coloca-los sobre uma bandeja contendo areia ou casca de pinus e pedaços de madeira, cuidando para que esse recipiente esteja sempre umido, protegendo os mame e mini de ventos e sol fortes, repondo, sempre que necessário, o substrato dos vasinhos. Very Happy

O adubo que uso é organico, em diminutas quantidades claro, e protejo a bancada onde ficam as bandejas contendo mame e mini com sombrite. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 5:00 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Olá a todos

nickyfury escreveu:
Uma grande motivação, eu diria, é fazer um mame de serissa a partir de suas raizes, que apresentam movimentos os mais interessantes, dispensando o uso de arame para formar o caule:

Amigo Nickyfury

Outra das formas de se conseguir isso, é desde que germinadas, as plantas sejam confinadas num vaso/escorredor (por exemplo) e com uma placa de rede por cima (com pesos para não se levantar).
As plantas vão crescendo e ao encontrarem o/um obstáculo, tendem a contorcer-se... conforme o crescimento, vai-se mudando de obstáculo...passando dessa placa para outro, côncavo, podendo ser uma bandeja de rede c/ diferentes alturas (encontram-se fácilmente e em conta nas lojas dos Chineses), sendo o final, um que tenha o mesmo formato que o escorredor de macarrão, todos eles devem ter a particularidade de ser em rede fina, do genero daqueles que se encontram nos aparelhos de fritar batatas, etc...com isto evita-se o acto de as aramar enquanto jovens...facto que as torna demasiado iguais e quase sempre com uma aspecto bastante artificial...pode ser visto na Bonsai Passión N.º31 - Pag 40 a 43.

Boa sorte

[ ]s

Castro

pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Nick,
Obrigado pela dica de que a Serissa comum perde menos galhos e seca menos. Eu gostaria muito de trabalhar uma delas, mas aqui na minha cidade só encontrei da variegata... Mas meus amigos gostam... Faço algumas para eles (mantenho algumas durante uns 3 a 4 meses para fazer presente...) e eles adoram o desenho das folhas. Claro que a maioria acaba perdendo galhos ou morrendo (de vez em quando elas voltam com galhos a menos e o sujeito dizendo que esqueceu de regar por uns 5 ou 6 dias...), mas como gostam...
Gostei também da idéia de fazer o mame da raiz... Realmente poupa na aramação e dá nuns resultados bem diferentes...
Grande abraço!

Abraços,
Pedro Bessa
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 12:50 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro, meu bom amigo, grato pela lembrança da técnica sugerida por voce. Very Happy

Realmente, há tempos venho aplicando-a em meu viveiro, para sementes de pitangueiras, piracantas, pinus nigra, dentre outras espécies. Uma boa dica complementar é, tão logo as plantinhas estejam com seus caules mais robustos, em se querendo dar continuidade visando formar plantas mais altas, substituir a tela inicial por outra, mais resistente. Deve-se lembrar apenas de prende-la forte e adequadamente, para não se por todo o trabalho a perder. Very Happy

Tive a primeira visão do uso dessa técnica no viveiro do mestre Hidaka, bonsaista-mor de Atibaia/SP. Tempos depois, ao assinar a revista japonesa Bonsai Sekai, novamente pude apreciar o uso desse metódo, em que um japonês apresentava inclusive aceres e outras plantas que não temos como obter via sementes, em seu viveiro. Very Happy

A matéria mostrada pela revista espanhola Bonsai Pasion, se não me engano, é editada sobre esse artigo da Bonsai Sekai, mas não tão completo quanto a revista japonesa, infelizmente. Very Happy

alvaro de castro sousa
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

amigo, pq nao esplicão essa tecnica, com um paso a paso?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 5:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Simples:

Voce semeia em um vaso de bordas altas, e cobre a boca do vaso com uma tela metálica, firmente fixada na lateral (pode prender com arame, por exemplo). Ao germinarem, as pequenas mudas irão buscar a luz, colindindo contra a tela, o que irá impedir seu crescimento vertical, forçando seus frageis caules a adotarem formas as mais variadas, em se tratando de movimentos sinuosos, pois quando encontram o obstáculo a seu crescimento, voltam-se para baixo, e novamente para cima, numa sequencia para lá de interessante. Very Happy

Ao cabo de algum tempo, voce retira a tela e faz o plantio individual, colocando cada mudinha em um vaso separado. Observará, então, que os caules terão lindos movimentos sinuosos, o que, em termos práticos, se traduz em dispensa na formação do tronco, vez que não precisará, no futuro, usar arame para formar o caule retorcido, tão buscado no bonsai, compreende? Very Happy

Isso pode ser feito com qualquer semente, de qualquer espécie vegetal. O que eu acrescentei, após "ler" um artigo na revista japonesa, foi a complementação. Isto é, ao invés de me contentar com o primeiro movimento obtido, e fazer o replantio individual, eu uso uma outra tela metálica, com furos um pouco maiores, para cobrir o vaso, condicionando ainda mais as mudas maiores, para que continuem a crescer no formato peculiar que tal técnica permite. Very Happy

Esse trabalho pode ser feito com sombrite, tambem. Mas é mais recomendável usar tela metalica, que pode ser comprada em casas especializadas ou então via net. Lembre-se apenas de prender bem, e regar normalmente, para manter a umidade sempre ativa no interior do vaso. Very Happy

O vaso plastico pode ser qualquer um. Eu costumo usar um de tamanho médio-grande, por que posso semear mais sementes que um menor. Very Happy

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 6:20 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Olá Amigo Luiz Fernando

nickyfury escreveu:

Isso pode ser feito com qualquer semente, de qualquer espécie vegetal. O que eu acrescentei, após "ler" um artigo na revista japonesa, foi a complementação. Isto é, ao invés de me contentar com o primeiro movimento obtido, e fazer o replantio individual, eu uso uma outra tela metálica, com furos um pouco maiores, para cobrir o vaso, condicionando ainda mais as mudas maiores, para que continuem a crescer no formato peculiar que tal técnica permite.

O artigo que referi mostra mesmo isso, vários tipos de recipientes a servir de obstáculo, conforme o tamanho plantas...os ultimos são idênticos aos escorredores de macarrão...e o resultado final resulta bem interessante.

Pela discrição o artigo é/será o mesmo, o meu reporta-se a um Sr. Kagiwada, Presidente da Associação de Bonsai de Odawa.

[ ]s

Castro

pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 11:49 am    Assunto: Responder com citação

Caramba, eu não esperava que este post iria tão longe!!!
Muito obrigado ao Antonio Castro e ao Nickfury por compartilharem conosco essas técnicas, afinal este é realmente o espírito que buscava ao entrar para este fórum e que me agrada tanto!

Abraços,
Pedro Bessa
alvaro de castro sousa
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2007 4:14 pm    Assunto: re Responder com citação

obrigado pela melhor explicação Wink
abracos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: