FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ressucitando uma muda de Jaboticabeira !
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edson Junior

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 4:54 pm    Assunto: Ressucitando uma muda de Jaboticabeira ! Responder com citação

Olá caros amigos.

Queria a ajuda de vocês.

Hoje em uma de minhas visitas as ferro velhos de materiais industriais Twisted Evil , procurando por um gerador de energia com motor mercedes Diesel, acabei encontrando em um canto esquecida uma linda muda de Jaboticabeira de varios troncos, sem uma folha sequer ai por curiosidade perguntei de quem era aquela muda , um senhor veio e me disse que o dono do ferro velho iria plantar na chacara dele só que acabou desistindo e a deixou lá, e fazia mais de 1 mes que estava lá.
Pois bem, na hora fiquei triste ... por pensar que estava morta de vez, mais como a esperança é a ultima que morre ... peguei um caquinho de vidro e raspei a base de um dos troncos e para minha surpresa.... voiala estava verdinho Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy .
Então pedi para o senhor e ele me forneceu a muda.
Chegando em casa eu tirei os galhos secos , o tirei do torrão seco e esturricado de terra e coloquei em uma bacia de agua.
Agora queria saber de vocês o que eu poderia fazer para tentar ressucitar essa jaboticabeira !!

Aguardo a resposta de vocês.

Abraços Edson Junior

Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 6:44 pm    Assunto: Jaboticabeira Responder com citação

Oi Edson !!!
Não sou expert, mas não custa nada opinar...
Vc já viu que a planta não está morta. ÓTIMO!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing
Tem raízes de alimentação ??? Estão boas ??? Uau !!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Mãos a obra:
numa bacia bem furada, coloque areia lavada de rio, hormônio enraizador, plante-a, coloque na sombra por alguns dias. Não se esqueça de molhar... Ela tem folhas ? Se tiver... retire todas. Deixe-a descansar.... tenho certeza de que brotará em breve.
Sucesso !!!!! Wink Wink Wink
Abraços e isto é só opinião mesmo, tem gente melhor do que eu para opinar. Cool Cool Cool
Angela
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza de achado...
Estou com a Angela, só fiquei em dúvida quanto a retirada das folhas... talvez o efeito fosse contrário... será que alguém mais poderia opinar?

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edson Junior

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Ela não tem folha alguma, estava totalmente pelada.

Obrigadaço pelas dicas , logo qndo surgirem os primeiros brotos postarei aki no forum !!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 4:53 pm    Assunto: Folhas e areia Responder com citação

Oi pessoal. Costumo retirar todas as folhas quando nao há raizes na muda. Quando tem, deixo algumas poucas. Muitas vezes cortando metade das folhas. Tem dado certo, mas só na estação chuvosa. Agora, queria entender essa de se plantar as mudas em areia grossa. Várias pessoas já me passaram essa informação. Mas dá a senssaçao de que vc vai matar a planta por ausência de nutrientes. No interior, a orientação dos agricultores é planta-las no barro (argila). Isso vale? E se misturar um pouco de argila com a areia?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Perguntei tanto que esqueci de outra dica. Jabuticaba ADORA água. É impressionante. Tenho uma que passou um ano, só o tronco, nada de galhos ou folhas. Parecia morta. Foi arrancada pela raiz, só com a pivotante, nuazinha. Plantei ela em uma lata de querosene. Coloquei-a em baixo do beiral da casa, do lado da sombra e aí comecei a colocar água até a borda da lata (cerca de 1/3 da lata). Pronto. Pouco tempo depois estava lá, cheia de brotinhos. Ainda está a quilometros de um bonsai, mas to curtindo.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2005 12:19 am    Assunto: jaboticabeira Responder com citação

Oi Leilton !!!!!!!
Que bom que sua árvore está sem folhas Laughing Laughing Laughing
A areia é o melhor "substrato" para enraizar, lógico que não tem "vitaminas", estas, nós temos que dar à PLANTA, ela não corre atrás. Creio que deverá deixar na areia por um bom tempo, é só observar, as folhas aparecerão. Depois de um bom tempo (Felipe) poderá falar melhor do que eu, temos que substituir o "substrato".
Espero ter contribuido.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edson Junior

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2005 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Bom eu já fiz o que os colegas me aconselharam .. agora estou na espectativa de ver os brotinhos surgindo Razz .
Em quanto tempo isso acontece ?

Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2005 12:15 pm    Assunto: Jaboticaba Responder com citação

Desejo boa sorte.
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2005 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Oi gente.

É isso aí que a Angela disse... também já percebi que a areia é excelente... no começo tive restrições de usar, mas agora já aprendi na prática.
Sefuindo o conselho do Olavo Pastore, funciona bem.

"1 ano na areia pra enraizar bem, depois vc replanta com o maior
cuidado com as raízes novas e nun solo bem drenado...
Enquanto isso vai pinçando pra ramificar e a partir dos brotos, adubar com
esterco de gado ou galinha bem curtido, mensalmente uma boa quantidade..."

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2005 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma dica, coloca o vaso em uma bacia com água, quanto mais água pra Jabuticaba, melhor...
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 2:06 pm    Assunto: Eu tenho uma sugestão. Responder com citação

Olá pessoas, tudo bem?

Cara, creio que o que há de ser feito com esta planta pra que ela desenvolva bem é, com certeza, a indução do desenvolvimento das raízes. No entanto, eu acho que uma porção de terra vegetal também ajude sendo posta em uma proporção tímida em relação à areia. A aplicação de hormônio enraizador poderia ser posta uma vez por semana até o final de três, onde você poderia começar a fazer a adubação orgânica mensal da planta. Vejo que não adiantaria muita coisa sua planta desenvolver muitas raízes capilares sem ter nutrientes pra que elas sugem e ganhem sustentabilidade. Deixe a planta também na sombra pra não forçar seu metabolismo numa fase tão frágil.
Eu nunca tive uma planta nestas condições, mas já vi algumas quase mortas serem salvas de uma forma parecida. Creio que se tudo correr bem - faço aqui uma estimação duvidosa -, em seis a sete meses você já poderia plantá-la num substrato com argila, terra vegetal, areia e pedriscos, colocá-la no escorredor e posteriormente começar a educá-la colocando-a na mamadeira.
Bem, meus comentários são tímidos por conta da minha falta de experiência. No entanto, tento ajudar com vista as matérias que eu já li. Espero tê-lo feito. Até mais!!!^^

Rodrigo de Matos

----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br

http://spaces.msn.com/members/diablerie/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: