Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daelin
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 5:15 pm Assunto: Musgo nao pegou |
|
|
Quando comprei minha mudinha o rapaz que vendeu colocou o musgo com o maior cuidado, em toda a extensao do vaso e colocou um pouco de terra em cima.
Disse que em vinte dias, mais ou menos, a terra iria descer e o musgo ia "pegar".
O tempo passou, e o musgo nao pegou. Acho que é falta de sol, nao sei.
Estou querendo radicalizar e retirar todo a placa de musgo e tentar reaviva-la colocando em um local com sol e umidade.
Acham que isso é possivel? |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 6:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Daelin
Olha, acredito que o erro foi cobrir o musgo com terra.
Uma forma fácil de plantá-lo:
- retire o musgo em placas;
- elimine o excesso de terra que, por acaso, existe sob as placas;
- umedeça as placas;
- coloque-as sobre o substrato;
- com um hashi, garfo ou algo sememlhante, pressione-as aos poucos, quebrando-as em pedaços menores, de forma que fiquem fixadas ao substrato;
- e, por fim, borrife com água.
Lembre-se que o musgo não deve ser colocado em toda extensão do vaso, pois isto dificultará a entrada da água no solo do bonsai.
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 7:11 pm Assunto: Re: Musgo nao pegou |
|
|
Olá Daelin,
Além deste proceso mostrado por nosso amigo Sergivaldo tambem tem uma outra forma que utilizo so que é um pouco mais demorada, vi ela em uma materia na universo do bonsai (nao me recordo do numero da edição), citada pelo Eduardo Mizuno. A forma é a seguinte, pega-se as placas de musgo, limpe-as e coloque em um liquidificador com um pouco de agua e triture até se obter uma certa "uniformidade", entao pega-se essa água e despeja-se no solo do vaso onde se quer o musgo, depois de algum tempo ele começa a nascer ai é so controlar para ele nao atingir a totalidade do vaso (se isso chegar a ocorrer). T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 10:39 pm Assunto: |
|
|
Amiguinha !!!!!!!!!!!!!!
Siga as duas opções que nossos amigos deram.... eles sabem das coisas e você não se arrependerá.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 10:50 pm Assunto: |
|
|
Ih Angela, como mulher vc vai me entender. A primeira sugestao da pra seguir, mas a segunda...
Se eu colocar musgo no liquidificador aqui de casa, vou ter que procurar outro lugar pra morar
Obrigada gente!
Vou tentar recuperar esse musgo e vou seguir o conselho de nao coloca-lo em toda a extensao do vaso. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 12:34 am Assunto: |
|
|
Daelin querida !!!!!!!!!!!
O liquidificador não saberá que é musgo e a família muito menos..... todos acharão que você agora é do Partido Verde... muito verde... muito suco de matinhos (hehehehe).
Fica fria e faz o que estão sugerindo...... vá firme.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 6:29 am Assunto: |
|
|
olá, Migos(as)
Faça como o Sergivaldo diz que dá certo.
Já fiz e deu, depois de um tempo (alguns meses) o musgo começa a sair das placas e sobe em tudo que tem por perto (cuidado para não deixar a mão muito tempo perto dele, senãooo...rsss)
O illex tbm passou uma forma que dá certo
outra forma (vá tentando todas) é raspar o musgo seco que nasce nos troncos das árvores e espalhá-lo no substrato do seu bonsai.
O cara que ensinou isto disse que depois de um tempo vc vai querer matá-lo, pois o negócio esparrama por tudo, rsss.
Importante mantenha sempre a umidade no substrato, mas sem encharcar, para não arriscar a saúde da planta.
Ângela e Daelin, cuidado para o pessoal da casa não tomar pensando que é vitamina de abacate.... _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 8:27 am Assunto: |
|
|
O problema nao e a familia descobrir o uso indevido do liquidificador. Na verdade eu é que nao gosto muito da ideia
Mas vou testar os outros metodos. Vai ser divertido mexer um pouco na terra sabendo que o bonsai mesmo nao vai sofrer nada. |
|
|
 |
Rodrigo de Matos

Registrado: 29/05/05 Mensagens: 38 Localização: Valparaíso - GO
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 10:19 am Assunto: Olá gente de Gaia!!!^^ |
|
|
Oi gente de Gaia!!!^^ Hehehehe.
Pois Illex, eu também já li esta matéria aí e acho que realmente dá certo. É uma boa opção!
Daelin, se você não quiser usar a sugestão do Illex de bater o musgo no liquidificador, creio que a idéia do Sergivaldo torna-se a mais adequada pra você. Não se esqueça que o musgo não se "amarra" muito em sol. Se sua planta fica mais do que as três horas recomendadas pra se tomar sol - bem, isso varia de planta pra planta e se você está usando uma técnica de desfolha que precise tomar sol durante todo dia - fica meio difícil do musgo se desenvolver. Mesmo que tenha umidade, essa plantinha não tem a estrutura necessária pra aguertar os raios solares por tanto tempo.
Sugestão: Tente manter o vaso mais a meia sombra e faça o que o Sergivaldo te disse. É isso aí, espero ter te ajudado.
Até mais,
Rodrigo de Matos _________________ "Coisas pequenas afetam mentes pequenas"
----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br
http://spaces.msn.com/members/diablerie/ |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Ter Jun 07, 2005 10:39 am Assunto: |
|
|
Comentei com minha mae o lance do liquidificador e ela ficou entusiasmada com a ideia, jurando que nao vai dar certo, mas querendo pagar pra ver
Acho que vou testar no sabado. |
|
|
 |
luistanaka
|
Enviada: Dom Set 04, 2005 1:15 am Assunto: |
|
|
E aí pessoal! Estou iniciando no site hoje! Já ouvi falar também que tem que se bater o musgo no liquidificador com um pouco de cerveja sem álcool para ajudar na propagação do musgo. Depois você pode pincelar ou pulverizar a superfície do substrato onde você quer musgo. Qualquer hora vou tentar. Um abraço! _________________ "Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio." Provérbio Indiano |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
|
|
 |
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA 1.o PASSO

Registrado: 13/07/05 Mensagens: 130 Localização: PEDRO LEOPOLDO - MG
|
Enviada: Seg Set 05, 2005 12:41 pm Assunto: FIXAÇÃO DE MUSGO. |
|
|
Olá para todos.
Na pagina incial do atelier no icone a esquerda '' O BONSAI'' coloquei uma máteria sobre fixação de musgo em solo e pedras.Visitem, talvez ajude um pouco para tirar as dúvidas.
Um Abraço!
'' o bonsai é como uma vida precisa de cuidados diários.''
Rogério. |
|
|
 |
|