FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus (iniciante)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
william bernardi

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 11:31 am    Assunto: Ficus (iniciante) Responder com citação

Bom dia senhores, então, venho aqui expor meu humilde bonsai, adquirido em POA - RS. Peguei ele ontem, e ja li muito sobre assunto(sei que nunca é o suficiente), mas estou com mtas duvidas e medo de começar fazendo bobagem(rapaz virgem hehehe), sei que o vaso é de plastico e devo trocar em breve, mas primeiro vamos as fotos:

Aqui uma visão ampla do pequeno, e ae ja surgem as duvidas:
E normal esse morro acima da borda do vaso? pois em todas fotos que vejo a borda é plana, a não ser nos bonsais de rocha.
Esse limo é normal? posso ficar tranquilo? o que isso pode prejudicar?
Sei que devo tocar a tesoura nele, mas estou com mto medo, nao sei por onde começar e nem consigo imaginar o desenho apropriado para ele.

Algumas raizes(tipo cipó) saem do alto como podemos observar nessa foto, o que eu faço? toco a tesoura ou por se tratar de um ficus é normal e devo deixar? (eu até acho bem legal)

Visto pelo lado direito

Visto pelo lado esquerdo
O que faço com essa raiz que quer sair do vaso? toco a poda nela sem dó? devo usar o selador na raiz correto?

Visão superior da copa, se olharem com atenção vão ver manchas brancas nas folhas, acredito que seja cal, mas moro em apartamento, e desconhecia a existencia de cal na agua, li que era bom borrifar as folhas, principalmente de ficus, mas li tmb que se a agua for impura é melhor nao o fazer, o que vcs acham?

Devo mexer no substrato?

Tem alguma coisa errada nesse setor?

Toco a poda nessa raiz que esta tentando escapar? Smile

Nesse link você pode encontrar mais fotos http://josewsb.chinelada.com/bonsai/

Tenham paciencia com minhas duvidas, aprendo bem rapido a coisa, so preciso da opinião de alguem que tenha visão Wink

Por favor, digam tudo que vocês fariam caso o bonsai fosse de vocês. OBRIGADO
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
william bernardi

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que postei no lugar errado, me desculpem, se alguem puder por favor remover o topico para o Iniciantes seria muito grato, obrigado
Smile
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Wilian, vc postou no lugar certo, muitos iniciantes como nós, postam aqui.

Primeiramente vc deve colocar esta planta em um escorredor, ou em um vaso maior, para n perder esta raíz que está escapando, para fortalecer este nebari (raízes externas) que por sinal está muito bom.

Vc pode podar os ramos q estão se cruzando, ou selecione os q n farão falta à planta e os descarte, vc tem bastante e pode deixar ele bem legal, cuidado para n pelar demais, eleja os importantes, como vc já deve ter lido, a estrutura da planta é muito importante, se cortar demora à se refazer.

Aquele morrinho e a raiz saindo, é pq essa planta deve estar cheio de raízes abaixo deste barro que ela vem, por isso deve-se transplantar o mais rápido possível, mesmo sendo sua planta uma guerreira nata.

Ao proceder o transplante, n tire nenhuma raíz, deixe crescer livre e ficar forte, com os galhos finos engrossando em um escorredor, para isso vc terá q aramar, mais tarde, para q a estrutura desejada, chegue ao seu objetivo.

Abraço,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Wilian este ficus provavelmente ja deve estar tomado de raizes parece que esta a muito tempo neste vaso , eu colocaria num vaso maior , pois ele ja está com o tronco bem calibroso.

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
william bernardi

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Joel e Fabiano, muito obrigado pelos toques, valeu mesmo, hj ganhei mais 2 bonsais, uma romã e uma pitanga, a roma esta com quase 10 anos e a pitanga esta com 9, mas estao a 2 anos ou mais sem receber fert e sem ser transplantadas, a roma esta com algumas flores, e ja esta criando alguns frutos, sera que devo cortar as flores e os frutos? como pode ela nao estar recebendo fert a mais de 2 anos, estar viva, e ainda dar frutos e flores? minha nossa.
Acho que vou pegar esses 3 bonsais(to feliz, ontem nao tinha nenhum) e tocar na mamadeira =] (posso botar os 3 em uma bacia gigante ou em função de terem necessidades diferentes nao convem?).
Toquei uma poda no ficus, cortei muitas das folhas, e muitos galhos, amanha ja posto fotos do resultado. Estou lendo muito, mas não para de surgir materias para ler, ainda tenho muitas duvidas sobre aramação e podas e tudo mais, gostaria de receber um apoio do pessoal aqui de Porto Alegre tmb, se alguem com certa experiencia quiser dar umas dicas pessoalmente ficarei muito grato, e por favor Joel e Fabiano, continuem me apoiando =D muito obrigado novamente. Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: